Revista

Quando os casamentos vão voltar?

Batemos um papo com um time de assessores e eles falam sobre a retomada do mercado

Quando vou poder casar? Quando os casamentos vão voltar? Vou poder me casar ainda esse ano? Haverá restrições? Esses são só alguns questionamentos que muitas noivas têm feito desde que a pandemia do Coronavírus atingiu o mundo todo impondo uma série de restrições.

Uma situação atípica, onde noivos e fornecedores se viram em uma situação desconhecida e muitas dúvidas surgiram no caminho: quais os meus direitos como noivo? O que eu preciso saber se tiver que adiar o meu casamento?  Esses são só alguns exemplos.

Veja também: Precisou adiar o casamento? Veja algumas dicas para avisar os convidados

quando os casamentos vão voltar

Foto: Shutterstock

Quando vou poder casar?

O iCasei bateu um papo com os assessores Agda Paula e Márcio Reimão, da Agda Paula Assessoria em Eventos, com a assessora Jamila Santana, da Jah! Eventos e também com Simone Wassermann,  da Simone Wassermann Eventos e eles responderam algumas perguntinhas relacionadas a quando os casamentos vão voltar!

Mesmo nesse momento de incerteza que estamos vivendo, a principal dica dos profissionais é não deixar de sonhar e de planejar, como comentam Agda Paula e Márcio Reimão: “o ideal, é que os casais não deixem de sonhar e desde já deem início ao planejamento, mesmo que para 2021. Pois mesmo com a pandemia, a demanda está sendo enorme no setor de eventos. Por isso, entrem em contato imediato com uma assessoria de qualidade, e já iniciem a organização, deste que será um dos dias mais incríveis e inesquecíveis das suas vidas”.

Ter uma boa assessoria é fundamental para que os noivos possam organizar o Grande dia com mais tranquilidade e Simone Wassermann também aponta para a importância de ter uma boa empresa de assessoria neste momento: “tenha uma boa empresa de organização de eventos cuidando deste grande dia, essa é a dica mais importante porque um bom profissional vai levar tranquilidade e informações atualizadas e corretas”, finaliza.

Além disso, deram suas visões sobre a retomada do mercado e o que deve mudar. Confira.

Quando os casamentos vão voltar a acontecer?

Aqui abordamos com os assessores o Plano de Retomada da cidade de São Paulo, que atualmente está na fase amarela, onde o comercial funciona parcialmente, mas eventos grandes ainda não estão liberados.

Agda Paula e Márcio: 

“Na verdade, alguns casamentos já estão acontecendo, inclusive recentemente tivemos o privilégio de organizar um, claro que a nossa equipe, os convidados e o casal, seguimos todos os protocolos de segurança.

Quanto a SP, o grande problema é que fica claro que não houve e não há um planejamento para a retomada, isso leva a todos a uma grande incerteza quanto ao futuro. Nós, profissionais do setor de casamento, possuímos uma grande expectativa a respeito da retomada, inclusive, muitos empresários já se adaptaram para atender a grandes festas, mas ainda estamos no aguardo do pronunciamento oficial das autoridades, para que desta forma, os casais se sintam mais tranquilos para darem início, ou prosseguirem com a organização dos casamentos”.

Jamila Santana 

“Acho que concentrar um grupo específico em um determinado lugar, se tratando de contaminação, eu acho que o risco é muito menor. É claro que a gente precisa de uma autorização para essa retomada, mas eu acredito sim que volte. A gente já têm realizado coisas menores e tem dado muito certo, as pessoas estão bem felizes, e eu acho que realmente  é só uma questão de tempo pra gente voltar a comemorar”.

Simone Wassermann

“Cautelosamente casamentos pequenos ainda este ano. Com um bom protocolo de retorno e o comprometimento de todos os profissionais e clientes acredito que a retomada tenha sucesso com segurança”.

Veja também: Veja como o iCasei te ajuda a organizar o casamento durante a quarentena

quando os casamentos vão voltar

Foto: Shutterstock

Será possível casar ainda em 2020?

Se essa é sua dúvida, a resposta é “sim”!  Mesmo com cerca de 61% dos casamentos adiados, segundo um estudo do iCasei, muitos casais optaram por manter o civil e realizar a festa no próximo ano, e para isso, encontraram algumas soluções: como fazer um casamento virtual com transmissão ao vivo para os convidados, seja com uma live no site de casamento ou pelas redes sociais..

Também tiveram casais que inovaram na forma de celebrar o casamento na quarentena. Aqui, teve por exemplo, um casal que fez uma cerimônia estilo cine-drive, onde todos os convidados ficaram dentro dos carros, teve quem escolheu um elopment wedding ou mini wedding, e também teve casais que optaram por fazer um casamento em casa.

