A preocupação com uma alimentação saudável chegou também ao mundo dos casamentos, e é possível sim, fazer um menu de casamento fit de uma forma que agrade tanto aos noivos, quanto aos convidados.

Com a demanda maior, vinda dos noivos mais exigentes que nunca, a personalização também bateu nos cardápios dos buffets, e é cada vez mais comum ter um cardápio especial no casamento: opções veganas, sem glúten e sem lactose, como explica a assessora de casamento Suzan Santiago, da Suzan Santiago Cerimonial.

meu fit para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Isso pegou muito os fornecedores de cardápios e bebidas, pois os noivos estão aumentando a preocupação com os seus convidados, principalmente pelo fato das questões alimentares estarem cada vez mais em evidência”, comenta Suzan.

E ela ainda completa: “Ou seja, na sua lista, provavelmente, você vai ter um celíaco, um intolerante à lactose, um que não come carne, outro vegano e por aí vai. Por isso, os menus e as opções fits e mais saudáveis surgiram para atender essa nova demanda. Aquele cardápio com opção 1, 2 e 3 já não existe mais. Agora, você pode trocar coisas de forma ampla e atenciosa”, revela a especialista.

O que fazer quando você quer um menu fit ou mais específico para o seu casamento?

Suzan explica que, geralmente, os noivos já chegam com esses pedidos mais específicos, como no caso da Gabriela Paz, que casou com o Luis Teles, em São Francisco Xavier.

“Tanto eu como o meu marido somos vegetarianos. O dia mais importante de nossas vidas precisava ser fiel ao que acreditamos e a nossa essência. Sempre enxergamos o nosso casamento como nosso dia! E, por isso, precisávamos que esse evento tivesse a nossa cara vegetariana (risos)”, disse Gabi, que afirma ter sido não só no cardápio sem proteína animal, mas também com o lugar, a decoração.

menu fit para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Suzan afirma que é melhor chegar com as ideias já prontas ou um pouco esquematizadas para poder receber as melhores indicações de fornecedores. “É importantíssimo escolher os fornecedores especializados, pois podem ocorrer certos tipos de contato entre alimentos, se os noivos forem fazer algo mais equilibrado para o menu. Por isso, nós assessores costumamos já indicar as melhores alternativas de acordo com os desejos dos noivos”, revela a assessora, que também faz o alerta para o balanço entre os convidados e suas preferências.

“Quando você faz uma festa de casamento, você precisa ter em mente que o seu público é muito diverso e, consequentemente, a maneira como eles gostam de comer também. Então, quanto mais equilibrado for o seu cardápio e as opções dele, melhor. Além disso, é muito legal mostrar para o seu convidado, no menu impresso das mesas, as opções que são diferentes, para ele poder escolher a que mais lhe convém”, complementa.

E quando os noivos querem fazer um cardápio sem opções gordurosas?

Para que todos os convidados possam apreciar as opções de um cardápio totalmente específico, como foi a escolha da Gabriela, todo vegetariano, o legal é adaptar as receitas. “Nossos convidados eram amigos e familiares, que convivem e conviveram conosco, e ter um cardápio que não representa o casal certamente não era esperado por eles.

menu fit para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“Queríamos ter a liberdade de comer tudo em nosso casamento sem impor restrições para o casal mais importante do dia, não é mesmo? No final, nossos convidados tiveram uma noite vegetariana, e adoraram! Inicialmente, procuramos empresas especializadas em cozinha vegetariana. Pela particularidade, tivemos a surpresa em relação ao valores bem mais altos, E assim, seguimos para outra busca, por empresas que estivessem dispostas a montar um cardápio vegetariano! E foi assim, tivemos a oportunidade de sugerir e montar um cardápio com tudo o que gostamos e o resultado foi ótimo!”, afirma Gabriela.

Suzan afirma que muitas receitas tidas antes como vilãs, caso das frituras, estão ganhando releitura para também se adaptarem aos novos tempos saudáveis e fits! “Dadinhos de tapioca, sucos naturais, saladas, molhos não industrializados são as opções mais recorrentes nos últimos tempos.”

Receitas com comidas de verdade!

Para inspirar você a ter um cardápio mais completo (saudável e fit e lowcarb e moderno), convidamos a Christiane Bergamasco, nutricionista da Clínica Dra Cristiane Coelho, que atende várias celebridades, para sugerir opções para o menu dos sonhos no seu casamento!

menu fit para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

“A grande oportunidade é ofertar opção aos convidados! Você pode ter uma preparação ou outra mais calórica, vinho e champanhe, e até servir como sobremesa o bolo com docinhos, mas a oferta de opções saudáveis irá, com certeza, surpreender seus convidados, podendo demonstrar o quanto vocês se preocupam com a saúde dos familiares, amigos e pessoas tão queridas neste momento tão importante”, indica Chris, que tem a comida de verdade como pilar da boa alimentação.

“Sabemos que consumir esporadicamente uma preparação com uma quantidade de açúcares e gorduras em combinações elevadas não nos leva à um quadro de doença. O grande problema é a frequência e a quantidade! Nos deparamos com a oferta excessiva destes produtos alimentícios e a ausência de opções mais saudáveis para equilibrar a ingestão. Por isso, quanto mais ‘comidas de verdade’, feitas com alimentos naturais e pouco processados, é a dica de sucesso.”

