Revista

Quais os sabores de bolos de casamento mais pedidos?

Quer saber os sabores de bolos de casamento queridinhos dos noivos? Confira as dicas de confeiteiros para escolher o bolo do Grande Dia

O corte do bolo de casamento é um momento especial e traz todo um simbolismo: é a primeira partilha do casal. Por isso, nada melhor do que começar a vida a dois de uma maneira bem doce.

Quer saber quais os sabores de bolos de casamento mais pedidos pelos noivos? Confira abaixo uma seleção de delícias apontadas por diferentes confeiteiros:

 Leia também: Bolo de casamento 2019 | Tendências de sabores e texturas

  1. Limão siciliano

Para Nelson Pantano, da The King Cake, o sabor é um dos queridinhos dos noivos. Na receita de sua marca, o bolo é feito com massa de limão siciliano com semente de papoula e recheio de ganache de limão siciliano e creme de pistache.

Antonio Maciel, da Antonio Maciel Cakes, também aponta que o recheio de limão siciliano com brigadeiro gourmet de castanha-do-pará está entre os preferidos dos seus noivos.

Veja também: Geode cake | Tudo sobre esse estilo de bolo para casamento

bolos de casamento

Foto: Antonio Maciel Cakes

  1. Praliné de amêndoas

Muitos noivos buscam sabores clássicos na hora de escolher o bolo de casamento. Julia Piva de Albuquerque, da empresa Pati Piva, aponta que o sabor mais pedido é o original Praliné de Amêndoas.

“É um pão de ló branco com uma camada de recheio de geleia de framboesa, uma de dacquoise de amêndoas com praliné e uma camada de mousse de chocolate”, conta.

Veja também: Drip Cake | Saiba tudo sobre esse bolo cheio de cor e personalidade

  1. Massa amanteigada clássica

Este é um dos tipos de massas mais pedidas pelos casais, segundo Maciel. “É quase uma unanimidade entre os noivos. É o nosso carro-chefe. É super aerada, tem a umidade própria dela”, afirma.

Esta massa pode ser combinada com os mais diferentes recheios, como é o caso do limão siciliano com brigadeiro gourmet de castanha-do-pará mencionado acima, chocolate belga com menta e brigadeiro gourmet de nozes com a geleia rústica de damasco – este último costuma ser o mais pedido pelos noivos, de acordo com Maciel.

sabores de bolos de casamento

Foto: Antonio Maciel Cakes

  1. Red velvet

De origem norte-americana, o red velvet também conquistou o coração de vários brasileiros e já aparece em muitos casamentos, inclusive na versão “naked cake”.

Pantano aponta o sabor como um dos preferidos pelos noivos, que geralmente é feito com recheio de champagne e framboesa.

bolo de casamento

Foto: Jenny Hass Photography

  1. Bem casado

Da mesa de lembrancinhas para o bolo – os bem-casados fazem tanto sucesso que o bolo com este sabor se tornou um dos preferidos dos noivos, de acordo com Julia.

sabores de bolos de casamento

Foto: Bolo por Pati Piva

  1. Brigadeiro

Como estamos no Brasil, fica difícil fugir desta preferência nacional: o brigadeiro. Julia conta que o sabor está entre os queridinhos dos noivos para bolos de casamento.

O sabor também aparece entre os preferidos dos clientes de Maciel, como os sabores brigadeiro gourmet de nozes e o limão siciliano com brigadeiro gourmet de castanha-do-pará.

Veja também: Topo de bolo de casamento | Como escolher o melhor modelo

  1. Maçã

Quer inovar e fugir dos sabores tradicionais dos bolos de casamento? Pantano conta que dentre os mais pedidos de seu menu está também o bolo de massa de maçã com especiarias e recheio de caramelo de noz pecan e amêndoas ao mel.

sabores de bolos de casamento

Foto: bolo por The King Cake

Veja também: Menos é mais: bolo de casamento simples e gostoso para o casamento

Acabamentos e coberturas 

Um bom bolo de casamento também é feito para comer com os olhos, uma vez que chama atenção pelo acabamento.