Agda Paula e Márcio 

“Sim, alguns casamentos já estão ocorrendo! Inclusive, muitos casais estão optando por remanejar o casamento para 2021 ou até mesmo 2022, mas estão mantendo o civil e assim celebrando através de um encontro mais intimista. Porém, vale ressaltar que as celebrações normais, permanecem e apenas foram remarcadas”.

Jamila Santana

“Na verdade já tem acontecido muitos casamentos. É claro que em formatos diferentes, mas que tem a ver com os casais. Muitos por uma opção de religião, porque não podem mudar a data, outros porque têm compromissos empresariais, planos pessoais, como engravidar e não querem deixar o casamento para o outro ano. 

Também tem o lado de quem ia fazer uma festa muito grande, muitas vezes para agradar o pai ou a mãe e aproveitou o gancho para refazer a lista e realmente fazer um casamento mais intimista, com pessoas mais próximas. 

Por fim, também tem os casos, daqueles casais que não abriram mão de casar agora,  e vão fazer uma cerimônia menor e quando tudo tiver mega seguro, mais tranquilo referente a pandemia, aí, sim, vão fazer uma comemoração maior, para mais pessoas”. 

Simone Wassermann

“Sim, acredito que casamentos até 100 pessoas com todos os cuidados possíveis de A a Z”.

quando os casamentos vão voltar

Foto: Shutterstock

Veja também: Convite de casamento para editar e baixar gratuitamente se o seu casamento foi adiado!

E os destination weddings, quando voltam?

Se você optou por fazer um destination wedding, saiba que a expectativa é que tudo se normalize em 2021. Isso porque esse ano, muitos países ainda estão com as fronteiras fechadas ou com restrições.

Como aqui no Brasil, ainda não sabemos quando os casamentos vão voltar, já é possível, por exemplo, ter uma ideia de como será o destination wedding pós pandemia com os casamentos que já estão acontecendo na Itália.

Agda Paula e Márcio

“Acreditamos que no ano que vem, já poderemos realizar, inclusive, temos 3 celebrações agendadas para Ocorrer na Disney de Orlando, fora outros destinos na Europa”. 

Jamila Santana

“Acredito que vai ser o primeiro a retomar e não acho que a questão da moeda seja um grande empecilho, tendo em vista que também tivemos aumento no Brasil. Acho que quem tem um perfil de destination não larga e a grande sacada é que, uma vez que você está no destino escolhido, você não precisa necessariamente casar em um sábado.  Então na minha opinião, o destination wedding volta com tudo”.

Simone Wassermann

“Apostaria mais de julho para frente, pois, dependemos também dos países que os noivos escolherem. Destination no Brasil acredito que a partir de janeiro (com vacina)”. 

Sigo no planejamento do casamento ou devo adiar?

Não sabemos quando os casamentos vão voltar, por isso muitas noivas ainda tem dúvidas, se devem ou não continuar se planejando, e a resposta é: sim! Seja para casar ainda no segundo semestre de 2020 ou para o próximo ano, já que tivemos um grande número de adiamentos neste ano.

Agda Paula e Márcio

“Quanto a planejar, organizar e até dar início ao planejamento é fundamental que se inicie este ano, principalmente para quem deseja casar em 2021. Devido ao fenômeno de remarcações, para 2021, praticamente já não existem datas em muitos locais.

Hoje, tem sido normal não encontrarmos todos os profissionais desejados pelos casais disponíveis. Nós, inclusive, temos dispensado diversos casais, pois já estamos enfrentando dificuldade de disponibilidade de agenda para 2021.”

Jamila Santana

“Os noivos devem, sim, continuar organizando o casamento, tendo em vista, que em algum momento, a gente vai ter um colapso de datas e fornecedores, devido a alta demanda de eventos que vão acontecer em 2021. 

Já os casais, agora de outubro, novembro e dezembro, que estão  dentro dos protocolos adotados, como o uso de máscaras, redução na lista de convidados,  medição de temperatura, higienização com álcool em gel, distanciamento, talvez não ter uma pista de dança… se esse casal estiver muito dentro, muito ok com esses protocolos, eu acredito que, sim, é tranquilo, casar ainda esse ano”.

Simone Wassermann

“Casais com eventos menores devem seguir alinhando suas expectativas e contando com a expertise dos profissionais contratados.

Os casais com festas maiores com certeza devem continuar planejando e conversando muito com sua assessora para adaptar a todos os protocolos e aproveitando para curtir mais o planejamento e com calma, já que a previsão de festas maiores é que tenham a liberação mais para frente. Aproveitem para cuidar com mais tranquilidade de cada detalhe.”

Veja também: Papelaria de casamento para download grátis

Quais serão as restrições e os cuidados para buffet, pista de dança e cerimônia?

