Revista

Bodas de casamento: saiba o significado de cada mês e ano!

Conheça as origens das bodas de casamento e descubra como celebrar com criatividade e, claro, muito amor e companheirismo

Comemorar a união, desde o início do pedido de namoro é uma prática comum entre casais. Se engana quem acha que isso é coisa apenas de jovens, que fazem questão de celebrar mês a mês e rememorar o dia em que eles decidiram oficializar o namoro.

Com o amadurecimento da relação, vem o noivado e, deste, o dia mais esperado por quem quer construir uma família ao lado do seu amor: o casamento. A partir daí, surge uma sequência de comemorações que revigoram a união do casal.

Sim, estamos falando das famosas bodas de casamento! Você sabe como elas surgiram e como são comemoradas a cada mês e ano? Continue a leitura para descobrir e aproveite as dicas que selecionamos para que vocês aproveitem ao máximo cada data.

Bodas de casamento de um homem segurando um buquê de flores brancas, enquanto ele tampa o olho da mulher, que está sorrindo e tomando café

Foto: Shutterstock

O que são bodas de casamento?

O termo bodas de casamento tem sua origem no latim. A palavra “boda” vem de “votum”, que quer dizer “promessa”. Assim, na prática, ela representa a celebração dos votos matrimoniais em uma união civil, religiosa ou até mesmo simbólica.

Existem diversas explicações para o surgimento dessa tradição. Uma das teorias afirma que tudo começou na Idade Média, mais precisamente na Alemanha, onde havia a tradição de comemorar 25 e 50 anos de união matrimonial.

O enlace era representado por coroas. Familiares, amigos e representantes da igreja costumavam homenagear os casais que estavam juntos há 25 anos com uma coroa de prata e, os que estavam juntos há 50 anos, com coroa de ouro.

Bodas de casamento de um casal se beijando. A mulher está segurando um embrulho de presente.

Foto: Shutterstock

Posteriormente, essa tradição se expandiu e foram criadas outras simbologias para os demais anos. Atualmente, inclusive, a comemoração tem sido feita logo nos primeiros 11 meses de casamento.

É natural que, ao longo do tempo, diversas culturas, inclusive a brasileira, façam adaptações a essa tradição e adicionem símbolos que remetem à realidade de cada país ou região. No entanto, uma coisa é fato: o foco é fortalecer os laços de amor.

E, assim como manda o figurino, cada mês é representado por um material diferente. Vale dizer que cada boda tem como destaque um elemento da natureza ou material que tende a ser do mais frágil, como papel até o mais resistente, como jequitibá.

Esses símbolos indicam a fortaleza e a longevidade de uma relação. Por isso, quanto maior for o tempo de casamento, mais resistente é o material que o representa.

Quais são as Bodas de Casamento meses?

Para celebrar a união foram criados termos que representam cada tempo de casamento. Assim, cada mês ou ano é representado por um material, que vai do mais frágil ao mais resistente. Por isso, quanto maior for o tempo de casamento, mais resistente é o material que o representa.

Embora as datas mais lembradas sejam a de Bodas de Prata (25 anos) e a de Bodas de Ouro (50 anos) nada impede que você comemore cada ano com seu amor.

Além disso, é possível ainda deixar o momento mais especial com uma mensagem de aniversário de casamento ou aproveitar para planejar uma viagem para comemorar as bodas de casamento e muitos outros mimos.

Bodas de casamento de um casal abraçado e feliz celebrando o casamento

Foto: Shutterstock

Por que é importante comemorar bodas mensais de casamento?

Mesmo que de forma simples e intimista, comemorar bodas de casamento serve para os propósitos que levaram o casal a se unir.  Com os desafios diários de tudo que envolve a vida a dois, pode ser que a essência do amor se perca e, por isso, é importante cultivá-la.

De acordo com Chris Godinho, wedding planner e sócia-diretora da empresa Duas Eventos, a comemoração de bodas de casamento mês a mês é mais aderida por casais jovens. “Eles são mais empolgados em realizar festas”, explica.