Sugestões de Menu de casamento fit

menu fit para casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

Snacks

Canapés à base de farinhas funcionais (aveia / mandioca / amêndoas) associado à ingredientes saudáveis (exemplo: croquete de carne assado lowcarb), guacamole com chips de banana.

Entradas: Salada de folhas (podendo variar os molhos naturais: mostarda, vinagrete) associado às nuts, queijos, frutas. Caldos de legumes, carpaccio de carnes / peixes / legumes, parmesão desidratado com patê de couve-flor ao alho.

Pratos principais

Escondidinho de carne moída com mandioquinha;

Nhoque de abóbora na manteiga de sálvia com filé mignon;

Risoto de couve-flor com gorgonzola e alho poró com filé mignon;

Legumes ao curry com galeto assado ao limão siciliano.

Sobremesas

Frutas e Cheesecake lowcarb de frutas vermelhas (sem açúcar e sem farinhas)

Bebidas no geral

Sucos saudáveis à base de frutas, sem adição de açúcar e opções menos doces: limonada, maracujá, melão com limão e hortelã. Além disso, aumentar a oferta de água e chás sem açúcar: branco / chá mate gelado com limão.

Confira as sugestões de receitas

Abaixo separamos algumas receitas para servirem de inspiração de pratos e bebidas para compor o menu fit para casamento.

Carpaccio de abobrinha

Ingredientes:

1 abobrinha;
1 colher de sopa de molho pesto;
1 limão;
Azeite a gosto;
Sal a gosto;
Páprica doce (opcional);
Mussarela de búfala (ou outro queijo);

Modo de Preparo:

Corte a abobrinha bem fininha (de preferência com mandolim), e tempere com azeite, algumas gotinhas de limão, um pouco de molho pesto, sal e páprica doce. Coloquei alguns pedacinhos de mussarela para finalizar.

Dica – prepare este prato com antecedência, pois ele fica ainda melhor servido 1 hora depois de pronto. Sirva também com azeite trufado, fica incrível. Use os temperos que preferir, a abobrinha é super neutra, e vai combinar com tudo.

Nhoque de abóbora cabotcha na manteiga de sálvia

Ingredientes para a massa

¼ de abóbora cabotia sem sementes e casca;
Sal a gosto;
Temperos a gosto: cebola, salsinha, páprica doce defumada, pimenta, alho.

Ingredientes para o molho:

Manteiga;
Folhas de sálvia;
Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Massa: coloque a abóbora por cinco minutos no micro-ondas em potência alta. Caso ainda ela esteja dura, acrescente 1 minuto até chegar no ponto bom: amassar com o garfo com facilidade.Retire a casca e ainda quente, amasse com amassador de batata ou garfo (não use processador porque perde textura). Tempere com sal e temperos. Unte a mão com azeite e faça bolinhas (se quiser rechear, faça neste momento). Unte uma frigideira antiaderente e toste em fogo médio / alto as bolinhas, virando-as com cuidado para grelhar por igual.

Molho: derreta uma porção de manteiga em fogo baixo, adicione folhas de sálvia a gosto e deixe que ela vá liberando seus óleos essenciais. Tempere com sal e pimenta e coloque em cima das bolinhas de nhoque.

Dicas:

– Recheio: requeijão de corte, gorgonzola, carne, parmesão, pesto.
– Outras opções no lugar da abóbora: 400g de mandioquinha ou batata doce.
– Se quiser, pode acrescentar na massa: 1 gema OU parmesão ralado na hora.
– Se preferir, pode assar a abóbora (ou tubérculo) no forno até cozinhar ao dente!

Bebidas

Strawberry frozen: morangos + abacaxi + leite de coco (sem açúcar) + bastante gelo e suco de maçã.

Fresh Ice lime: limão siciliano + canela em pau + hortelã + chá de pêssego gelado + bastante gelo.

Dicas de alimentação para noiva

A Dra. Christiane Bergamasco deixou também algumas dicas para a noiva se alimentar da melhor maneira possível nas semanas antecedentes ao casamento.

“Coma sempre comida de verdade! Tente também manter refeições a base de vegetais (folhas e legumes, seja na forma crua, cozida), pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, que cuidam da nossa saúde, jogando toxinas para fora do corpo através do funcionamento correto do intestino e da urina, reduzindo inchaço e retenção hídrica”, afirma ela.

Escolher proteínas saudáveis que proporcionam saciedade, saúde da pele, dos cabelos e unhas (muito importante para as noivas!), que melhoram nossa imunidade e dão sustentação à nossa musculatura. Boas fontes de proteínas: carnes, aves, peixes, ovos, derivados de leite.

Evitar os alimentos industrializados, cheio de bruxarias como conservantes, corantes, aditivos, combinação de gorduras ruins com açúcar, adoçantes em excesso. Exemplos: refrigerantes, sucos industrializados, bolachas, pães, biscoitos, massas, doces, açúcares e bebida alcoólica.

Tags da matéria

Comentários