Mais íntimo e com menos pessoas, o momento de anúncio do casamento geralmente contempla os familiares e amigos mais próximos. Na hora de pensar em como organizar o seu noivado, um dos primeiros elementos a se pensar é o bolo de noivado. Sabores, decoração e quantidade precisam ser pensados seguindo o perfil do evento e do casal. 

Bolo de noivado cor rosé metálico e escrito
Foto: Pinterest/ Reprodução

Bolo de noivado: principais dicas para escolher

De forma geral, o noivado é uma reunião para cerca de 30 pessoas, com as quais os noivos têm mais intimidade. Por conta disso, pensar em um sabor de bolo de noivado que agrada a todos é o mais indicado. Se a família tem crianças, é importante não esquecer delas também.

“É mais uma tradição e pode dar uma ideia do que está por vir no Grande Dia. Um momento quase sempre mais íntimo. Dessa forma, o bolo segue esse estilo”, comenta Carol Melo, chef que dá nome à empresa de doces e bolos de casamento. “Na decoração também é possível ousar e usar um pouco mais de cor, com flores amarelas ou rosas”, indica Carol.

Veja mais: Ideias de decoração para a festa de noivado

Foto: Divulgação/Piece of Cake

 

A famosa pasta americana, entretanto, deve ser evitada nesse tipo de bolo. Embora seja queridinha entre os noivos pelo acabamento bonito, bolo de noivado com chantilly espatulado ou com merengue são mais modernos – e até combinam com flores naturais.

Outra dica que possibilita um bolo de noivado simples e barato é usar a composição de bolos pequenos na mesa.  “Ela pode ser uma saída para quem não quer algo tradicional, com o item branco no centro das atenções”, afirma Silvia Chuairi, uma das chefs à frente da Mariza Doces.

Bolo de noivado branco de 2 andares com flores
Carol Melo/ Divulgação

Tamanhos e cores para cada estilo

Carol comenta que as noivas mais clássicas tendem a escolher um bolo de noivado de dois andares, mais estruturado. Já uma tendência moderna é colocar as iniciais dos noivos na decoração. Julie Piovezanni, da Piece of Cake, afirma que esse tem sido um pedido comum entre seus clientes. “Até usamos a mesma grafia do convite impresso na peça”, revela.

Uma das dicas de Julie também é fazer um bolo proporcional ao evento organizado para evitar que o mesmo imite o do casamento, por exemplo. Pessoalmente, ela aposta mais nas opções clássicas. “Bolo branco, clean e com até dois andares é de bom tamanho”, indica.

Seja para 30 ou 100 pessoas, um bolo de noivado quadrado ou redondo pode ser feito de diferentes formas. Julie explica que se o evento for para menos pessoas e o casal ainda assim quiser um bolo mais alto, é possível fazer a base fake e, na parte superior, colocar o bolo comestível.

Bolo de noivado branco de 2 andares
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Uma das novidades entre os pedidos feitos com Carol é o granulado dourado. Ele dá um toque de sofisticação ao doce. Mas o sabor de chocolate continua em alta. “Na ocasião, esse item é servido como uma sobremesa. E cai muito bem com uma bola de sorvete de creme, por exemplo”, conta.

Já entre os diferenciais dos pedidos feitos com Julie, estão os bolos com topos que representam o casal. “Em uma das situações, o rapaz tinha feito o pedido de casamento em Paris, na França. Então, para o bolo de noivado, eles optaram por colocar um topinho representando o momento”, lembra. Sim, o topo de bolo para casamento não precisa só aparecer na cerimônia.

bolo-de-noivado-pinterest-com-dourado
Foto: Pinterest/ Reprodução

 

Cálculo de quantidade e os sabores favoritos

Em uma festa de casamento, a comida é sempre farta. Esse pode ser o motivo pelo qual os convidados saem satisfeitos mesmo sem ter comido de todos os pratos da festa. Entretanto, em eventos com menos pessoas, a variedade do que será servido pode ser menor. Então, pensar na quantidade certa é importante. O bolo de noivado não fica de fora.

“Quanto mais íntima for a festa, mais se consome o bolo. Nesse caso, ele é menos visual e mais comestível mesmo”, afirma Carol. Para ela, a conta a ser feita para determinar a quantidade de bolo é de 70 a 100 gramas por convidado. “E é sempre importante levar em conta o gosto que mais prevalece entre as pessoas que estarão presentes”, alerta.

Julie comenta que há algumas opções mais pedidas, de forma geral. “Nozes com baba de moça e creme de limão estão sempre na lista”, revela. Para os noivos que querem inovar, uma boa pedida é o red velvet. Esse bolo de noivado vermelho e branco é feito com massa de frutas vermelhas e buttercream.

Para Silvia, alguns sabores são escolhas certeiras em quase todas as ocasiões. Massa de pão de ló ou chocolate, com recheio de doce de leite e nozes são as apostas da profissional. “Esses são os sabores que mais agradam. Acho que, hoje, tem muita ‘gourmetização’ do que já existe”.

 

Bolo de noivado naked com flores vermelhas
Foto: Pinterest/ Reprodução

Das inspirações à realidade

Todos os preparativos do casamento fazem parte de um processo que pode durar meses e marcar a vida do casal. As inspirações para esse momento são muitas e mesmo o começo dessa história, com a escolha do bolo de noivado, cada detalhe faz a diferença.

Suelen Alves ficou noiva este ano e já sabia o que esperava desse item do evento. “Eu queria o bolo no centro da mesa, como atração principal. Queria que ele representasse bem esse momento de união com as pessoas”, conta.

A noiva comenta que ela, inclusive, fez questão de cortar o próprio bolo, uma simbologia que faz parte da reunião entre as pessoas. O evento foi em um jantar para cerca de 30 pessoas. Já o bolo foi pensado para que melhor se encaixasse com a ocasião e paladar dos convidados.

Suelen tinha uma preferência pessoal para o sabor, mas optou por agradar a maioria dos que estavam presentes. “Eu gosto de chocolate com damasco. É até mais sofisticado. Entretanto, eu sabia mais ou menos o que a maioria das pessoas gostavam. Além disso, havia crianças. Então, escolhi por um bolo de chocolate com frutas vermelhas. Todo mundo adorou”, lembra.

Veja mais: Como comemorar a festa de noivado

Bolo de noivado com flores realistas
Foto: Pinterest/ Reprodução
Tags da matéria

Comentários