Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

11 ideias de presentes de casamento dos padrinhos para os noivos

Dúvidas sobre como presentear o casal? Abaixo vamos te ajudar a escolher um presente que a madrinha deve dar aos noivos.

O papel das madrinhas e dos padrinhos de casamento costuma ser um dos mais importantes de toda a cerimônia. São nessas pessoas em que os noivos confiam e que acreditam estar prontos para cuidar deles. Por este motivo, receber esse convite é muito especial!

E, nesta posição de destaque, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual presente de casamento os padrinhos devem dar aos noivos. Afinal, precisa ser caro? Se não tiver como arcar com os custos de algo caro, deve-se rejeitar o convite?

De forma alguma! 

Para não ter dúvidas sobre como presentear os noivos apadrinhados, leia o restante do artigo e confira dicas e ideias!

madrinha

Foto: Brandon Kidd /S Style Me Pretty

O que considerar na hora de escolher o presente que os padrinhos devem dar aos noivos?

Tradicionalmente, os padrinhos de casamento costumam arcar com os itens mais caros da lista de presentes. Entretanto, atualmente, isso mudou um pouco devido à tendência de dar e receber presentes mais significativos e sentimentais. 

Sendo assim, caso opte por algo mais tradicional, a dica mais segura é se basear na lista de presentes criada pelos noivos que,  normalmente, envolve itens para casa, como louças, eletrodomésticos e itens de decoração.

Para aqueles que querem seguir na linha dos presentes significativos, sinta-se à vontade para inovar, considerando o que você sabe sobre o casal. Um presente legal pode ser o bolo do casamento, um jantar para os noivos ou  uma cota da viagem de lua de mel.

Existem, ainda, os casais que preferem produtos que podem ser convertidos em dinheiro ou que sejam feitas doações para uma instituição beneficente. 

Para não errar no presente, independente da linha que queira seguir, considere as dicas a seguir!

madrinha

Foto: Jessica Burke

Veja também: Operação madrinhas! Quais as funções das melhores amigas da noiva?

Passo 1: Leve em consideração o seu orçamento pessoal

A primeira dica para escolher o presente dos noivos sendo madrinha é não ficar presa aos valores. A CEO da Venga Eventos explica que, assim que você receber o convite para ser madrinha, é legal estipular  um valor que você pode assumir para a compra de um bom presente.

“Porém, sempre enfatizo que é bom lembrar que os custos das madrinhas vão além do presente, já que terá gastos com os preparativos, vestido, cabelo, maquiagem e outros. Então, planeje os seus gastos pessoais junto com a compra do presente”, comenta Sonia.

Agora, se mesmo fazendo as contas, você tem orçamento para dar um presente de maior valor, é legal aliar o valor emocional ao financeiro do presente. Como dar o bolo da festa, pagar a banda ou até mesmo dar um passeio no destino da lua de mel do casal.

Em contrapartida, se colocando as contas no lápis você não terá orçamento suficiente para dar um presente de alto valor aquisitivo, não se frustre. O casal não te convidou para ser madrinha por causa do presente. 

Use e abuse muito da imaginação para criar algo de valor emocional e com um custo dentro da sua realidade.

Passo 2: Como é a sua proximidade com a noiva?

Há casos em que o padrinho é muito amigo do noivo e por consequência a noiva convida a companheira desse amigo para ser madrinha. Nesses casos, o recomendado é seguir a lista de presente dos noivos para não ter erro, já que a madrinha em questão não tem intimidade com a noiva.

Agora, se você é super amiga da noiva, compartilha vários momentos especiais com ela, essa proximidade pesa no presente. Por isso, aliar o emocional com o financeiro pode ser uma opção. 

Por exemplo, você pode dar os docinhos da festa, pode comparar uma lingerie “bapho” pra lua de mel, pode fazer a melhor despedida de solteira e até mesmo organizar uns dos chás do casal.

Passo 3: Na dúvida, recorra aos que foi pedido pelos noivos na lista de casamento

Como falamos acima, caso você esteja na dúvida se os noivos vão gostar ou não do presente, siga a lista de casamento.

Atualmente existem listas de presentes temáticas e você pode comprar uma cota da lua de mel ou até mesmo doar uma certa quantia para uma instituição de caridade escolhida pelo casal.

No iCasei, por exemplo, os noivos fazem as listas, mas no final retiram o valor em dinheiro. Ou seja, o presente que pode parecer chato, pode ajudar muito os noivos.

