Revista

Mesa de doces para casamento | Inspirações, dicas e cuidados

Para montar a mesa de doces para casamento é fundamental ser democrático, além de se atentar a aspectos como beleza e harmonia

Em uma festa – seja ela no estilo clássico ou rústico – a mesa de doces para casamento acaba sendo um atrativo e tanto. Para deixar os convidados com água na boca, vale não só pensar nos sabores, mas na apresentação das delícias. Isso porque, aqui, comer com os olhos é uma expressão que faz muito sentido.

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Lauren Rosenau

Como montar uma mesa de doces para casamento

A escolha dos doces que vão compor o menu é uma tarefa que leva tempo. Por isso, é recomendável ser feita com antecedência, para que a carga de estresse não influencie na decisão – seja pela falta de tempo ou pela preocupação com outros itens da festa.

Essa dedicação deve acontecer para que os doces componham um cardápio harmonioso. “O ideal é considerar gostos dos noivos e convidados. E vale evitar ter muitos sabores de um mesmo tipo. É preciso variar com um mix que inclui opções com chocolate, frutas secas, doce de leite na proporção que melhor atenda ao evento”, explica Julia Piva, coordenadora de marketing da Pati Piva.

Além disso, na hora de organizar os detalhes da mesa de doces para casamento é imprescindível levar em consideração a decoração do ambiente. Ajustar os arranjos e a iluminação do local pode favorecer na apresentação das guloseimas e trazer equilíbrio à mesa.

cookies-para-casamento

Foto: Rebecca Yale

Sabores queridinhos dos noivos

Seja em uma mesa de doces para casamento simples ou em uma cerimônia glamorosa, algumas opções sempre estão presentes. É o caso do tradicionalíssimo brigadeiro. “Também não pode faltar camafeu de nozes, damascos recheados e docinhos de ovos”, afirma Carol Melo, chef do ateliê de doces finos que leva o seu nome.

De acordo com a especialista, outras delícias que são muito pedidas entre os noivos são: surpresinha de uva, pirâmide de Nutella, bombom de limão, crespinhos de pistache e de coco, cerejinha trufada, e caixinha de brigadeiro com caramelo.

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Sophie Epton

Restrições alimentares

Além de variar os sabores, a mesa de doces para casamento rústico, simples ou chique que quiser agradar a um número significativo de pessoas precisa ser democrática. Para isso, vale pensar naqueles convidados que têm restrições alimentares.

“A festa é dos noivos e ela deve ter a identidade deles. Porém, o casal precisa levar em conta que estão fazendo esta cerimônia para receber outras pessoas. É uma delicadeza pensar nos convidados veganos ou intolerante a lactose, por exemplo”, indica Carol.

donuts-para-casamento

Foto: Carlie Statsky

Doces tendências em 2020

É sempre bom ficar de olho no que vai estar em alta. No caso da mesa de doces para casamento 2020, as delícias variam conforme o estilo de cerimônia. “Na mesa de doces para casamento rústico chique, há uma preferência por crespinho de coco, Romeu e Julieta, brigadeiro e copinho de paçoca”, aponta Carol.

Agora, quem inovar, a dica é apostar em doces criativos, que misturam sabor e sensações. “A caixinha de pérolas, que possui um crocante de Nutella e pérolas por cima, vai estar com tudo este ano”, ressalta Julia.

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Studio 1208

Cuidados importantes

Além de atender aos próprios gostos e ao dos convidados, outros aspectos são importantes na montagem da mesa de doces. A estação do ano, por exemplo, pode interferir na escolha das guloseimas. “Vale evitar alguns doces quando a festa acontece em um local muito quente ou em horário de muito calor. Os mais delicados para este clima são os de chocolate e de morango”, explica Carol.

“Os meses mais quentes do ano pedem doces mais cítricos, como a trufa de limão e o laranja brûlée, bem como os macarons, que são coloridos. Já no frio, predominam os sabores intensos, como chocolate e doce de leite”, aponta Julia.

Fora isso, outro fator que deixa os noivos pensativos quando se fala em mesa de doces para casamento é o preço. O orçamento pode variar bastante, já que gira em torno da unidade por pessoa. Normalmente, a média é de 5 a 7 opções por convidado. Mas esse número pode ser maior ou menor dependendo do quanto os noivos pretendem investir.

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Luna de Mare

Mesa de doces para casamento: 20 inspirações

Aqui, você confere algumas inspirações de mesa de doces para casamento. São opções com delícias clássicas, como trufas, e outras diferentes, como cookies, macarons e até charlottes.

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Aga Jones

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Alexandra Meseke

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Amy Carroll

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Anna Roussos

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Elias Kordelakos

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Ether e Smith

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Everly Films

opções de docinhos

Foto: Flipbooth LA

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Kate Preftakes

bolo e doces para festa

Foto: Barbora Bistiak

biscoitos e profiteroles

Foto: Kristine Herman

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Laura Ivanova

tortas para casamento

Foto: Love is my favorite color

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Rebecca Arthurs

mesa-de-doces-para-casamento

Foto: LANE DITTOE WEDDINGS

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Ruth Eileen

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: The Nichols

Mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Studio Ohlala

mesa-de-doces-para-casamento

Foto: Claudia Hung Wedding

bandeja de macarons

Foto: Shaun Menary

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020