Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Doces veganos no casamento: sugestões para adicionar ao cardápio

Incluir doces veganos no casamento não apenas agrada os convidados veganos, mas também promove a inclusão. Abaixo, compartilhamos algumas dicas para inspirá-lo e adicionar essas delícias ao cardápio.

O veganismo é um estilo de vida. As pessoas não só param de consumir alimentos derivados de origem animal, como também não usam roupas, sapatos e não consomem nada que venha da exploração animal.

Como esse estilo de vida é bastante comum e, por exemplo, você e seu noivo podem ser adeptos ao veganismo, incluir doces veganos no casamento é necessário. Não só para agradar os convidados, mas também para acabar com os preconceitos e comentários desnecessários.

Se você está procurando ideias de cardápio vegano para o seu casamento, continue a leitura! Nós separamos várias dicas para você e seu noivo se inspirarem!

Veja também: Como acertar na quantidade de bolo e doces

Casamento com doces veganos

Foto de Vitor Monthay na Unsplash

Qual é o conceito de casamento vegano?

Como falamos acima, o veganismo é um estilo de vida que tem como base o não consumo de nenhum produto que seja de origem animal. Desse modo, os veganos e até mesmo vegetarianos trazem a humanização para o processo de consumo e também novas oportunidades de mercado como o conceito de casamento vegano.

Ou seja, o casamento vegano é aquele que o cardápio de doces e comidas é feito 100% de pratos sem ingredientes de origem animal ou que tenha as duas opções. 

Para isso, é importante procurar fornecedores que realmente não utilizam ingredientes de origem animal no cardápio e garantir que as comidas não sejam feitas nas mesmas panelas e com os mesmos utensílios que os de origem animal.

Atualmente, devido à alta demanda, já existem diversos fornecedores especializados em buffet vegano para casamentos no mercado.

Por que é importante incluir doces veganos no casamento?

Desde que o veganismo foi se difundindo e seus conceitos foram sendo disseminados, as pessoas, não só os veganos, passaram a se preocupar mais com a procedência dos alimentos que consomem em suas refeições.

De acordo com a chef de cozinha Seli Rigazzi, “não basta apenas estar gostoso, é preciso saber de onde vem, como foi cultivado e de preferência por quem foi cultivado”, aponta.  

Afinal, ter doces veganos no casamento vai além da comida e passa a ser uma opção consciente do casal. Dessa forma, é necessário ter um cuidado com a produção, como falamos acima e pesquisar se o fornecedor não faz a contaminação cruzada. 

É significativo ter doces veganos no casamento, pois demonstra que o casal se preocupa com a origem dos alimentos e reconhece os benefícios para sua saúde e para o meio ambiente. E, engana-se quem pensa que os doces veganos são ruins.

Veja também: Ilha gastronômica indiana para casamentos

Sobremesa vegana

Foto de Casey Chae na Unsplash

O que servir em um casamento vegano: ideias, inspirações e sabores para doces veganos de casamento

O princípio de produção de doces veganos para casamento é a troca dos ingredientes de origem animal por outros produtos que sejam a base de plantas. Isto é, a produção desses doces é diferente, mas o sabor é indiscutivelmente bom. Abaixo separamos algumas dicas. Confira!

Para a mesa do bolo

É comum nos casamento ter docinhos na mesa do bolo. Eles são mais trabalhados e vistosos, assim, escolha opções como: trufa prestígio, camafeu de nozes, flor de marzipã, trufa 80%, bombom de pistache, trufado de cereja, trufado de physalis e trufas de chocolate meio amargo, por exemplo.

Para a entrada

Comumente, nos buffets de casamento tem a entrada e o jantar. Desse modo, os doces veganos podem ser: bolsinha vegana com figos, delícia de uva com tâmara, pistache crocante, cocadinha de sol, cestinha de frutas secas nobres e outros.

Para a sobremesa

Já para a sobremesa vegana, sirva, após o jantar, doces como: doce de abacaxi caramelado, flor de abóbora com coco, damasco com nozes, banana com amêndoas e damasco com coco, por exemplo.

Para servir com o bolo

Nesse caso, a escolha de um bolo de casamento vegano ou não fica a critério do casal. Considerando os acompanhamentos para a fatia de bolo, opte por diferentes tipos de brigadeiros veganos, como o tradicional, de paçoca e de crème brulée.

Bem casados

Como é tradição os noivos oferecerem bem-casados aos convidados, prefira os de massa sem ingredientes de origem animal, com sabores como paçoca, coco, damasco, laranja, limão, frutas vermelhas e outros.

Ingredientes tradicionais x veganos

Na confeitaria tradicional de casamentos, dentre os ingredientes mais usados estão os ovos, leite condensado, leite, chocolate, creme de leite e manteiga — todos de origem animal. Nesse sentido, como acontece a substituição destes elementos na confeitaria vegana?

No mercado de produtos veganos, que estão disponíveis nos supermercados, por exemplo, é possível encontrar substitutos para os produtos de origem animal, como: o leite pode ser substituído por um de coco, o leite condensado por um de amêndoas, o creme de leite pelo leite de coco, a manteiga por margarina vegetal e por aí vai.

Agora o chocolate, o recomendado é sempre usar o tipo amargo, pois ele não contém lactose e nem gordura GVH (gordura hidrogenada criada em laboratório que causa muito transtorno ecológico).

Contudo, vale lembrar que nem todos os ingredientes podem ser substituídos. Ou seja, é necessário criar receitas de doces veganos e isso é o desafio dos confeiteiros atualmente.

Veja também: Menu de casamento fit, low carb e saudável

Casamento vegano: doces, bombons e sobremesas

Foto de Victoria Priessnitz na Unsplash

Doces veganos são mais caros?

Infelizmente, os doces veganos ainda têm um preço um pouco maior com relação aos tradicionais. “A diferença é em média 30% a mais. Justificado pela matéria-prima e produção de produtos 100% no Atelier, assim como o leite condensado vegano, que tem produção artesanal”, revela Seli.

Além disso, os produtos veganos costumam ser um pouco mais caros que os tradicionais e isso pode encarecer a produção. Fora a questão de testar novas receitas e acertar o ponto.

Sendo assim, os doces veganos ainda são mais caros, mas o investimento vale a pena. A chef e especialista em Patisserie, Nicolle Tullio aponta que em sua empresa, os doces veganos ficaram com uma diferença muito pequena de valores no cento se comparado aos doces tradicionais. 

“Em média R$20,00 o cento. Eles são muito mais trabalhosos que os doces comuns, porém nossa ideia é realmente ter essa opção para os noivos poderem fazer um evento mais inclusivo aos seus convidados, e também sustentável. Estamos trabalhando com empresas que coletam nossos resíduos, reciclando a maioria de nosso lixo, utilizando cada vez menos plásticos nos eventos. Então, não subimos o preço no valor de mercado, para podermos realmente facilitar o acesso a essa nova linha e ideia a todos”, afirma Nicolle.

A dica é encontrar fornecedores que apoiam a causa e entreguem doces veganos, lindos, gostosos e ainda que pensem no descarte dos plásticos e lixo gerado na produção.

Portanto, oferecer doces veganos no casamento é uma maneira de respeitar o estilo de vida dos veganos, oferecer doces mais saudáveis que são saborosos e ainda pensar no meio animal e na natureza.

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça os sites de casamento iCasei. Nossa plataforma permite que você crie um site personalizado com lista de presentes e todas as outras informações, além de ter um espaço exclusivo para agradecer cada presente.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024