Seja em uma igreja, em um buffet suntuoso ou em locais mais simples, ter um roteiro de casamento auxilia na organização do Grande Dia.

Mesmo para os casais menos tradicionais, tanto a cerimônia quanto a festa pedem alguns protocolos. Atentar-se a eles antes do Momento do Sim pode proporcionar mais tranquilidade na ocasião.

Veja também: Check list casamento | Como organizar em 12 meses

roteiro de casamento
Foto: Rachel Solomon Photography

Roteiro de casamento: cerimônia

A celebração pode ser religiosa ou somente em caráter civil, dentro de igrejas ou já no próprio espaço da festa. Qualquer que seja o perfil da celebração, receber os convidados para a cerimônia é um dos primeiros itens no roteiro de casamento católico ou em outras religiões.

“No caso da igreja, o noivo pode receber os convidados. Caso ele prefira ficar na sacristia, esperando pelos padrinhos, os outros familiares e amigos chegam e se acomodam no espaço”, diz Georgia Nog, proprietária da Toda de Branco, empresa de assessoria de eventos especiais.

Quando a celebração é feita no mesmo espaço da festa de casamento, a assessora Flávia Nazar explica que podem ser servidos água (natural ou aromatizada) ou suco. “Entretanto, não recomendo nada alcoólico antes da cerimônia.”

roteiro de casamento
Foto: Gipe Photography

 

Veja também: Como funciona o casamento religioso com efeito civil

Uma vez que todos estão presentes para a celebração, é chegada a hora de organizar o cortejo do casamento. Pela tradição, há uma ordem a seguir desde a entrada do noivo até a da futura esposa:

– Noivo acompanhado de sua mãe;

– Pai do noivo acompanhado da mãe da noiva;

– Casais de padrinhos;

– Damas e pajens;

– Noiva acompanhada de seu pai.

A ordem de entrada entre padrinhos versus o noivo e sua mãe pode ser invertida, de acordo com o gosto do casal. “Quando ele não é tímido, entra primeiro, puxando o restante do cortejo. O futuro marido ficará no altar para receber os outros pais, padrinhos e madrinhas”, explica Georgia.

Flávia comenta que o contrário também cabe. “Já no altar, os padrinhos recebem o noivo.”

roteiro de casamento
Foto: Stephanie Rios Photography

 

Veja também:  Guia completo: Os melhores meses para casar!

Posicionamento do cortejo no roteiro de casamento

Ainda seguindo a tradição, a ordem do cortejo dos padrinhos segue o grau de proximidade com os noivos. “Nesse momento, priorizo os irmãos, mas isso também não é uma regra”, explica Flávia.

Todas as mulheres seguem à esquerda dos homens. A exceção fica para a noiva. Ela entra do lado direito do pai. Para a futura esposa, a recomendação é fazer o caminho até o altar de mãos dadas. Dessa forma, pode ser mais fácil manter a postura e mostrar a beleza do vestido.

Uma vez no altar, pais e padrinhos costumam ficar à esquerda e à direita dos noivos. “Na igreja católica, há padres que pedem aos pais para dar um passo à frente. Em outros ambientes, o alinhamento é livre”, acrescenta Flávia.

roteiro de casamento
Foto: Christina McNeill

 

Durante a cerimônia

Em uma cerimônia de casamento católico, o tempo pode ser cronometrado. Há igrejas que celebram um seguido de outro, então, qualquer minuto a mais pode atrasar os demais horários marcados. Dessa forma, a quantidade de paradas para entradas durante a ocasião pode ser limitada.

A quantidade de paradas até o altar interfere diretamente na celebração. De acordo com o tempo, os noivos devem decidir se a cerimônia contará com floristas e pajens. “Ter crianças antes da entrada da futura esposa é uma tradição que simboliza a limpeza do caminho até o altar. Entretanto, uma música a mais pode atrasar o próximo casamento”, comenta Georgia.