Este tipo de celebração, entretanto, deveria ser comum entre casais de todas as idades. Isso porque o primeiro ano é a fase mais importante na vida a dois. É um período de transição, conhecimento e adaptação.

“Celebrar cada mês do enlace matrimonial é uma forma de impulsionar as conquistas e se envolver no cotidiano do parceiro. O compromisso e a representatividade desses pequenos momentos resultam em um vínculo maior e futuro”, comenta Gonzaga.

 

Lista de bodas de casamento completa.

O primeiro ano de enlace tem a tendência de ser doce e mágico. Por isso, os primeiros onze meses são representados por símbolos mais leves e divertidos, como você pode ver na tabela a seguir:

 

Quais são as bodas de casamento meses?

  • 1 mês de casados  – Bodas de Beijinho
  • 2 meses de casados – Bodas de Sorvete
  • 3 meses  de casados – Bodas de Algodão Doce
  • 4 meses de casados – Bodas de Pipoca
  • 5 meses de casados – Bodas de Chocolate
  • 6 meses de casados – Bodas de Plumas
  • 7 meses  de casados– Bodas de Purpurina
  • 8 meses de casados – Bodas de Pompom
  • 9 meses de casados – Bodas de Maternidade
  • 10 meses de casados – Bodas de Pintinhos
  • 11 meses de casados – Bodas de Chicletes
Lista completa de bodas de casamento meses

Bodas de casamento meses – Foto: Divulgação iCasei

Veja também: Bodas de casamento: meses de comemoração para o ano todo

 

Qual o significado de cada ano de casamento?

1 ano de casados – Bodas de Papel: A comemoração de 1 ano de casamento tem como simbologia as Bodas de Papel. Esse elemento representa a leveza, fragilidade e delicadeza do jovem casal que ainda está se estruturando na vida a dois. Os demais anos são marcados pelos elementos a seguir:

2 anos de de casados – Bodas de Algodão: Serve para comemorar 2 anos de casamento. O algodão representa a trajetória de uma relação que, apesar de ainda ser frágil, demonstra mais leveza, consistência e melhor estrutura.

3 anos de casados – Bodas de Trigo ou de Couro: O trigo e o couro são elementos que simbolizam o crescimento da relação. O trigo representa o fortalecimento e o resultado do cultivo do amor. Já o couro remete à proteção e segurança, indicando maior estabilidade.

4 anos de casados – Bodas de Flores e Frutas: Para quem tem quatro anos de casamento, as Bodas de Flores e Frutas sugerem delicadeza, prudência (flores) e vitalidade (frutas). Ambos os elementos precisam ser regados na medida certa para crescerem ainda mais de forma saudável.

5 anos de casados – Bodas de Madeira ou Ferro: A força da madeira e do ferro é usada na base de construções. Por isso, a ideia é que o casal tenha uma relação mais resistente e sustentada por valores compartilhados para o bem-estar da relação.

Bodas de casamento de um casal sentado em um pier tomando uma taça de vinho tinto

Foto: Shutterstock

6 anos de casados – Bodas de Açúcar ou Perfume: Esses elementos simbolizam o lado doce da vida do casal e reforça as sensações e memórias que ambos estão construindo ao longo de sua jornada.

7 anos de casados – Bodas de Lã ou de Latão: A maleabilidade da lã permite a união harmônica dos fios. Já o latão é um material firme e resistente, que resiste às intempéries do dia a dia e imprime maior consistência à relação.

8 anos de casados – Bodas de Barro ou Papoula: O barro, ao ser moldado e esculpido, representa os cuidados do relacionamento. A papoula, por sua vez, é uma flor bastante presente em jardins e simboliza alegria e leveza.

9 anos de casados – Bodas de Cerâmica ou Vime: Esses elementos são usados há milhares de anos para construção de móveis e cestas. Eles representam resistência e maleabilidade, mas precisam ser manuseados com cuidado para que o molde seja firme.

10 anos de casados – Bodas de Estanho ou Zinco: Esses itens, que são usados como ligas de ferro e aço, simbolizam a durabilidade e estabilidade da relação.

