Convidar amigos e familiares para o casamento é sempre um momento especial. Tem gente que chora, que ri e que faz contagem regressiva com os noivos até a chegada do Grande Dia. Tudo fica ainda mais legal quando o casal aposta em modelos de convites de casamento personalizados. Eles podem dar uma prévia de como será a festa ou usar elementos diferenciados para traduzir a personalidade do casal.

modelos de convites de casamento
Foto: The Wedding Art

 

Modelos de convites de casamento: como escolher?

Assim que começam a procurar, os noivos encontram uma série de modelos de convites de casamento. Com tantas opções, fica até difícil definir qual delas combina mais com o estilo do seu Grande Dia.

O primeiro passo para acertar em cheio é pensar na identidade visual do casamento. “É muito importante ver as referências de decoração da festa. Será algo mais clássico? Mais rústico? Boho chic ou moderno?”, questiona Patit Kerin, proprietária e designer sênior da By Patit.

Segundo a especialista, os casais que ainda não definiram o estilo da celebração podem apostar em convites mais neutros. Entre eles, os modelos minimalistas e clássicos.

Após a escolha dos modelos, é preciso focar em outro ponto importante: a quantidade de convites. “Já vi casos de noivas que fazem menos convites do que o necessário. Na hora de entregar, a gente sempre acaba lembrando de pessoas que ficaram de fora da lista. Isso gera muito estresse. Por isso, recomendo que os casais façam sempre um pouco a mais do que o necessário”, explica a profissional.

modelos de convites de casamento
Foto: Tem Amor no Papel

 

Principais modelos de convites de casamento

• Convite de casamento tradicional

O convite de casamento tradicional é um daqueles modelos que nunca sai de moda. Andréa Nocera, sócia do ateliê que leva seu nome, explica que os convites clássicos podem ser feitos em branco, off-white ou marfim.

“O tamanho dos envelopes varia muito de acordo com o gosto dos clientes. As noivas brasileiras, por exemplo, gostam mais dos modelos grandes”, diz a especialista.

Quem opta por esse tipo de convite deve tomar cuidado para não deixar o visual pesado demais. É preciso apostar em fontes rebuscadas e buscar um layout limpo. Quando mais clean, mais elegante.

modelos de convites de casamento
Foto: Divulgação/Barnard & Westwood

 

• Convite de casamento rústico

Quem planeja um casamento rústico pode adotar o mesmo estilo visual nos convites. Patit explica que, diferentemente dos convites clássicos e minimalistas, os modelos rústicos não devem ser usados por quem ainda não definiu a decoração do Grande Dia. “Se a festa não for rústica, não recomendo, pois é a imagem que os convidados vão ter do casamento”, diz.

“Esses modelos são confeccionados em papéis como o kraft, mas com acabamentos gráficos sofisticados, como impressões em relevo com brilho de verniz”, afirma Andréa. “Eles também podem ser confeccionados com lindas estampas florais”, completa.

modelos de convites de casamento
Foto: By Patit/Iko Eventos

 

• Convite de casamento simples e minimalista

Segundo Patit, os modelos de convites de casamento minimalistas são extremamente neutros. “Eles podem ser utilizados em vários casos, desde as festas rústicas até as clássicas. É uma opção que se encaixa bem em tudo”, afirma.

Aquela velha história de que menos é mais pode ser a chave na hora de escolher um convite de casamento simples e minimalista. Normalmente, eles contam com visuais limpos, além dos elementos visuais modernos e fontes com traçados contemporâneos.

modelos de convites de casamento
Foto: By Patit/Iko Eventos

 

• Convite de casamento com aquarela

Os convites de casamento com aquarela são uma das grandes tendências do momento. “Atualmente, os modelos aquarelados são os mais procurados, junto com os que usam florais”, aponta Patit.

A técnica de pintura pode ser usada para criar uma série de desenhos personalizados. Tem casal que prefere retratar a igreja ou o espaço que será palco do casamento. Outros, optam por cenários naturais, por flores cheias de cor ou elementos mais abstratos.

modelos de convites de casamento
Foto: Susana Fujita

 

Convite de casamento: texto

Depois de analisar os modelos de convites de casamento e escolher a opção que mais combina com você, é hora de pensar sobre o que escrever no convite de casamento. Afinal, nenhuma informação importante pode ficar de fora.

Data, horário e local da cerimônia e da festa são alguns dos dados que devem ser indicados. Os nomes dos noivos também precisam aparecer. Alguns casais ainda preservam a tradição de colocar os nomes dos pais no convite, mas isso não é mais uma regra.

“Em alguns casos, um contato para RSVP se torna indispensável. Ele é indicado para casamentos marcados em datas que coincidem com feriados. A dica também é válida para eventos que exigem um deslocamento muito grande para os convidados chegarem ao local da festa”, destaca Andréa.

Veja mais inspirações de modelos de convite de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários