A decisão de dar um passo adiante e fazer o tão esperado pedido de casamento está super relacionada à imagem das alianças. Mas além da dupla icônica, o noivo também pode optar por presentear sua futura esposa com um lindo anel de noivado solitário.

Anel de noivado solitário
Foto: Danielle Coons Photography

 

Anel de noivado solitário ou alianças?

Marcar o pedido de noivado com uma joia é compartilhar com o parceiro um símbolo sólido de seu amor e comprometimento com a relação. “Tenho visto uma mudança muito grande na busca por anéis de noivado”, afirma Nina Bruni, proprietária do Nina Bruni Atelier.

E o anel de noivado solitário, com apenas uma pedra preciosa, não é a única escolha para as mulheres. Nina destaca que é possível fazer uma combinação de diamantes no aro e até aderir ao estilo conhecido como before, during and after. A opção usa três diamantes, um no centro e dois laterais. Cada um simboliza o histórico do casal, o noivado e o futuro juntos.

Apesar de lindíssimo, apostar em um anel de noivado exige um investimento mais alto. Isso porque ele envolve pedras preciosas em tamanhos maiores e em mais quantidade. Além disso, é preciso colocar também no orçamento o valor das alianças de casamento que serão compradas após o anúncio do noivado.

Foto: Heather Waraksa

 

Anel de noivado: como usar

Além do anel de noivado solitário, você pode apostar logo de cara no par de alianças. Essa é uma opção interessante quando o noivo não abre mão de mostrar seu comprometimento à sociedade durante o período de noivado.

Mas as alianças de noivado podem ser as mesmas do casamento? Sim! Barbara Guth, joalheira e diretora do Dia da Aliança, diz que esse é um caminho muito popular entre os casais. “Muitos deles preferem usar a aliança na mão direita, durante o noivado, e passá-la para a esquerda no dia do casamento”, afirma.

Para os casais que não conseguirem decidir por qual caminho seguir, é possível ainda abraçar as duas ideias. Isso porque o solitário é comumente usado em uma composição com a aliança de casamento. “Temos muitos clientes que já vem com o anel de noivado solitário e querem compor com a aliança, para combinar os dois”, conta a joalheira.

Foto: Kim James Photography

 

Nesse sentido, algumas noivas preferem manter o anel de noivado solitário na mão direita. Como se fosse um acessório. Enquanto outras decidem por usar a joia no mesmo dedo que a aliança após o casamento, na mão esquerda. O uso também pode variar de acordo com o estilo ou as ocasiões. Fica sempre a critério da noiva.

Apesar das diversas opções de modelos e usos, descobrir o anel de noivado ideal para cada estilo de noiva não deve ser motivo de estresse. “Nossa dica para os casais é sempre a seguinte: ‘o que te faz feliz? O que a outra pessoa representa para você?’. O que importa não é a escolha da joia, mas, sim, como vai surpreender a pessoa amada”, finaliza Barbara.

Foto: Melanie Nedelko Photography

 

Anel de noivado: preço

Quando o assunto é estilo, as opções são mais variadas ainda. Você está procurando por um anel de noivado de diamantes? Ou seria melhor um anel solitário de ouro? Um anel de noivado prata? Saiba que todos os desejos são possíveis quando se pensa na confecção dessa joia cheia de significado.

Os anéis e as alianças costumam usar metais preciosos em sua confecção. O ouro é um dos mais populares. O metal é usado em duas variações: ouro 18k e 14k. O primeiro tem alta pureza, o que o torna muito valioso e mais caro. Enquanto o segundo tem menos pureza e tende a ter custo menor em comparação ao primeiro.

Nina destaca ainda outra opção de metal precioso, a platina. “Ela é muito especial e super rara no Brasil. É um metal mais duro que o ouro e com uma resistência superior”, explica. A especialista ainda destaca que ele é o único que é verdadeira e eternamente branco. Característica que tende a destacar o brilho dos diamantes — e elevar seu valor de mercado.

Foto: Elizabeth Fogarty

 

Do jeito que você quiser

Quando o assunto são pedras, os diamantes continuam sendo os mais queridos. Por conta de todo o seu simbolismo e beleza estonteante. Mas já tem muita gente procurando outras combinações.

Nina diz que um dos usos que tem ganhado espaço é cravar o diamante de cabeça para baixo no anel. “Dá um visual totalmente diferente com a parte pontuda para cima”, garante. É possível ainda seguir uma linha que tenha a ver com algo marcante para o casal. A especialista lembra de um noivo que decidiu cravar um topázio azul dentro do aro do anel para simbolizar a cor dos olhos da amada. Romântico, né?

“Também há um movimento de mulheres preferindo modelos de anel de noivado solitário com um design mais diferente e arrojado”, destaca Barbara. Muitas delas já optam por combinações que saem do tradicional. Inclusive sem a pedra preciosa cravejada.

A joalheira ainda conta que tem acompanhado uma crescente no número de casais que fabricam a própria aliança de casamento. “Passar por um ritual no qual eles podem forjar juntos os anéis é um processo que tem encantado muito os noivos. Isso porque vai além de visitar uma loja e comprar um conjunto pronto”, afirma.

Foto: Nina Bruni

 

Símbolo de amor

O design circular da aliança por si só já passa a ideia que ela representa no casamento: a eternidade. “Ela é um símbolo muito forte, porque você faz a troca de algo que acredita que vai continuar e ser cíclico”, destaca Nina.

Além disso, a força do anel de noivado solitário e das alianças também está ligada à sua durabilidade. Nina lembra que é muito comum ver filhos e netos usando os anéis de seus entes queridos como um sinal de respeito e amor. “A aliança é um símbolo muito marcante, porque ela traz a memória de um momento especial por toda uma vida e para as próximas gerações.”

Veja mais inspirações de anel de noivado no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários