A festa de noivado é a primeira comemoração relacionada ao casamento. É a partir desse momento que os planos da vida a dois e todas as expectativas em torno disso começam a ganhar vida. E para ter um evento perfeito, é necessário pensar com carinho em todos os detalhes, do dia e local à mesa de noivado, docinhos e muito mais.

mesa-de-noivado
Foto: Corrie Lynn Photo

 

O bê-á-bá da festa de noivado

Diferentemente do casamento, a festa de noivado costuma ser mais simples e intimista. “Como não é planejada com antecedência, não tem um orçamento reservado”, aponta Flávia Paiva, diretora executiva da empresa Eu Faço a Festa.

Sendo assim, o recomendado é pensar em ideias para noivado simples, com poucos convidados. “O ideal é chamar as pessoas com quem se tem mais intimidade, que sejam indispensáveis em qualquer comemoração relacionada ao casamento”, ressalta a especialista.

Por ser um evento menor, o local também não precisa ser glamoroso. É possível montar uma mesa de noivado simples e bonita no jardim da casa dos pais, por exemplo. Caso o espaço não seja o suficiente, vale recorrer ao salão de festas do prédio de algum amigo ou até um pequeno bistrô.

Em relação à data, o ideal é comemorar o noivado entre dois e três meses após o pedido de casamento. “Caso deixem o tempo passar mais do que isso, podem perder o timing, no qual a novidade ainda está fresca e todos querem saber mais detalhes”, alerta Flávia.

festa-de-noivado
Foto: Ellie Koleen

 

Como descobrir o estilo da decoração

Por mais simples que seja a comemoração, é importante pensar em ideias para a decoração da festa de noivado. O estilo, entretanto, não precisa ser uma prévia do que os convidados vão ver no casamento. “O casal começou a pensar agora sobre o Grande Dia e dificilmente terá claro o que deseja”, diz Flávia.

Para se inspirar, a dica é procurar referências no Pinterest, Instagram e outras rede sociais. “A partir delas, é possível traçar o perfil do casal e qual linha de decoração seguir: rústico, moderno, clássico, retrô, boho chic”, afirma Juliana da Mata, sócia-proprietária da empresa As Assessoras.

Os estilos rústico e clássico, porém, são os mais usados. De acordo com Juliana, as maiores diferenças entre eles estão na mobília e nos acessórios usados na composição das mesas do bolo e dos convidados. Entenda:

• Mesa de noivado rústico: envolve elementos mais pesados, como madeira de demolição, caixotes, letras e placas em MDF, pallets, detalhes em sisal ou juta e um mix de objetos que remetam a algo mais despojado, como lampiões, varal de luzes, flores e folhagens.

• Mesa de noivado clássico: castiçais de vela, vidros, espelhos e elementos com traços simples e elegantes são convidados de honra nessa decoração. Também pede por uma mesa de noivado com flores mais imponentes e paleta de cores claras e suaves.

Mesmo definindo que a decoração da mesa de noivado é simples, você não está segura sobre qual estilo seguir? Então, opte por um tema atemporal, longe das tendências do momento. “Assim, você se orgulhará de ver as fotos anos depois, sem achar que pecou em alguma escolha que ficou ultrapassada”, comenta Flávia.

mesa-de-noivado-clássica
Foto: Shawn Marie Photo

 

O que não pode faltar na mesa de noivado

Independentemente de ser uma mesa de noivado simples rústica ou clássica, ela será a atração principal do evento. Por isso, alguns elementos precisam estar presentes.

O bolo de noivado é figurinha carimbada. “Ele pode ser decorado especialmente para a data, ou ser apresentado em uma versão mais simples”, conta Flávia. Os docinhos entram para deixar a mesa ainda mais bonita. “Sempre sugerimos usar forminhas florais seguindo os tons da decoração”, revela Juliana.

Quem quiser deixar a mesa mais pessoal, a dica é tentar representar a trajetória do casal. “Porta-retratos com momentos dos dois, por exemplo, deixarão a decoração mais especial e exclusiva”, indica Flávia.

mesa-de-noivado-com-porta-retrato
Foto: Chantel Marie

 

Famosos x DYI

Mesas de noivado de celebridades como Thássia Naves e Danila Guimarães são mais luxuosas, e super inspiradoras! Por conta disso, elas são ótimas fontes para quem busca algo diferente na hora de decorar.

Uma dica para quem quer se inspirar na mesa de noivado de digital influencers, é pensar em elementos mais fáceis de serem encontrados, ou até mesmo a paleta de cores utilizada.

Para quem procura uma mesa de noivado simples e barata, a dica é colocar a mão na massa. “Isso deixa a decoração mais personalizada e mostra aos convidados um carinho extra”, garante Juliana.

Entre os projetos do tipo faça-você-mesmo, Flávia aponta que os mais populares são: pompons de papel de seda, bandeirinhas de papel ou de tecido, guirlandas de coração, flores de papel crepom, arte com rolhas de bebida, e decoração comestível com biscoitinhos decorados, espetinhos de frutas e mais.

mesa-de-noivado-da-Thássia-Naves
Foto: Reprodução Instagram/@thassianaves

 

Mesa de noivado comunitária

Uma outra opção muito usada, e é perfeita para deixar os convidados mais próximos, são as mesas comunitárias! Quem apostou nelas foram as influenciadoras digitais, Thássia Naves e Danila Guimarães.

Elas podem ser montadas de diversas maneiras, e conter elementos da decoração da festa!

Foto: Reprodução Instagram Thássia Naves

 

Foto: Reprodução Instagram Thássia Naves

 

Foto: Reprodução Instagram Danila Guimarães

20 inspirações para a mesa de noivado

A seguir, separamos diferentes ideias de mesa de noivado para você copiar ou se inspirar. Confira!

mesa-de-noivado
Foto: Katie Shuler

 

mesa-de-noivado
Foto: Sanaz Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Peyton Byford Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Firm Anchor

 

mesa-de-noivado
Foto: J Wiley Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Jarrod J. Photo

 

mesa-de-noivado-
Foto: Jamie Hardin Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Loft Photographie

 

mesa-de-noivado
Foto: Wolf and Wildflower Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Roxanne McClure Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Mary Costa Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Phil Chester

 

mesa-de-noivado
Foto: Afrik Armando

 

mesa-de-noivado
Foto: Ivy Road Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Svetlana HillKovich

 

mesa-de-noivado
Foto: Kayla Fisher Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Megan Welker

 

mesa-de-noivado
Foto: Justin DeMutiis Photography

 

mesa-de-noivado
Foto: Kami Olavarria

 

mesa-de-noivado
Foto: Brooklyn Caroline Photography

Tags da matéria

Comentários