Revista

Serviços de buffet | Saiba qual é o ideal para o seu casamento

Entenda os níveis de formalidade e as características de cada um dos tipos de serviços de buffet para escolher o mais adequado à sua cerimônia

Há uma série de serviços de buffet à disposição dos noivos. Cabe a eles escolher o que mais se encaixa com suas inspirações e seus estilos. É possível servir os convidados na mesa, com o auxílio das famosas estações espalhadas pelo salão, com comidinhas mais práticas como as finger foods, e muito mais.

serviços de buffet

Foto: Marni Rothschild Pictures

Como escolher entre os serviços de buffet? 

É imprescindível conhecer os tipos de buffet para casamento antes de escolher o seu. Maria Amélia Guinim, fundadora da Marias e Amélias Gastronomia, explica que entender cada método é importante para não ter surpresas no dia do casamento. “Com isso, você vai conseguir compreender se deseja algo mais formal ou interativo, e não vai ficar com aquela sensação de ‘não era isso que eu queria’.”

Além de entender o que são os serviços de buffet, outra dica de ouro para o sucesso da comemoração é saber o histórico da empresa contratada. “Minha dica é que os casais não se restrinjam somente às visitas para degustação. Conheça a sede e veja a estrutura onde os alimentos são preparados”, recomenda Cris Goulart, especialista em festas e buffet

serviços de buffet

Foto: Tenth & Grace

Os serviços de buffet 

• À francesa 

Esse é o estilo de buffet para casamento tradicional e luxuoso. “Aqui, a mesa já está posta com copos, louças e talheres necessários para todos os pratos que serão servidos”, diz Maria Amélia. 

O serviço à francesa é comumente usado em jantares formais, por isso, combina mais com casamentos realizados no período noturno. “Nessa ocasião, o garçom se aproxima à esquerda do convidado e posiciona a travessa com o alimento próxima ao prato de cada pessoa, para que ela se sirva”, explica Cris. 

• À inglesa 

Existem dois tipos de serviços de buffet à inglesa. Um deles é o direto, muito comum nos restaurantes brasileiros. Nessa modalidade, o garçom se aproxima do convidado pelo lado esquerdo. “Depois, ele posiciona a baixela próxima ao prato e serve o alimento com auxílio de talheres ou alicates”, diz Cris.

Já no formato indireto, o convidado é servido pelo lado direito. Nesse caso, a especialista em festas e buffet explica que o alimento fica em uma mesa ou carrinho auxiliar, chamada de gueridon, que ajuda o garçom no serviço. 

Foto: Marni Rothschild Pictures

• Empratado

Outra opção de serviços de buffet para quem busca por uma experiência mais sofisticada é o empratado. Nessa dinâmica, o convidado vai escolher o prato e o solicitará ao garçom, que virá da cozinha com a refeição montada.

O serviço padrão, chamado de empratado francês, ainda tem certas características. “Será disponibilizado primeiro uma entrada, que pode ser uma salada ou um consommé. Como prato principal, uma proteína e um acompanhamento ou uma massa. Para finalizar, uma sobremesa”, conta Cris.

• À americana

Também conhecido como “buffet” ou “estação”, o serviço americano costuma ser escolhido para ocasiões que tenham um número grande de convidados. “Nesse formato, as comidas estão em uma mesa principal e os convidados ficam à vontade para se servir caminhando pelas opções expostas”, destaca Cris. 

A dica de Maria Amélia é que se tenha, pelo menos, uma ilha para cada 100 convidados. Dessa forma, se evita que haja aglomeração e filas enormes no meio do salão.

Na hora de escolher o menu para os serviços de buffet à americana, a recomendação é pensar em opções práticas e fáceis de servir, para que a montagem do prato não seja constrangedora para os convidados. As estações de antepastos, comida brasileira e até uma risoteria funcionam superbem, por exemplo.

Esse é um estilo de serviço para quem sonha com uma festa com muito movimento e menos convidados sentados. Ele tem tudo a ver com os casais que buscam uma festa mais descolada, interativa e informal.  

serviços de buffet

Foto: ART IS FOR LOVERS

• Coquetel

Entre os serviços de buffet, esse é o que melhor funciona em eventos de qualquer tamanho. Isso se dá pelo fato de que é possível servir todos os tipos de canapés, finger foods, mini porções, salgados e até os famosos lanchinhos da madrugada, aos quais os convidados podem comer sentados ou pé. “Os valores de produção também são mais democráticos, e a diversidade de cardápio é gigantesca”, diz Cris.

Mas para os casais que escolherem esse serviço, Maria Amélia indica ter pelo menos uma estação fixa com comida no salão. Segundo ela, os convidados que têm o costume de se movimentar muito podem acabar comendo menos, por se deslocar mais rápido que os garçons. 

Cris concorda, e também acredita que seja a melhor combinação de serviços de buffet. “Minha sugestão, é que o convidado chegue e veja comida por todos os lados. Com as estações montadas, eles vão direto ao local de interesse, se alimentam e depois têm mais paciência para esperar o serviço de coquetel volante acontecer.”

serviços de buffet

Foto: Brian Hatton Photography

Serviços de buffet: a grande decisão

A quantidade de modalidades disponíveis reforça a importância de se avaliar muito bem cada um dos tipos de serviços de buffet. Por isso, antes de tomar a decisão, é preciso ter esclarecido o nível de formalidade da festa, a lista de convidados, se deseja que as pessoas circulem e interajam mais, além da preferência gastronômica dos noivos. 

Ainda é importante que o casal tenha muito claro o tipo de cardápio que deseja, o ambiente e a hora do serviço. Tudo isso muito bem alinhado vai garantir que o menu e o serviço sejam o mais coerentes possível com tudo o que você sonhou para o seu Grande Dia. 

Veja mais opções de gastronomia no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020