No momento dos cumprimentos, a tradição é que os noivos dirijam-se até os pais e padrinhos. “Só depois disso há a saída formal do cortejo de casamento e dos recém-casados”, acrescenta Georgia.

Quando deseja-se fazer uma cerimônia mais rápida, abraçar as principais testemunhas no centro da nave e encaminhá-las para saída é uma sugestão de Flávia. “Nesse caso, quando os noivos iniciarem a saída do altar, pode ser que alguns convidados já tenham deixado a igreja.”

roteiro de casamento
Foto: Hochzeitslicht

 

Veja também: Que presente a madrinha deve dar aos noivos? Veja super sugestões!

Roteiro após o Sim

A partir do momento dos cumprimentos, confira o roteiro de casamento tradicional para o final da celebração:

– Os noivos cumprimentam, individualmente, pais, padrinhos e madrinhas;

– O cortejo inicia a saída, um casal por vez, a começar pelos pais;

– Pais, padrinhos e madrinhas formam uma fila ao lado de fora da cerimônia para receber o casal;

– Os pajens são posicionados para a saída, à frente dos noivos;

– Os noivos deixam o altar e são recebidos pelos pais e padrinhos.

Nesse momento, os convidados também começam a deixar o espaço e dirigem-se para a festa. Tanto Georgia quanto Flávia concordam que é possível aproveitar o momento para as fotos posadas do casal, com os pais e com os padrinhos. Feito isso, todos também se encaminham para a recepção festiva.

roteiro de casamento
Foto: Todd James

 

Roteiro: cerimonial de casamento na festa

Cardápio composto de coquetel e jantar (ou almoço) é a opção mais tradicional em festas de casamento na praia ou em outros ambientes. Nesse contexto, ao chegar no espaço da festa, Flávia e Georgia recomendam que os noivos fiquem em local reservado para fazer a primeira refeição. No caso da esposa, é o momento para retoque da maquiagem e retirada do véu.

“Além disso, os pombinhos podem respirar um pouco e prepararem-se para a entrada no salão”, comenta a profissional da Toda de Branco. Caso as fotos posadas não tenham sido feitas na igreja ou no espaço da cerimônia, esse é o momento ideal. Pais e padrinhos também podem ser chamados para os cliques.

Confira o roteiro de casamento no momento festivo:

– Entrada dos noivos na festa;

– Posicionamento dos padrinhos e pais no centro da pista;

– Noivos dirigem-se ao local para brinde e agradecimento;

– Os recém-casados dançam a primeira música;

– Terminada a valsa, os noivos abrem o jantar.

Para Georgia, esse é o momento que acabam-se os protocolos e formalidades. “Eles ficam livres para curtir e aproveitar a festa. Tento roubá-los para algumas fotos posadas em frente à mesa de doces mas, de forma geral, os deixo à vontade.”

roteiro de casamento
Foto: Hochzeitslicht

 

Demais detalhes no roteiro de casamento

Cumprimentar os convidados de mesa em mesa é algo que caiu em desuso, de acordo com ambas as assessoras. “Dá para dividir entre pista e mesa. É natural as pessoas irem falar com os noivos”, conta Flávia.

Georgia orienta reservar a ida à mesa para aqueles familiares distantes ou com mais idade. A assessora usou como exemplo os avôs e tios.

Já o momento de jogada do buquê é algo esperado pelas mulheres solteiras da festa. “Fica para o final do evento, enquanto o ambiente ainda estiver animado. É legal pegar um momento descontraído”, aconselha Flávia.

roteiro de casamento
Foto: Ellen Ashton

 

Para descontrair

Aos casais que estão no começo da jornada até o altar, a ansiedade para o Grande Dia pode até tirar o sono. Que tal descontrair com uma comédia romântica? Atuação, paixão e vida real embalam a obra Roteiro de Casamento. Filme feito na argentina, o longa não chega a duas horas. Pegue a pipoca e aproveite o momento a dois!

Veja mais inspirações de casamentos no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários