Revista

Terno para noivo | Quando optar por um traje sob medida?

Para os homens arrasarem no traje do Grande Dia, uma ideia é encomendar um terno para noivo sob medida. Saiba quando é bom fazer a roupa do zero

As noivas costumam ser o centro das atenções no Grande Dia, mas os noivos são tão importantes quanto. Por isso, eles devem estar vestidos de forma elegante, combinando com o estilo e ambiente da cerimônia. Para encontrar o traje perfeito, é possível encomendar um terno para noivo sob medida, assim a peça cairá como uma luva no corpo e ficará muito sofisticado.

Veja também: Terno para noivo em tons terrosos | Aposte sem medo

terno para noivo

Foto: @katiegriffphoto

Veja também: Guia completo da roupa de noivo para casamento no campo

Quando optar por um traje sob medida? 

Para os noivos que desejam diversificar no tecido, no acabamento ou nas cores do traje, encomendar a vestimenta é uma ótima opção.

“O terno sob medida é confeccionado de acordo com suas proporções e permite algumas personalizações como tamanho de lapela, forros e botões diferenciados”, afirma Carmem Tanno, diretora de estilo da Sanyotex.

Para o alfaiate Fausto Hirano, sempre que possível o noivo deve optar por um terno sob medida, segundo ele, somente um alfaiate poderá projetar uma peça perfeita, com um caimento impecável para a ocasião

“Se trata de um evento muito especial e único na vida do noivo. É o início de uma família, e estar vestido impecavelmente, bem elegante e em harmonia com o ambiente é indispensável”, comenta Fausto.

Muitas vezes, o terno do noivo não fica muito bom no corpo porque a modelagem não favorece a sua estrutura. A saída também é optar por uma peça feita especialmente para o homem.

“Um traje sob medida sempre terá melhor caimento, principalmente para homens com biotipos fora do padrão”, diz Daniela Bergamo, gerente de produto da Alfaiataria Paramount.

terno para noivo

Foto: Jenna McElroy

Veja também: Opções de trajes para noivos além do smoking para casamento

Terno sob medida: em que ocasião usar? 

Clima, tema e local da festa são algumas das questões importantes para se analisar antes de escolher o traje do noivo. “Para casamentos na praia, por exemplo, os tecidos precisam ser mais leves, que não amassem tanto e permitam que o corpo respire”, esclarece Ana de Sá, sócia-diretora e consultora de imagem do ateliê Alexandre Won.

Por isso, investir num terno para noivo sob medida é uma ótima opção. A vantagem é escolher uma vestimenta que combine perfeitamente com o estilo do casamento. “Desta forma, o noivo pode optar por acabamentos mais leves, além de escolher tecidos que harmonizam com as cores e o horário da celebração”, explica Daniela. 

Outro ponto positivo é poder selecionar a tonalidade exata do terno para noivo que combina com o tema da festa.

Ao criar uma peça do zero, o noivo está livre para colorir o casamento com “vestes em tons claros como bege, gelo, cinza, azul índigo, que normalmente não se encontram nas lojas convencionais”, garante Daniela.

Como o sob medida será uma peça única, o estilista pode criar o traje perfeito para cada ocasião. “Ele pode usar cores escuras para eventos à tarde e à noite. Já para eventos no período da manhã, é possível brincar com tecidos como linho e algodão, em cores médias e claras”, completa Carmem.

Vale ressaltar que o noivo que opta por um terno sob medida, deve ficar atento ao prazo de confecção da peça!

“É sempre bom começar a pensar de seis a três meses de antecedência, levando em consideração que tem a importação dos tecidos e as provas para a projeção perfeita do corpo. Com urgência é possível fazer um traje em 30 dias (mas não é indicado)”, comenta Fausto Hirano.

Veja também: Roupa de noivo 3 Dicas básicas para não errar no casamento

terno para noivo

Foto: Lilly Red Photography

Como escolher o melhor corte e tecido para o terno? 

Cada biotipo combina com um corte diferente, por isso os trajes sob medida ficam perfeitos para todos os tipos de corpos.

“Geralmente as modelagens se segmentam em terno para noivo slim, clássico e super slim”, conta Carmem. Mas ao encomendar a roupa, o alfaiate vai modificar a veste para se assentar bem à estrutura do cliente.

Fausto Hirano explica que são muitas variáveis na hora de escolher o tecido. “Na primeira visita definimos o melhor tecido junto ao cliente. Levamos em consideração o horário do casamento, local da festa, ambiente, a estação do ano e possível uso posterior da peça no dia a dia”, complementa.

Para os homens que são mais altos e magros, a ideia é investir em tecidos mais pesados para dar volume ao corpo, como lãs e panos à base de algodão. Os noivos mais esguios podem apostar nas jaquetas com três botões, porque o modelo promove uma harmonia com a altura e o comprimento desse biotipo.

Já os noivos mais musculosos ou cheinhos podem optar por tecidos leves como microfibra, seda e lãs macias, que contornam o corpo e não pesam muito. Além disso, a jaqueta com dois botões é essencial para esse shape, já que não chama atenção para a região do abdômen.

terno para noivo

Foto: Jordan Voth Photography

Terno para noivo: azul, preto ou tons claros? 

Os tons de azul estão sendo muito utilizados quando o assunto é terno para noivo em 2019. Outra tendência são trajes coloridos, com estampas em xadrez. Sem contar o terno para noivo em cinza médio ou escuro, que realçam diversos tipos de pele.

Os pretos continuam sendo os queridinhos, por serem clássicos e elegantes. “Entretanto, alguns noivos têm preferido cores mais alegres e receptivas, já que o preto é considerado muito sério”, relata Ana.  

Assim, os trajes sob medida em cores mais claras estão mais presentes nos casamentos. O terno para noivo em branco, por exemplo, combina super bem com homens mais esguios, já que dá mais volume ao corpo. Já tons como bege e cinza são ótimas opções de terno para o noivo moreno, porque fazem um contraste muito bonito com a cor da pele.

terno para noivo

Foto: @theganeys

Terno para noivo: comprar ou alugar? 

“Quando se trata de um terno sob medida, o ideal é a compra, porque o traje é feito só para o noivo”, ressalta Daniela. Algumas empresas até trabalham com terno para noivo no aluguel, entretanto, são vestes já prontas que não têm o mesmo caimento de um terno feito do zero.

Como os ternos para noivos sob medida são feitos especialmente para o cliente, o seu preço é maior do que de um traje normal. Entretanto, mesmo custando um pouco a mais, a quantia tende a valer a pena, já que a peça é única. Os custos saem a partir de R$ 3.999, podendo ultrapassar a marca de R$ 15.000.

terno para noivo

Foto: @kierstinjones

Veja mais inspirações para os noivos no nosso perfil no Pinterest

</>

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Beatriz Ceschim

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo, Beatriz Ceschim é viciada em clássicos. Ela sonha em ter um casamento no exterior, que seja simples e elegante. Mas, para animar a festa, não pode faltar uma boa trilha sonora, regada a canções de musicais da Broadway e filmes antigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019