Para que os convidados de seu casamento na praia curtam o evento de maneira confortável – e ainda se sintam mimados –, a dica é distribuir uma welcome bag.

Essas sacolinhas trazem itens essenciais para a ocasião, como protetor labial e garrafinha de água, além de outros presentinhos.

casamento na praia
Foto: Liz Banfield

Qual a proposta da welcome bag?

A welcome bag se tornou popular entre os brasileiros quando o conceito de destination wedding chegou ao país. É que, nesse caso, a cerimônia é realizada em uma cidade diferente das que os noivos vivem, e os convidados precisam se deslocar até o local. Os mimos são uma forma de agradecer a disposição de quem aceitou o convite.

“Normalmente, as welcome bags são entregues apenas para padrinhos. Porém, já está virando tendência ser entregues para todos os convidados. Principalmente se for uma cerimônia mais íntima e com poucas pessoas, como um mini wedding”, explica Mariana Baquero, responsável pelo setor de criação da Lembra de Mim.

O mimo, entretanto, não pode ser considerado uma lembrancinha de casamento diferente e criativa. Mesmo que você entregue uma welcome bag para cada convidado, ainda assim é recomendável encomendar a tradicional lembrancinha. O presente de boas-vindas é apenas uma gentileza extra.

welcome-bag-para-casamento-na-praia
Foto: Shannon Lee Images

 

O que não pode faltar em uma welcome bag de praia

A welcome bag deve carregar a essência do evento. Os itens precisam combinar com o estilo da festa e com o destino escolhido pelo casal.

No caso de um casamento na praia, o mimo pode trazer itens diferentes, voltados para auxiliar quem vai encarar o clima praiano. Entre os mais comuns, estão:

Protetor solar;
Protetor labial;
Squeeze;
Garrafa de água;
Canga;
Chinelo;
Leque.

“Não necessariamente todos precisam estar na bolsa. Os noivos podem escolher de acordo com o orçamento”, diz Mariana.

Qual tecido usar na Welcome Bag?

Geralmente, todos estes presentinhos vão dentro de uma bolsa, que pode ser confeccionada em sarja ou tecidos sustentáveis – as famosas ecobags.

“A ideia é que a welcome bag não seja útil apenas durante a estadia do convidado, mas que possa ser usada posteriormente”, aponta a especialista.

Na Lembra de Mim, o modelo com mais saída é o de sarja com alça de couro. Para combinar com o clima de casamento na praia, a decoração da welcome bag leva listras em azul marinho e branco com detalhes em vermelho ou pêssego. “Porém, a peça pode ser totalmente personalizada”, alerta Mariana.

Para os homens

Aqui, é importante destacar que esse estilo de welcome bag combina mais com as mulheres. Para acertar na lembrancinha de casamento para eles, uma boa saída é deixar alguns mimos espalhados pelo quarto.

“Card de boas-vindas, kit ressaca, caixinha de doces e tags de hotel são algumas opções interessantes”, comenta Maria Marta, diretora e proprietária da Petit Souvenir.

welcome-bag-para-casamento-na-praia
Foto: Melanie Gabrielle Photography

 

Para sair do tradicional

Os casais que querem inovar na hora de presentear os convidados com uma welcome bag podem incluir elementos que não apenas tenham relação com o casamento na praia, mas também com seu estilo de vida.

Mariana lembra do exemplo de um casal fitness. “A cerimônia iria acontecer em Trancoso, em Porto Seguro (BA). Para os convidados aproveitarem a praia após o enlace, eles entregaram uma bolsa com raquete de frescobol e bola”, conta.

Maria Marta aponta outra ideia de presente que pode ser aproveitado ao longo do final de semana: o chapéu personalizado. E ainda para casamento na praia à noite, uma boa pedida são os repelentes.

Vale ressaltar que a inovação também pode vir no design da welcome bag. Uma cliente da Lembra de Mim, que se casaria em Cancún, no México, pediu bolsas listradas de branco e azul Tiffany, com detalhes em laranja. É que a combinação foi usada em toda comunicação visual do casamento. “O produto final ficou maravilhoso”, afirma Mariana.

Cuidado com a personalização

Só tome cuidado com a personalização exagerada. Pode ser desconfortável para o convidado desfilar por aí com brasões grandes ou os nomes dos noivos. A pessoa vai lembrar com carinho quem deu a welcome bag, mesmo que não tenha nada indicando que vocês entregaram tal presente.

welcome-bag-para-casamento-na-praia
Foto: Corbin Gurkin Photography

 

Welcome bag para casamento na praia: preço

Quando o assunto é welcome bag para casamento na praia, o valor é dividido em duas partes. Isso porque existe o preço da confecção da bolsa e o custo dos itens que serão colocados dentro dela.

Na Lembra de Mim, o valor da bolsa de sarja com alça de couro é de R$ 75. Já a ecobag, opção para quem procura um casamento na praia simples, sai a R$ 39. Mariana garante que o modelo tem forro reforçado e bom acabamento.

Em relação aos itens, o custo pode variar bastante. Inclusive de cidade para cidade. Os preços praticados para casamento na praia em São Paulo são diferentes dos encontrados no Rio de Janeiro. Aqui, a dica é estabelecer um orçamento e, a partir daí, escolher os mimos que vão estar na welcome bag.

welcome-bag-para-casamento-na-praia
Foto: Lembra de Mim / Divulgação
Tags da matéria

Comentários