Bodas de casamento de casal de meia idade se abraçando na praia

Foto: Shutterstock

15 anos de casados – Bodas de Cristal: O cristal é um elemento nobre e delicado. Ele simboliza uma relação pautada em companheirismo, sentimentos verdadeiros e transparência.

19 anos de casados – Bodas de Água-marinha ou Cretone: Os 19 anos de casados é a celebração da resistência no casamento. Chegar até aqui é a prova do amor e da solidez representado pela água-marinha, uma pedra valiosa e resistente, enquanto o cretone um tecido fino e forte.

20 anos de casados – Bodas de Porcelana: Por sua beleza e resistência, a porcelana conta com todos os cuidados necessários para que a relação se mantenha firme e intacta.

23 anos de casados – Bodas de Palha: Os 23 anos de casados, são comemorados as Bodas de Palha. Juntos, representam o amadurecimento da relação do casal. A palha é um elemento flexível e caprichoso usado em artesanatos e também como chama para incendiar o relacionamento

25 anos de casados – Bodas de Prata: A prata é bastante valiosa e resistente. Ela tende a trazer o sentimento de renovação de votos ao casal que, geralmente, realiza uma celebração. Pode ser em todas, mas nessa dá até para fazer um site de casamento e pedir presentinhos. Afinal, dividir a vida por tanto tempo é uma conquista. 

30 anos de casados – Bodas de Pérola: A pérola simboliza o processo de transformação e fortalecimento da vida a dois. Ela é formada a partir da calcificação de elementos que entram na ostra, processo que decorre de um mecanismo de defesa.

Bodas de casamento, casal se olhando e se abraçando na janela

Foto: Shutterstock

35 anos de casados – Bodas de Coral: Os corais representam a firmeza, a resistência e a estrutura composta de vários elementos que se harmonizam para reforçar a beleza da relação ao longo do tempo.

40 anos de casados – Bodas de Esmeralda: A esmeralda é uma pedra que, desde o Egito Antigo, é associada ao amor incondicional. As bodas de casamento de 40 anos representam a durabilidade e o vencimento de obstáculos da união.

45 anos de casados – Bodas de Rubi: O rubi é uma das pedras mais preciosas do mundo. Ele simboliza a união de 45 anos por ser resistente e remeter à raridade e à paixão.

50 anos de casados – Bodas de Ouro:  O ouro, além de ser altamente valioso, é associado à durabilidade, preciosidade, rigidez e resistência.