Então, em caso de dúvidas, não se arrisque e siga o que foi pedido na lista.

Veja Também: Confira 20 presentes de casamento que todo casal adora ganhar

Dica Extra: o que não fazer na hora de escolher presente de casamento dos padrinhos para os noivos?

Em primeiro lugar, não recuse um convite para apadrinhar um casal por conta de dinheiro. Se eles te convidaram, sabem da sua realidade financeira e não estão pensando em presentes. Além disso, há sempre a possibilidade de se reunir com outros padrinhos para dar um só presente mais valioso. 

Diante de tudo isso, independente do valor do presente, atente-se às seguintes questões:

  • Não dê presentes fora da lista feita pelo casal: se você não é íntima dos noivos, não dê nada fora da lista de presentes. Caso você queira agradar, dê um presente da lista e complemente com outro, mas cuidado com isso.
  • Leve sempre em consideração o gosto do casal, e não o seu: se os noivos são mais minimalistas, por exemplo, respeite isso! Não queria dar algo que agrada você e não eles.
  • Antes de dar um presente grande e caro, confira se o casal já não adquiriu o produto/serviço: dar presente repetido não dá. Então, antes de fazer surpresa, converse com os noivos ou com as famílias deles para sondar se eles já não estão se preparando para comprar o item ou serviço. 
  • Não deixe o presente para última hora: planeje-se para não perder a oportunidade de dar algo legal para os noivos.

madrinha

Foto: Lauren Kinsey

11 ideias de presentes de casamento dos padrinhos para os noivos

Inspire-se nas ideias e opções abaixo e seja assertivo no seu presente de casamento dos padrinhos. Lembre-se do passo a passo acima e sempre se coloque no lugar dos noivos para não errar na escolha!

1. Móveis e acessórios de casa

Se os noivos ainda não tem seu cantinho pronto e pediram na lista de presente alguns móveis e acessórios de casa, essa é uma boa opção de presente. Pois, além de ser funcional, você dará algo que eles precisam e que vai fazer a diferença na rotina deles.

Desse modo, você deve levar em consideração seu orçamento e presenteá-los com itens como: sofá, mesa de jantar, poltrona, rack, jogo de cadeira, jogo de panelas e por aí vai.  

2. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Como esses são itens essenciais em qualquer casa, dar eletrodomésticos e eletroeletrônicos também não tem erro. Só atente-se a marca, modelo e tamanho pedidos na lista de presente para os noivos não terem que trocar posteriormente. Algumas opções são: geladeira, microondas, fogão, liquidificador, torradeira e outros.  

3. Itens de decoração

Este tipo de presente só é recomendado se você tem intimidade com os noivos, pois é necessário conhecer o gosto deles para decoração. Desse modo, seu presente pode ser uma obra de arte, um bordado de uma foto do casal, um tapete, um espelho, um lustre e outras opções.

Só não se esqueça de consultar os noivos antes e deixar claro que esse será o seu presente antes deles comprarem ou colocarem na lista de presentes.  

4. Cama, mesa e banho

Cama, mesa e banho são itens essenciais que merecem uma certa qualidade. Por isso, eles são ótimos presentes para o casal. Entretanto, você deve ter o mínimo de intimidade com eles, pois o recomendado é dar itens funcionais.

Desse modo, pergunte que tipo de roupa de cama eles gostam, que tipo de fios, qual a cor preferida para as toalhas e se eles já tem jogo de mesa e jogo de jantar.

Pois, caso esses itens já estejam na lista de presente, ótimo. Aposte neles. Caso não, converse com os noivos antes e veja qual modelo, tamanho e marca eles são acostumados a usar.  

5. Cotas para Lua de Mel

Outra opção de presente que não tem erro é comprar uma cota para a lua de mel do casal. Pois, como atualmente os noivos já se casam com a casa montada, eles costumam pedir que os convidados (incluindo os padrinhos) para dar valores que serão usados para pagar a viagem de lua de mel.

Desse modo, se você tem intimidade com o casal, além da cota, dê um jantar em um restaurante romântico no destino, compre um passeio típico do local ou dê uma diária em um hotel 5 estrelas no local escolhido para a lua de mel.

Entretanto, se você tiver com o orçamento apertado, dê apenas a cota ou o passeio. Faça as contas e consulte os noivos para saber se eles já não estão contanto com esses detalhes na viagem. 

Outra dica ideal de presente que a madrinha deve dar aos noivos é dividir uma pequena lua de mel com os outros padrinhos e madrinhas, caso os noivos tenham “deixado para depois” a viagem por conta dos altos custos do casamento.

Assim, converse com os outros padrinhos e dê esse mimo pra lá de especial para o casal.

6. Quantia em dinheiro

Assim como as cotas de lua de mel, dar uma quantia em dinheiro para os noivos também é um presente. Pois, eles podem usar o valor do jeito que eles quiserem e como necessitam. Seja para pagar contas ou se divertir, o destino do valor é por conta do casal.

Atualmente, há listas de presentes de casamento, como as do iCasei que são totalmente revertidas em dinheiro. Ou seja, os noivos podem montar uma lista temática com móveis e eletrodomésticos, por exemplo e no final, ao invés de retirar os produtos, eles pegam o valor do montante total.

Assim, se você souber que os noivos estão usando essa opção, o melhor presente será o da lista. Pois, eles poderão usar a quantia para planos futuros. 

7. Complemente seu presente com algo significativo

Resolveu dar um presente da lista, mas você tem uma ligação com a noiva e o noivo e está sentindo que poderia ter dado algo melhor? Complemente seu presente com algo significativo!

Pode ser um champanhe pra hora do brinde, mandar flores para a suíte da lua de mel deles e até mesmo escrever uma carta. Tudo vale quando se tem sentimentos e emoções.

8. Sessão de fotos para o casamento

Outra opção excelente para as madrinhas darem de presente para os noivos é a sessão de fotos para o casamento. Conhecida como pré-wedding, nessa sessão de fotos os noivos vão para um lugar bonito e tiram várias fotos com vários looks.

Tem noivas que gostam de usar o vestido do casamento para fazer a sessão de fotos e depois guardar de lembrança. Então, como esse é um momento especial, junte as madrinhas e padrinhos e dê uma sessão de fotos.

Assim, para deixar do gosto e agrado do casal, deixe eles escolherem o local e aceite opções de fotógrafos que eles gostam.

9. Despedida de solteiro ou chás

Um dos deveres das madrinhas é ajudar na organização dos chás e na despedida de solteiro. Mas, se você quer deixar a noiva bem feliz, que tal dar de presente um desses eventos para ela?

Uma excelente ideia é fazer uma surpresa e convidar a família e outros amigos. Além disso, faça esses eventos em uma temática que ela goste e sirva comidas e bebidas que ela ame para deixar tudo especial. 

10. Aluguel ou compra do vestido de noiva

Outra forma de dar um presente memorável é arcar com o aluguel ou compra do vestido de noiva. Sim, imagine só o quanto esse presente é especial.

Mas, para deixar a noiva à vontade para escolher o que ela quiser, vá nas provas de vestido e quando ela bater o martelo, fale que seu presente é o vestido. Temos certeza que será um momento de muita cumplicidade, carinho e vocês duas nunca vão esquecer!

11. Pense na entrega do presente

Cartões? Mensagens escritas à mão? Sim, tudo o que for orgânico é a aposta de sempre, para um momento tão especial.

“Apesar de estarmos vivendo uma era de muita tecnologia, temos que tentar manter os hábitos corretos. E, preparar uma mensagem escrita especial, é uma forma de mostrar o seu carinho anexado ao presente”, ressalta Sonia.

“Fazia questão de escrever cada cartão para os noivos, com algumas passagens personalizadas, com histórias nossas. Eu sou do time que acredita que o conteúdo do cartão tem um peso tão grande quanto o presente.”, diz Laura Pereira, que tem um histórico invejável de apadrinhamentos na vida. 

Então, se você está em dúvida em como entregar o presente, por mais simples ou sofisticado que ele seja, a dica é conversar com o local onde você vai comprar o mimo, para criar uma maneira diferente na entrega, pensando nas cores ou na identidade visual da festa. “Isso é outra maneira de mostrar o seu carinho”, conta Sonia.

madrinha

Foto: Meiwen Wang

Boas opções de presente de casamento para os padrinhos darem aos noivos não faltam! Basta conhecer o casal e perguntar a eles o que desejam. 

Se for o caso de ajudá-los a organizar esses pedidos e recebimentos, uma lista de presentes de casamento é excelente. Na iCasei, por exemplo, os noivos podem fazer listas temáticas e todo o valor arrecadado é revertido em dinheiro que pode ser gasto como eles quiserem. 
Veja como funciona a
lista de casamento da iCasei!

</>

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024