Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Fugindo da tradição: saiba como pedir o seu namorado em casamento

Quando se trata de noivado, geralmente imaginamos o pedido feito pelo homem. No entanto, as regras do amor evoluíram e muitas mulheres estão optando por quebrar esse costume. Se você é uma delas, aqui estão algumas dicas valiosas sobre como pedir o namorado em casamento.

Em um mundo cada vez mais diverso e empoderado, é natural que os papéis tradicionais sejam questionados e reinventados. E isso também se aplica aos relacionamentos!

A tradição de esperar pelo pedido do parceiro está sendo deixada para trás por muitas mulheres corajosas que desejam assumir as rédeas de sua história de amor. Afinal, quem disse que só os homens podem tomar a iniciativa de propor uma união para a vida toda?

Mas como pedir o namorado em casamento de forma criativa e inesquecível? No filme “Casa Comigo?”, a personagem Anna viaja para Dublin, na Irlanda, com essa intenção. Segundo a tradição local, um homem não pode recusar um pedido feito no dia 29 de fevereiro.

Na vida real, você não precisa pegar um avião para a Irlanda, esperar pelo ano bissexto e muito menos encontrar brechas para que sua proposta seja aceita, não é mesmo? Alguns homens gostam de ser surpreendidos e se sentem lisonjeados com a demonstração de amor.

Celebridades como a cantora Pink e a atriz Kristen Bell são exemplos de mulheres que tomaram a iniciativa e pediram que seus companheiros dessem um passo a mais no relacionamento. Eles permanecem juntos até hoje.

Veja também: Como comemorar o noivado em casa?

A importância de conhecer o parceiro e suas expectativas antes de fazer o pedido

Antes de buscar inspirações sobre como pedir o namorado em casamento, é importante que você conheça bem o seu parceiro e as expectativas dele em relação ao futuro.

Certifique-se de que vocês estão alinhados sobre os planos de ter filhos, morar juntos, dividir as finanças, viajar pelo mundo ou qualquer outro aspecto que seja relevante para a vida a dois. Uma comunicação aberta é a chave para evitar surpresas desagradáveis.

Como planejar o pedido de casamento

Depois de ter certeza de que você quer pedir o seu namorado em casamento e que ele também está pronto para dar esse passo, é hora de planejar o pedido. Aqui vão algumas dicas para você organizar tudo com antecedência e evitar imprevistos:

Pedido público ou íntimo?

A primeira coisa a considerar é se o seu companheiro é do tipo que gosta de surpresas ou prefere algo mais discreto e íntimo. Não adianta fazer um pedido público e extravagante se ele for tímido e reservado, por exemplo. 

O ideal é que o pedido seja feito de acordo com a personalidade e os gostos do seu amado.

Casal em um restaurante jantando com velas e vinho

Foto de cottonbro studio na Pexels

O anel

Outra questão importante é saber o tamanho do anel de noivado dele. Uma sugestão é usar uma aliança que ele já utilize como referência. Outra opção é medir o dedo dele enquanto ele estiver dormindo, utilizando um pedaço de barbante. Vocês também podem manter a mesma joia do relacionamento atual, se assim desejarem.

Registre o momento

Considere chamar um amigo para registrar esse momento único. Assim, vocês terão uma lembrança eterna do dia do pedido. 

Contratar um fotógrafo é uma opção a ser considerada se você valoriza registros profissionais. Se for contratar, certifique-se de escolher alguém capaz de capturar a essência do casal.

O que dizer?

Não sabe o que dizer ao fazer o pedido? Seja sincera e fale do coração. Não há palavras certas ou erradas para expressar o seu amor e o seu desejo de passar o resto da vida com seu amado.

Veja também: Bolo de noivado: dicas essenciais para encantar seus convidados

25 Ideias criativas para pedir o namorado em casamento

A seguir, separamos algumas ideias para você se inspirar ao pedir seu namorado em casamento.

1. Pedido em restaurante

Que tal uma ideia clássica, mas que nunca sai de moda? Reserve uma mesa em um restaurante que seja especial para vocês ou que ele goste.

Peça ao garçom para trazer o anel junto com a sobremesa decorada com a frase “Aceita casar comigo?” Depois, é só esperar pelo sim.

Casal no restaurante demonstrando carinho

Foto de Gift Habeshaw na Unsplash

2. Pedido com balões decorando um cômodo

Essa é uma ideia simples, mas muito romântica. Você pode encher um cômodo com balões em forma de coração ou com as letras que formam a frase “Quer casar comigo?”

Você também pode colocar fotos de vocês dois pelo ambiente ou espalhar pétalas de rosas pelo chão. Depois, é só levar o seu namorado até o local e fazer o pedido.

Casal sentado na mesa com itens decorativos românticos

Foto de Gustavo Fring na Pexels

3. Pedido de casamento em piquenique

Essa é uma ideia perfeita para os casais que gostam de natureza e de um clima mais descontraído. Você pode preparar uma cesta com comidas e bebidas que ele goste e levar para um parque ou um jardim.

Para tornar o ambiente ainda mais romântico, você pode decorá-lo com flores e uma toalha xadrez. Depois, é só aproveitar o momento e fazer o pedido de casamento.

4. Pedido em uma viagem

Se você está sem ideias para pedir o namorado em casamento e o casal adora conhecer novos lugares juntos, uma viagem pode ser a ocasião certa.

Escolha um destino que seja significativo para vocês ou que ele sempre quis conhecer. O pedido pode ser feito em um ponto turístico ou em qualquer lugar bonito e romântico. A viagem também pode ser uma oportunidade para comemorar o noivado.

Casal deitado na praia bebendo vinho

Foto de Anastasia Shuraeva na Pexels

5. Pedido com flores

Que tal surpreendê-lo com um buquê de flores acompanhado de um cartão que diz: “Quer casar comigo?” Você pode entregá-lo em casa ou no trabalho dele e aguardar pela resposta.

6. Pedido em hotel

Você pode reservar um quarto em um hotel ou em uma suíte luxuosa no motel e decorá-lo com velas, pétalas de flores, uma garrafa de champanhe e chocolates. Vale lembrar que alguns estabelecimentos oferecem decoração como um serviço adicional.

7. Pedido com café da manhã

Essa é uma ideia simples, mas muito carinhosa. Você pode preparar um café da manhã caprichado com as coisas que ele gosta e levar para a cama.

Você pode colocar o anel em uma xícara ou em um prato ou escrever a frase “quer casar comigo?” com geleia ou mel. Depois, é só acordar o seu namorado com beijinhos e fazer o pedido.

8. Pedido de casamento no cinema

Se você quer saber como pedir o namorado em casamento de uma maneira surpreendente, o cinema é uma boa opção.

Converse com a produção do cinema para passar um vídeo do casal antes do filme começar. No final do vídeo, você faz o pedido e espera pela reação dele e da plateia.

Casal se beijando em uma sala de cinema

Foto de Tima Miroshnichenko na Pexels

9. Pedido de casamento no jantar em família

Fugindo da tradição, você pode pedir a benção dos pais dele antes de fazer o pedido ou fazer uma surpresa para todos. Organize um jantar em casa ou em um restaurante e convide a família dele e a sua para comemorarem juntos.

10. Pedido de casamento no ano novo

Que tal aproveitar a contagem regressiva para o ano novo e fazer um pedido especial? Segure o anel na mão e mostre para ele quando faltar 10 segundos para a meia-noite. Depois, celebre o noivado com um abraço, um beijo e os fogos de artifício.

11. Pedido de casamento no céu

Contrate uma empresa de propaganda aérea para escrever “Quer casar comigo?” no céu, junto com o nome do seu amado. 

Em seguida, leve-o para um passeio ao ar livre, como na praia, e aponte para o céu quando a mensagem aparecer. Depois, é só esperar pela resposta dele.

12. Pedido com quebra-cabeça

Uma ideia criativa é encomendar um quebra-cabeça personalizado com uma foto de vocês dois e a frase “Quer casar comigo?”.

Vocês podem montá-lo juntos e, quando ele perceber a mensagem, você pode fazer o pedido oficialmente.

13. Pedido em um casamento

Essa é uma ideia bastante surpreendente de pedido de casamento feito por mulheres, pois é muito difícil para o homem suspeitar de algo nessas circunstâncias.

Combine com uma amiga que vai se casar de entregar o buquê para o seu namorado em vez de jogá-lo para as solteiras. Mas, é importante ter cuidado para não ofuscar a noiva ou causar algum constrangimento.

14. Pedido de casamento no show preferido dele

Você pode surpreender seu namorado comprando ingressos para o show do artista preferido dele.

Tente entrar em contato com a produção do evento e peça para subir ao palco e fazer o pedido na frente de milhares de pessoas. Outra alternativa seria pedir ao artista para dedicar uma música a vocês e fazer o pedido na plateia mesmo.

15. Pedido de casamento pôr do sol

Leve o seu amado para um lugar com uma vista privilegiada do pôr do sol, prepare um lanche ou brinde com champanhe e faça o pedido de casamento no momento em que o sol estiver se pondo. Será um momento inesquecível!

Casal apoiado no coqueiro na frente da praia no pôr do sol

Foto de Asad Photo Maldives na Pexels

16. Pedido de casamento em vinícola

Essa é uma ideia elegante e sofisticada! Leve seu amado a um passeio por vinhedos com degustação. Converse com os responsáveis pela vinícola para planejar alguma surpresa mais elaborada. Depois, é só fazer um brinde!

17. Pedido com Bentô Cake

Você pode encomendar um Bentô Cake com a frase “Quer casar comigo?” e presentear em uma ocasião especial, como o aniversário dele. Ele ficará surpreso e emocionado ao ver a mensagem.

Anel de casamento dentro de um doce

Foto de Michelle Leman na Pexels

18. Pedido de casamento com biscoito da sorte

Quer saber como pedir o namorado em casamento sem gastar muito? Você pode comprar ou fazer um biscoito da sorte personalizado com a frase “Quer casar comigo?”. Depois, basta esperar que ele quebre o biscoito e leia a mensagem.

19. Pedido de casamento em carta

Que tal surpreender o seu namorado com uma declaração de amor escrita à mão? Além de ser uma ideia clássica e sentimental, é uma forma única de expressar seus sentimentos. Entregue a carta pessoalmente ou pelo correio e aguarde pela resposta do seu amado.

Mulher segurando uma carta com um coração dentro

Foto de Michelle Leman na Pexels

20. Pedido escrito na areia da praia

Essa é uma ideia simples e natural. Você pode levar o seu namorado para uma praia tranquila e bonita. Escreva o pedido na areia com um galho. 

Depois, chame a atenção dele para a mensagem e faça o pedido se ajoelhando com a caixinha do anel de noivado.

21. Pedido de casamento em sessão de fotos

Você pode contratar um fotógrafo profissional ou pedir a um amigo para tirar fotos de vocês. Faça o pedido durante a sessão para capturar a reação espontânea do seu parceiro nas imagens.

22. Pedido no estádio

Convide seu namorado para assistir a um jogo do seu time favorito de futebol, basquete, vôlei ou qualquer outro esporte que ele goste.

Durante o intervalo, você pode pedir ao locutor para anunciar uma mensagem especial para ele ou, se preferir, pedir para aparecer no telão com a frase “Quer casar comigo?”.

23. Pedido de casamento em avião

Você pode comprar passagens para voos curtos ou longos, dependendo do seu orçamento e do seu destino. Se possível, peça para o piloto ou a aeromoça anunciar o seu pedido pelo alto-falante durante o voo. Ou, se preferir, você pode fazer o pedido discretamente no seu assento.

24. Pedido de casamento com paraquedas

Essa é uma ideia radical! Você pode levar o seu namorado para fazer um salto de paraquedas duplo ou individual, dependendo da coragem de vocês dois.

No local do pouso, você pode deixar uma mensagem dizendo “Aceita casar comigo?”. Depois, é só curtir a adrenalina e a emoção do momento!

25. Pedido de casamento em voo de balão

Leve o seu namorado para fazer um passeio de balão ao amanhecer ou ao entardecer. Faça o pedido quando estiverem sobrevoando uma paisagem bonita e aproveitem a vista juntos.

Dicas para lidar com nervosismo e ansiedade ao fazer o pedido

Mais importante do que saber como pedir o namorado em casamento é manter o equilíbrio emocional, para evitar que a ansiedade cause sintomas prejudiciais ao momento.

Mulher preparando um presente com corações

Foto de Michelle Leman na Pexels

Uma dica importante é ensaiar o pedido antes de fazê-lo. Isso ajudará a se sentir mais preparada e confiante.

E não se preocupe com a perfeição. Nem sempre as coisas saem como planejado, mas isso não significa que o pedido será um fracasso. O que importa é ser sincera e autêntica.

Se precisar, peça ajuda. Não é necessário fazer tudo sozinha. Conte com amigos, familiares ou profissionais para auxiliar na organização e execução do pedido de casamento.

Fugir da tradição pode ser uma experiência emocionante e empoderadora. No entanto, lembre-se de que o mais importante é que o pedido reflita o amor e a cumplicidade entre vocês. 

Conte com a ajuda do iCasei para planejar o seu casamento. Aqui, além de fornecermos dicas e inspirações, você também consegue criar um site de casamento personalizado para disponibilizar os convites e todas as informações necessárias. Confira!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024