Mesmo sem saber quando os casamentos vão voltar, muitos ficam na dúvida sobre quais protocolos devem ser seguidos, a única coisa que temos certeza no momento é sobre o uso de máscara e também sobre o distanciamento social, o que leva a pensar em novos formatos para uma pista de dança, por exemplo, e também sobre os serviços de buffet.

Agda Paula e Márcio

“O que haverá de alteração será a questão do método de serviço, já que regras de distanciamento social deverão ser aplicadas, assim como a utilização de equipamentos de segurança como máscaras e luvas pelos colaboradores.

Já quanto aos convidados, teremos que seguir as regras impostas por nossos governantes, mas ao se tratar de casamento, devemos ter em mente, que estamos falando de uma celebração de pessoas que em sua grande maioria são do mesmo convívio, portanto, creio que certas restrições não serão consideradas para os casamentos, mas devemos aguardar o posicionamento claro. 

Nas cerimônias que organizamos neste momento de pandemia, há distanciamento social, assim como a obrigação de máscaras, mas após a vacina, cremos que tudo deverá voltar ao normal”. 

Jamila Santana

Todo mundo protegido, os garçons com máscara e proteção de acrílico. Já a pista de dança, eu não vejo uma sem aglomeração, mas acho que existem formatos diferentes, de repente como um acústico. 

Sobre as cerimônias, nesse momento de transição que não sabemos até quando vai durar é importante os casais estarem preparados para as possíveis restrições, como o distanciamento dos convidados, mas podemos trabalhar isso de uma maneira super delicada, elegante e bonita, demarcando o a distância com vasos, por exemplo. Outro ponto que deve ser levado em consideração é sobre a disposição no altar, então talvez não deixar os padrinhos próximos, mesma coisa em relação aos músicos, que geralmente já ficam a uma distância dos noivos, mas não vejo grandes mudanças”. 

Simone Wassermann

“Muito vem se discutindo a respeito, ainda não temos nenhum protocolo oficial, mas certamente máscaras obrigatoriamente de fornecedores a convidados, pista de dança ainda não acredito que seja viável para este ano.

Não exposição de nada que possa ser tocado por várias pessoas. Mesa de doces com copeiras de luvas auxiliando os convidados (sempre pensando em eventos pequenos). Não acredito na viabilidade dos grandes em 2020 até porque temos que fazer os pequenos funcionarem com estes protocolos e educarmos convidados para depois pensarmos em expandir.

Quanto à cerimônia, acredito que espaçamento entre as pessoas (sentadas), reduzir o número de padrinhos para o número ideal que sempre foi máximo de 2 casais. Todos de máscaras e mudar a maneira dos cumprimentos”.

quando os casamentos vão voltar

Foto: Shutterstock

O que esperar dos casamentos para 2021?

A tendência é que o cenário esteja a todo vapor no próximo ano, com isso, a demanda será bem alta, e a busca por datas bem mais concorrida que o normal.

“Em 2021, teremos 2 anos em um, ou seja, será normal o aumento de casamentos durante a semana, de segunda a quinta, teremos que trabalhar em dobro para atender toda a demanda de 2020 e 2021. Este será um bom sinal para os noivos que estiverem em dúvidas quanto a darem início a organização do casamento”, comentam Agda Paula e Márcio.

Simone acredita que o melhor caminho é que o mercado se una, para que assim consigam enfrentar os possível problemas que irão surgir por conta de tudo que estamos vivendo atualmente. “Planejar com muito mais cuidado e já prevendo planos alternativos para o caso de escassez de recursos como flores e outros. Acredito que as pessoas tenham vontade de comemorar. Com vacina, o cenário será positivo, porém sempre cauteloso para que possamos entregar tudo”, comenta Simone.

Quando os casamentos vão voltar?

O setor ainda não tem uma previsão de quando tudo vai voltar ao normal. Ainda é preciso discutir quais serão os cuidados e também as restrições que devem acontecer.

Vou conseguir casar em 2020?

Muitos casais mantiveram o casamento civil e fizeram uma transmissão ao vivo, ou inovou na hora de comemorar o Grande Dia durante a pandemia. Então, é possível realizar o seu casamento, com as devidas restrições e sem aglomerações.

Quais serão as mudanças para buffet, pista de dança e cerimônia?

Ainda não temos nada oficial, mas acredita-se que a pista de dança deve passar por reformulações, o distanciamento social deverá ser cumprido, assim como o uso de máscaras pelos convidados e também pelos fornecedores.

Posso continuar planejando o meu casamento?

Deve! Como muitos casamentos forem adiados e remarcados para 2021, o mercado vai ter uma grande demanda para o próximo ano, Por isso, já comece o planejamento para não correr o risco de ficar sem o fornecedor ou a data que você quer.

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020