Revista

Buffet para casamento | Guia completo com dicas e recomendações

Descubra como funciona o processo para contratar um buffet para casamento e veja dicas para escolher as opções gastronômicas do evento

A gastronomia é um dos grandes diferenciais de qualquer evento. Por isso, os noivos podem seguir algumas dicas importantes para acertar em cheio na hora de contratar um buffet para casamento.

É preciso encontrar fornecedores de confiança, escolher o método que combina mais com a ocasião e ainda decidir quais receitas farão parte do cardápio.

Acesse aqui nossa calculadora de bebidas, comidas e doces

Baixe nosso check list do casamento!

Veja também: Buffets para casamento em São Paulo

buffet-para-casamento

Foto: Damion Hamilton

 

Veja também:  Menu de casamento fit, low carb e saudável | Como fazer?

Como escolher o buffet para casamento

Escolher um buffet de casamento não é tarefa fácil. Muitos espaços que realizam festas oferecem esse serviço. Entretanto, alguns noivos buscam opções mais personalizadas e preferem contratar empresas especializadas, capazes de criar cardápios especiais para o dia do evento.  

O ideal é sempre estudar as alternativas oferecidas por cada fornecedor e verificar se elas são compatíveis com o estilo do seu casamento. Além disso, vale a pena pedir referências de clientes e até provar as receitas preparadas pela equipe antes de fechar negócio.

Também é importante analisar o visual dos pratos. “Ter uma boa apresentação é indispensável, já que muitas pessoas vão ao evento esperando algo diferenciado”, diz Adolfo Gorenstein, sócio do Espaço Itahy.

buffet-para-casamento

Foto: Divulgação Ghee Banqueteria/Lucas Lima Fotografia

 

Veja também:  Cardápio especial no casamento: opções veganas, sem glúten e lactose

De olho no contrato

Os casais que querem evitar problemas na hora de fechar contratos precisam ficar atentos. Jéssica Martinez, consultora de vendas da Barollo Gastronomia, recomenda que os noivos questionem os serviços inclusos na proposta e verifiquem como funciona a política de cancelamento.  

A especialista também explica que é necessário definir o número de convidados. É com base nisso que a empresa irá organizar a quantidade ideal de ingredientes para montar o cardápio.

“Os buffets oferecem diferentes opções de acordo com o número de pessoas, pois alguns trabalham com uma quantidade mínima ou máxima de convidados”, destaca Jéssica. Ela recomenda que os noivos usem o serviço de confirmação, conhecido como RSVP, para verificar quantas pessoas vão participar da festa.

Outra dica é contratar o serviço de buffet para casamento com antecedência. “Quem deixa para fazer tudo em cima da hora corre o risco da empresa não ter data disponível. Por isso, acredito que o prazo ideal é seis meses antes”, explica Oghan Teixeira, sócio-proprietário da Ghee Banqueteria.

buffet-para-casamento-light

Foto: Mirelle Carmichael

 

Veja também:  Top 10 Espaços para Casamento em São Paulo

O que servir em diferentes tipos de casamentos

As opções gastronômicas de um casamento sempre vão variar conforme alguns fatores. O horário e o ambiente da festa estão entre os mais importantes. Um evento de manhã, por exemplo, pode apostar em um brunch delicioso. Enquanto os almoços tendem a apresentar opções bem diferentes dos jantares clássicos.

Buffet para casamento na praia

Normalmente, os casamentos na praia são realizados de manhã ou no final da tarde. Por conta do sol e das temperaturas, que tendem a ser mais altas, vale a pena apostar em um buffet para casamento light, com receitas leves e até refrescantes e também no buffet para casamento fitness.

“Um buffet para esse tipo de casamento pede coquetel com itens frios. O pessoal também dá preferência para peixes e frutos do mar”, afirma Oghan.

Jéssica comenta que muitos casais optam por montar uma mesa de frios e antepastos. Ela pode ter delícias como queijos, presunto de Parma e frutas secas. A especialista também recomenda finger foods feitos com ingredientes praianos, como o camarão ao creme de queijo e palmito.

buffet-para-casamento-na-praia

Foto: Steve Steinhardt Photography

 

Veja também:  Restaurantes para casamento em São Paulo | Top 10

Buffet para casamento no campo

Normalmente, os casamentos no campo são realizados durante o dia. Nesses casos, a melhor opção é apostar em um almoço saboroso e que combine com o estilo rústico de chácaras e sítios.

“Sempre indicamos um almoço leve, porém farto e que agrade a todos os paladares”, destaca Jéssica. Para a especialista, uma boa pedida é apostar em um cardápio composto por um tipo de carne, uma massa e guarnições.

“Há também um cardápio voltado para churrasco, que atende perfeitamente a um casamento no campo ao ar livre. Neste caso, fica a critério dos noivos decidir se querem algo mais clássico ou descontraído”, comenta.

buffet-para-casamento-no-campo

Foto: Matt Edge Wedding Photography

 

Buffet para casamento em salão

Quem busca algo mais clássico pode optar por um jantar especial. A opção é perfeita para noivos que vão realizar a festa em salões.

O casal pode escolher entre diferentes métodos, desde o jantar empratado (servido diretamente na mesa) até o franco-americano (servido no buffet). Mini pratos também são opções bastante válidas. Eles conferem um visual charmoso ao casamento e podem ser mais baratos que as opções tradicionais.

“A maioria dos noivos escolhe os cardápios mais clássicos. Opções como filé-mignon, salmão, risoto e pescada-cambucu são as mais pedidas”, destaca Adolfo.

buffet-para-casamento-em-salão

Foto: Divulgação Ghee Banqueteria/Lucas Lima Fotografia

 

Quanto custa um buffet para casamento?

Segundo Jéssica, é possível encontrar opções de buffet para casamento que partem de R$ 151 por pessoa. Entretanto, os preços podem variar bastante.

Além de levar em consideração o número de convidados, é preciso considerar a mão de obra dos profissionais. Os ingredientes que serão usados para preparar as receitas escolhidas pelos noivos também podem influenciar no preço.

buffet-para-casamento-antepastos

Foto: Alicia Swedenborg

Confira aqui nossa calculadora de comida, bebidas e doces para o seu casamento!


 

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020