“A confeitaria artística para bolos de casamento passou por uma evolução bem rápida nos últimos 20 anos. Usava-se muito antigamente o glacê e o glacê mármore, mas tinha problema de trincar. Com o tempo passou-se a usar a pasta americana”, lembra Maciel.

sabores de bolos de casamento

Foto: bolo por Antonio Maciel Cakes=

Pantano destaca que para uma cobertura mais sofisticada, ele prefere utilizar a pasta americana, uma vez que ela permite um leque de texturas (dentre elas as mais clássicas) bem maior que as outras opções.

“Usamos o glacê real para texturas de bolos cobertos com pasta americana. Usamos o buttercream/glacê para semi nakeds ou espatulados – são tipos de bolos com temática de decoração mais rústica”, justifica.

Leia também: Dicas para escolher o bolo de casamento rústico ideal

Maciel afirma que a pasta americana é muito pedida para casamentos mais clássicos e formais.

“Ela é mais versátil e oferece a possibilidade de trabalhar com várias propostas de decoração. É possível trabalhar com proposta mais clássicas, mas também com elementos geométricos, mais contemporâneos. Certamente vai em 95% dos nossos bolos”, argumenta.

sabores de bolos de casamento

Foto: bolo por Pati Piva

Julia comenta que o mais solicitado é a pasta americana com as flores de açúcar. “Mas o semi-naked cake tem sido bastante pedido, com o buttercream espatulado deixando um pouco do bolo à mostra”, explica.

Para casamentos diurnos, em ambientes cercados pela natureza (como praia e campo), Maciel aponta que o naked cake sem revestimento ou o  naked cake espatulado (com butter cream) passam a ser uma opção popular.

Elementos decorativos

Os elementos decorativos também são super importantes quando falamos de bolos de casamento. Ultimamente, as flores de açúcar têm sido bastante pedidas pelos casais.

Maciel lembra que antigamente usava-se a flor de biscuit e hoje ela foi substituída pela flor de pasta de açúcar, que é um dos elementos mais sofisticados da confeitaria artística.

“Ela demonstra uma diferenciação do trabalho do confeiteiro, porque há muitas pessoas que fazem, mas sem apostar em uma reprodução realística dessa flor, que fique algo delicado e que reproduza as cores e texturas reais”, destaca.

sabores de bolos de casamento

Foto: bolo por Pati Piva

Pantano explica que as flores de açúcar podem ser usadas em arranjos distribuídos, cascatas, arranjo único minimalista, brocados, intercalando os andares, entre outros. Julia pontua que as flores de açúcar podem ser feitas de todos os tipos, mas as mais pedidas são orquídeas, muguets, rosas, peônias e jasmins.

Leia também: Bolo de casamento pintado à mão | Inspire-se nessas opções

sabores de bolos de casamento

Foto: bolo por The King Cake

Dentre as texturas que mais aparecem, Pantano e Maciel citam renda, micromatelassê, canelado, ruffled, fitas lisas, plissado, texturas geométricas – tudo sempre em açúcar.

No entanto Pantano e Julia também destacam que o ideal é que a escolha do bolo seja feita após as definições da decoração da festa pois ele seguirá a linguagem da decoração do todo. “Não há regra específica, mas o importante é que escolham de acordo com a identidade dos noivos. Precisa ter a carinha deles!”, declara Pantano.

Leia também: Bolo metalizado: o seu toque de futurismo no Grande Dia

 Tamanho do bolo

Quer saber qual é o tamanho de bolo mais pedido pelos noivos? Julia e Pantano são unânimes nesta resposta: os bolos de quatro andares.

Já para Maciel, o tamanho pode variar de região para região, e também de acordo com o estilo do casamento, podendo chegar de seis andares para mais.

sabores de bolos de casamento

Foto: Dhani Borges | Bolo por Antonio Maciel Cakes

Veja mais fotos de bolos para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019