Revista

Pedido de casamento | Guia completo para fazer a proposta

A palavra-chave para realizar um pedido de casamento perfeito é planejamento; veja como se organizar para surpreender a amada

Em 2013, o rapper Kanye West alugou o estádio AT&T Park, localizado em San Francisco, na Califórnia (EUA), para fazer o pedido de casamento à socialite Kim Kardashian. A surpresa foi feita em frente a amigos e familiares, com a ajuda de um telão e um anel com diamante de 15 quilates confeccionado pela badalada Lorraine Schwartz.

Mas você não precisa de toda essa ostentação na hora de propor o casamento. A chave para fazer o pedido perfeito está em conhecer o perfil da parceira e entender o que ela espera desse momento. Além de ter a vontade de querer dormir e acordar ao lado dela todos dias.

Veja também:  Como planejar um pedido de casamento criativo

pedido-de-casamento-de-kim-kardashian-e-kanye-west

Foto: Instagram/@robinantin

 

Qual o momento certo?

Segundo Bruna Brito, sócia-proprietária da O Pedido, agência especializada em pedidos de casamento, estar na mesma página é o mais importante para dar o próximo passo. “Vocês já conversaram sobre uma vida a dois? Se planejam viver juntos, então, sim, está na hora de realizar o pedido”, comenta.

Vale ressaltar que o tempo de namoro é irrelevante. “Já organizamos pedidos desde pessoas que estavam juntas há dois meses até 10 anos”, revela Bruna. Ter estabilidade emocional e financeira, no entanto, são essenciais.

Veja também:  Como fazer um pedido de casamento emocionante

Vale a pena contratar uma assessoria?

A proposta vai muito além do “quer casar comigo?”. É necessário planejar cada detalhe. Ainda mais se você apostar em um pedido de casamento surpresa. Para não estragar o momento, contratar uma assessoria especializada pode ser uma boa saída. “Podemos contribuir com fornecedores e ideias, pois, às vezes, o noivo imagina algo, mas não sabe como executar”, aponta Bruna.

Quem prefere seguir sozinho, a dica de ouro é se organizar com antecedência. A seguir, apontamos o que você precisa fazer para conseguir surpreender a amada – e não correr o risco de vazar a surpresa, claro.

pedido-de-casamento

Foto: Annmarie Swift Photography

 

Planejando o pedido de casamento

Na hora de organizar a proposta, o primeiro detalhe que o noivo deve ter em mente é o “como”. Isso é, como vai fazer a pergunta. “O pedido de casamento surpresa simples pode envolver um jantar a dois. Já os mais elaborados podem ocorrer em festas com a família ou viagens, por exemplo”, diz a organizadora de eventos Flávia Gurgel.

Por falar em estilos, o melhor pedido é aquele que combina com a personalidade do casal. “O noivo tem que se conhecer e conhecer a noiva. Se ele for tímido, por exemplo, será um desprazer fazer a proposta na frente de um monte de gente. O mesmo serve para ela”, ressalta Flávia.

Para Bruna, também vale fugir de clichês e abraçar as paixões dos dois. “Esse momento é de vocês e não da família. Não existe razão para agradar os outros. Isso não é igual à festa de casamento”, alerta a especialista.

pedido-de-casamento-na-praia

Foto: Mary & Maurizio

 

Veja também:  Pedido de Casamento Criativo | Inspire-se

Sugestões de pedidos

Se você procura dicas para fazer um pedido de casamento inesquecível, saiba que, aqui, separamos ideias para os três perfis mais comuns de casais. Inspire-se:

• Perfil romântico: A sugestão para esses casais é apostar em um pedido de casamento em restaurante, com jantar à luz de velas, ou aproveitar um ponto turístico em uma viagem a dois. “A Torre Eiffel, em Paris, na França, bate o recorde”, comenta Flávia.

• Perfil aventureiro: O ideal é que a proposta inclua algum esporte radical. Para Flávia, fazer o pedido no topo de uma montanha ou embaixo de uma cachoeira também são ideias para lá de interessantes e especiais.

• Perfil descolado: Quem procura um pedido de casamento simples e criativo, a dica é pensar fora da caixa. Usar o bichinho de estimação do casal para levar o anel de noivado é uma boa pedida. Quem quiser algo mais elaborado pode ainda organizar um passeio de helicóptero ou até um flash mob.

pedido-de-casamento-em-paris

Foto: Do It Paris Way

 

Aliança ou anel de noivado?

Anel de noivado solitário ou alianças: qual escolher? De acordo Bruna, é sempre recomendável comprar o anel de noivado para a ocasião. Isso porque é mais interessante que o casal escolha as alianças posteriormente e façam a troca somente no altar.

Para acertar na escolha do anel de noivado, a dica é observar o tipo de joia que a noiva geralmente usa no dia a dia. “Primeiro observe se ela prefere ouro branco ou dourado. Depois, escolha um estilo que se adeque ao perfil dela”, explica a especialista da O Pedido.

Um anel mais delicado, com pedras simples, é indicado para as mulheres mais discretas. Quem for mais extravagante, porém, deve querer pedras maiores. E têm ainda aquelas moças que são fãs das princesas da Disney e combinam com uma linha mais lúdica, com pedras coloridas.

Veja também:  Pedidos de casamento diferentes | Como surpreender a pessoa amada

O maior problema na hora da compra, porém, está no tamanho do anel. “São duas saídas para acertar: pedir para alguém pegar um anel que ela usa no dedo anelar e tirar a medida, ou você mesmo aproveitar que ela está no banho ou dormindo, colocar no dedo mindinho e ver onde a peça para”, recomenda Bruna.

Na dúvida, sempre compre o anel de noivado com tamanho um pouco maior. Isso porque é possível ajustá-lo depois, mas não dá para alargar.

pedido-de-casamento-com-anel-de-noivado

Foto: Roots Of Life Photography

 

Como registrar o momento

O pedido de casamento é algo momentâneo. Não dá para reproduzi-lo de novo. Sendo assim, é importante se planejar para registrar a reação da amada. Embora você possa pedir para um parente captar a proposta, a melhor solução para quem quiser eternizar o momento é contratar uma equipe de foto e vídeo.

“Já vi acontecer de pedirem para a mãe filmar o momento, por exemplo, mas ela ficou tão nervosa que acabou usando a câmera frontal do celular. Em outro caso, o noivo decidiu esconder uma GoPro, mas não pensou na iluminação e a gravação ficou escura. Não deu para ver nada”, revela Bruna.

Uma equipe profissional saberá como esconder a câmera sem dar bandeira e ainda registrará o momento do “sim” com alta qualidade. Tudo para que vocês possam reviver essa memória com perfeição.

pedido-de-casamento-surpresa

Foto: Chuy Photography

 

Veja também:  5 músicas românticas para fazer o pedido de casamento

Pedido de casamento: preço

O valor de um pedido de casamento varia bastante. Na agência O Pedido, os preços começam em R$ 3 mil e podem chegar aos R$ 80 mil. Tudo vai depender dos detalhes.

“Uma surpresa no exterior, por exemplo, será mais cara do que aquela feita no Brasil, já que o noivo pagará na moeda local. O número de pessoas e profissionais inclusos também podem engordar o orçamento”, explica Bruna.

Entretanto, quem planejar tudo sozinho, terá um custo menor. Os gastos de um pedido de casamento com texto escrito pelo noivo e proposta feita durante um piquenique, por exemplo, se resumem ao anel de noivado e as comidinhas que vocês vão levar.

pedido-de-casamento-emocionante

Foto: The Kitcheners

 

Veja mais pedidos inspiradores no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019