Revista

Doces veganos no casamento: como incluí-los?

Confira sabores de doces veganos e como funciona sua produção

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018 apontou que 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem. O estudo também mostrou que 60% das pessoas também consumiriam mais produtos veganos se tivessem o mesmo preço que itens que estão acostumados a consumir. Isto é: trata-se de uma tendência que vêm aumentando e já chegou aos casamentos, uma vez que há empresas apostando em opções veganas para o buffet e também os doces veganos.

Faça grátis o download da nossa calculadora de doces, bebidas e comidas

doces veganos casamento

Foto: Bruno Wedd | Seli Rigazzi

Leia também: Cardápio especial no casamento: opções veganas, sem glúten e lactose

Para a chef de cuisine Seli Rigazzi, que tem uma linha de doces veganos, hoje cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos que chegam à sua mesa. “E não basta apenas estar gostoso, é preciso saber de onde vem, como foi cultivado e de preferência por quem foi cultivado”, aponta.  Hoje, em sua empresa, a média de pedidos veganos representa 10% de sua produção.

A chef e especialista em Patisserie Nicolle Tullio, que também lançou neste ano uma linha de doces veganos, conta que a demanda vem aumentando.  “Desde que lançamos a procura tem sido muito boa, e a aceitação também, pois conseguimos criar doces veganos e na mesma linha de doces finos tradicionais. Assim os convidados de um casamento – que é um evento mais elegante e pede doces bem elaborados – não precisam ficar sem comer nesse dia super especial. Geralmente nossos noivos criam seu menu para o evento com 90% dos doces tradicionais, e 10% de doces veganos, assim todos são recebidos com carinho”, destaca Nicolle

Sabores de doces veganos

doces veganos casamento

Foto: Nicolle Tulio

Dentre os sabores produzidos por Seli estão:

– trufa prestígio,

– bolsinha vegana com figos,

– delícia de uva com tâmara,

– doce de abacaxi caramelado,

– flor de abóbora com coco,

– pistache crocante,

– flor de marzipã,

– camafeu de nozes,

– damasco com nozes,

– cocadinha de sol,

– trufa 80%,

– banana com amêndoas,

– brigadeiro vegano de colher,

– cestinha de frutas secas nobres,

– chocolate amargo de origem,

– lascas do céu vegano,

– damasco recheado com amêndoas,

– copinho meio amargo recheado de paçoca.

Já Nicolle oferece bombom de pistache, brigadeiro, trufado de physalis,  trufado de cereja, brigadeiro de crème brulée,  trufas de chocolate meio amargo e damasco com coco.

Seli trabalha ainda com dois sabores de bolos veganos: paçoca com chocolate e prestígio.

 Ingredientes tradicionais x veganos

Na confeitaria tradicional de casamentos, dentre os ingredientes mais usados estão os ovos, leite condensado, leite, chocolate, creme de leite e manteiga – todos de origem animal. Como acontece a substituição destes elementos por itens veganos?

doces veganos casamento

Foto: Bruno Wedd | Seli Rigazzi

Leia também: Ilha gastronômica indiana para casamentos

Nicolle conta que substitui o leite condensado tradicional pelo leite condensado de amêndoas de produção própria. Com relação ao chocolate ela usa um amargo sem lactose e gordura GVH (gordura hidrogenada criada em laboratório que causa muito transtorno ecológico). O creme de leite, por sua vez, é substituído pelo leite de coco e a manteiga por margarina vegetal.

“Tivemos que estudar muito e fazer milhares de testes, pois os produtos para substituição, não nos proporcionam a mesma textura e estabilidade que os ingredientes de origem animal. Então eles têm todo um cuidado e técnicas para podermos deixar no mesmo padrão de doces finos para eventos”, lembra Nicolle.

Produção de doces veganos para casamento

Um passo importante na criação destas delícias é com relação à forma de produção. “Nosso cuidado com a produção é total. Os pedidos veganos são produzidos na parte da manhã, assim não há contaminação cruzada. Os doces tradicionais são agendados para a parte da tarde”, comenta Seli.

doces veganos casamento

Foto: Anna Quast Fotografia | Seli Rigazzi

Leia também: Menu de casamento fit, low carb e saudável | Como fazer?

Nicolle conta que a produção dos doces veganos e dos tradicionais acontece em dias diferentes. “Porém sempre avisamos aos noivos que existe a possibilidade de conter traços de lactose e glúten por serem produzidos no mesmo ambiente. Para casos graves de intolerância – principalmente ao glúten – nós não indicamos. Mas isso tem sido muito difícil de acontecer, pois geralmente os convidados seguem o estilo de vida vegano / vegetariano/ ou possuem intolerância leve à lactose e glúten”, afirma Nicolle.

Doces veganos são mais caros?

Infelizmente, os doces veganos ainda têm um preço um pouco maior com relação aos tradicionais. “A diferença é em média 30% a mais . Justificado pela matéria prima e produção de produtos 100% no Atelier, assim como o leite condensado vegano, que tem produção artesanal”, revela Seli.

doces veganos para casamento

Foto: Mauro Stani | Seli Rigazzi

Leia também: Decoração de casamento sustentável: dicas para seguir a tendência eco-friendly

Nicolle aponta que em sua empresa, os doces veganos ficaram com uma diferença muito pequena de valores no cento se comparado aos doces tradicionais. “Em média R$20,00 o cento. Eles são muito mais trabalhosos que os doces comuns, porém nossa ideia é realmente ter essa opção para os noivos poderem fazer um evento mais inclusivo aos seus convidados, e também sustentável. Estamos trabalhando com empresas que coletam nossos resíduos, reciclando a maioria de nosso lixo, utilizando cada vez menos plásticos nos eventos. Então, não subimos o preço no valor de mercado, para podermos realmente facilitar o acesso a essa nova linha e ideia a todos”, afirma Nicolle.

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020