Bodas de casamento de casal de velhinhos simpáticos sorrindo

Foto: Shutterstock

lista de Bodas de casamento até 100 anos

1 ano de casados – Bodas de Papel

2 anos de casados – Bodas de Algodão

3 anos de casados – Bodas de Couro ou Trigo

4 anos de casados – Bodas de Flores ou Frutas

5 anos de casados – Bodas de Madeira ou Ferro

6 anos de casados – Bodas de Açúcar ou Perfume

7 anos de casados – Bodas de Latão ou Lã

8 anos de casados – Bodas de Barro ou Papoula

9 anos de casados – Bodas de Cerâmica ou Vime

10 anos de casados – Bodas de Estanho ou Zinco

11 anos de casados– Bodas de Aço

12 anos de casados – Bodas de Seda ou Ônix

13 anos de casados – Bodas de Linho ou Renda

14 anos de casados – Bodas de Marfim

15 anos de casados – Bodas de Cristal

16 anos de casados – Bodas de Safira ou Turmalina

17 anos de casados – Bodas de Rosa

18 anos de casados – Bodas de Turquesa

19 anos de casados – Bodas de Cretone ou Água Marinha

20 anos de casados – Bodas de Porcelana

21 anos de casados – Bodas de Zircão

22 anos de casados – Bodas de Louça

23 anos de casados – Bodas de Palha

24 anos de casados – Bodas de Opala

25 anos de casados – Bodas de Prata

26 anos de casados – Bodas de Alexandrita

27 anos de casados – Bodas de Crisoprázio

28 anos de casados – Bodas de Hematita

29 anos de casados – Bodas de Erva

30 anos de casados – Bodas de Pérola

31 anos de casados – Bodas de Nácar

32 anos de casados – Bodas de Pinho

33 anos de casados – Bodas de Crizo

34 anos de casados – Bodas de Oliveira

35 anos de casados – Bodas de Coral

36 anos de casados – Bodas de Cedro

37 anos de casados – Bodas de Aventurina

38 anos de casados – Bodas de Carvalho

39 anos de casados – Bodas de Mármore

40 anos de casados – Bodas de Esmeralda

41 anos de casados – Bodas de Seda

42 anos de casados – Bodas de Prata Dourada

43 anos de casados – Bodas de Azeviche

44 anos de casados – Bodas de Carbonato

45 anos de casados – Bodas de Rubi

46 anos de casados – Bodas de Alabastro

47 anos de casados – Bodas de Jaspe

48 anos de casados – Bodas de Granito

49 anos de casados – Bodas de Heliotrópio

50 anos de casados – Bodas de Ouro

51 anos de casados – Bodas de Bronze

52 anos de casados – Bodas de Argila

53 anos de casados – Bodas de Antimônio

54 anos de casados – Bodas de Níquel

55 anos de casados – Bodas de Ametista

56 anos de casados – Bodas de Malaquita

57 anos  de casados – Bodas de Lápis Lázuli

58 anos de casados – Bodas de Vidro

59 anos de casados – Bodas de Cereja

60 anos de casados – Bodas de Diamante ou de Jade

61 anos  de casados – Bodas de Cobre

62 anos de casados – Bodas de Alecrim ou de Telurita

63 anos de casados – Bodas de Sândalo ou de Lilás

64 anos de casados – Bodas de Fabulita

65 anos de casados – Bodas de Pérola Negra

66 anos de casados – Bodas de Ébano

67 anos de casados – Bodas de Neve

68 anos de casados – Bodas de Chumbo

69 anos de casados – Bodas de Mercúrio

70 anos de casados – Bodas de Vinho

71 anos  de casados – Bodas de Zinco

72 anos de casados – Bodas de Aveia

73 anos de casados – Bodas de Manjerona

74 anos de casados – Bodas de Macieira

75 anos de casados – Bodas de Brilhante ou Alabastro

76 anos de casados – Bodas de Cipestre

77 anos de casados – Bodas de Alfazema

78  anos de casados – Bodas de Benjoim

79 anos de casados – Bodas de Café

80 anos de casados – Bodas de Nogueira ou Carvalho

81 anos de casados – Bodas de Cacau

82 anos de casados – Bodas de Cravo

83 anos de casados – Bodas de Begônia

84 anos de casados – Bodas de Crisântemo

85 anos de casados – Bodas de Girassol

86 anos de casados – Bodas de Hortênsia

87 anos de casados – Bodas de Nogueira

88 anos de casados – Bodas de Pêra

89 anos de casados – Bodas de Figueira

90 anos de casados – Bodas de Álamo

91 anos de casados – Bodas de Pinheiro

92 anos de casados – Bodas de Salgueiro

93 anos de casados – Bodas de Imbuia

94 anos de casados – Bodas de Palmeira

95 anos de casados – Bodas de Sândalo

96 anos de casados – Bodas de Oliveira

97 anos de casados – Bodas de Abeto

98 anos de casados – Bodas de Pinheiro

99 anos de casados – Bodas de Salgueiro

100 anos de casados – Bodas de Jequitibá

Lista completa de bodas de casamento anos

Bodas de casamento significado – Foto: Acervo iCasei

Como celebrar as bodas de casamento

Independentemente do que você for fazer para comemorar, é primordial que o tema das bodas de casamento tenha relação com o símbolo da data. Vale tudo! Jantar a dois, troca de presentes, comemoração com familiares e amigos e viagens.

Os casais que gostam de festas podem encontrar nas bodas uma ótima oportunidade para reunir padrinhos com frequência. A dica é fazer convites personalizados de acordo com o elemento simbólico e criar uma ambientação temática.

Quem prefere algo mais íntimo, pode preparar um jantar especial em casa ou passar um fim de semana em um hotel e trocar presentes relacionados ao tema. Em todos os casos, simplicidade e carinho são palavras de ordem.

Bodas de casamento de casal se olhando e segurando duas taças de Champagne

Foto: Shutterstock

Motivos e destinos para comemorar bodas de casamento

Sair da rotina e tornar o aniversário de casamento ainda mais especial é o desejo de todo casal. Mesmo que isso não seja possível todos os anos, ainda assim você consegue planejar viagens em datas importantes para os dois.

Confira a seguir os 10 destinos que selecionamos para te inspirar a planejar a viagem de bodas de casamento dos seus sonhos.

  1. Ilhas Maurício: Também conhecida como Mauritius, a região reúne lindas paisagens com praias paradisíacas, água azul, mar calmo e areia branquinha, sendo um dos destinos mais glamourosos da África.
  2. Grécia: Destino já conhecido e queridinho dos noivos para a lua de mel, a Grécia também é uma opção interessante para comemorar as bodas de casamento. O local conta com muitos lugares cheios de romantismo.
  3. Tailândia: Esse verdadeiro paraíso tem tudo para eternizar o seu aniversário de casamento. Tido com a viagem romântica do sonho de muitos casais, o país asiático oferece boas opções de hospedagem e custo x benefício muito bom.
  4. Ilhas Maldivas: Com apenas um hotel por ilha, exclusividade é o nome deste lugar. Localizada na Ásia, Maldivas é considerado um verdadeiro paraíso para os amantes de praia e vai garantir dias inesquecíveis.
  5. França: Esse destino europeu é considerado um dos mais românticos do mundo! Para quem busca romantismo, a França é sempre uma boa opção na combinação vinho, gastronomia e atividades culturais.

    Bodas de casamento de casal em Paris

    Foto: Shutterstock

     

  6. Chile: É perfeito para quem deseja ter uma experiência marcante sem precisar se locomover para um lugar muito distante do Brasil. Agradável no inverno e no verão, o destino é uma boa pedida regada a bons vinhos.
  7. Turquia: É dona de uma gastronomia rica e cheia de paisagens encantadoras, como Capadócia e Istambul. O local conta com boas opções de hotéis em estilo caverna, o que deixa o clima ainda mais romântico.
  8. Tahiti: A ilha da Polinésia Francesa está entre uma das mais paradisíacas viagens para comemorar as bodas de casamento. Com paisagens de tirar o fôlego e bangalôs sobre as águas, é um ótimo destino para comemorar e renovar as energias.
  9. Itália: É um eterno convite para apreciar passeios como vilarejos medievais da Toscana, a beleza da Costa Amalfitana, o romantismo de cruzar românticos canais de gôndola em Veneza, a história e o patrimônio cultural de Roma, os prazeres do vinho.
  10. Portugal: Apresenta lindas praias e paisagens com palácios, mosteiros e aldeia, sendo dono de uma arquitetura muito rica que faz os olhos de muitos casais brilharem. As vinícolas e a gastronomia tornam a viagem em uma experiência especial e única.

Gostou de conhecer os encantos por trás das bodas de casamento? Não se esqueça de valorizar o que realmente importa: o companheirismo, respeito e consolidação da vida a dois.

Esses são os mimos mais importantes das bodas de casamento e devem estar presentes todos os dias na vida do casal.

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

6 comentários

  1. Avatar Edison

    Gostei achei bem esclarecedora.
    Parabéns pela matéria.

  2. Avatar José AAugusto Cecchini

    Dia 23 de janeiro comemoramos 66 anos de casados. Adefina e José Augusto Cecchini.

  3. Avatar Agusto

    Ótima matéria!

  4. Avatar Josenildo

    Muito boa explicação

  5. Avatar Otto Igor Wuhan gomes

    Meu já tem 6 anos de casados
    Bodas de perfume
    Otto Igor wuhan Gomes e
    Andreia Eva Gomes de Paula wuhan

    • Avatar Andreia Eva Gomes de Paula Wuhan

      Durante todo esse tempo
      Na época de escola
      Achamos com o tempo esquecemos um do outro Deus escolheu pessoas certas na minha vida você e uma das escolhas mas lindo que aconteceu na minha vida
      Por mas que somos enseminados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021