É possível, sim, apostar em um buffet para casamento com pratos mais leves e recheados de opções frescas, saudáveis e gostosas.

Com uma mistura de adaptações de comidas típicas, como a coxinha de jaca, e receitas mais originais, como o tartar de salmão com manga, é bem provável que o menu faça sucesso até entre os convidados que adoram um fast food.

buffet para casamento prato-de-aspagos-e-viera-para-buffet-para-casamento-light
Foto: KT Merry Photography

 

Light x Fitness

Embora possam ser confundidos, é importante destacar que light e fitness são conceitos distintos e usam ingredientes diferentes.

“O cardápio light segue uma linha mais refrescante, com ingredientes de baixa caloria, frescos e coloridos. É um tipo de comida que só de olhar você vê que é saudável. Usa bastante oleaginosas e folhas nos menus”, explica Elias Chamié, chef e proprietário do Chamié Gastronomia, buffet para casamento na Zona Sul de São Paulo (SP).

Já a alimentação fitness utiliza alguns ingredientes-chave para ajudar a melhorar o desempenho durante as atividades físicas. “O cardápio conta com elementos do light, mas também traz bastante carboidrato, já que é necessário ter uma certa sustância”, afirma Chamié.

Independentemente da escolha entre um buffet para casamento light ou fitness, é sempre importante pensar que não só você e seu amado vão comer na festa. Tentar agradar a todos é a chave para ter um menu de sucesso.

buffet para casamento prato-de-salada-em-buffet-para-casamento-light
Foto: Sophie Kawalek Photography

 

Como agradar quem não curte comidinhas leves?

Você pode, sim, adotar um cardápio predominantemente light. Mas vale pensar também em quem não é tão fã de comida saudável.

“Sempre pergunto antes as preferências e restrições de noivos e convidados. A partir daí, abro o leque de opções para elaborar o menu. Por exemplo, caso a noiva seja alérgica a frutos do mar, não usamos no cardápio, mas é importante colocar uma opção de peixe para quem segue a linha fit”, revela Chamié.

Agora, se você não abre mão de ter um menu light, a dica para agradar a todos no buffet de casamento é fazer adaptações. “É a mesma ideia de preparação para quem é intolerante à lactose. No lugar da mozarela de búfala de um canapé, colocamos o tofu”, exemplifica Miriam Catib, sócia-proprietária do Buffet Fiorelo, localizado na Zona Oeste de São Paulo (SP).

Na hora de elaborar o cardápio coloque-se no lugar dos convidados. Se você não tivesse o que comer, se sentiria rejeitada, certo? Então, tente elaborar algo para todos os paladares. “A palavra-chave é equilíbrio”, aponta Chamié.

buffet para casamento canapé-de-atum-para-buffet-para-casamento-light
Foto: Sarah Kate

 

Invista na adaptação de receitas típicas

Caso você queira que os convidados entrem na dança do buffet para casamento light e experimentem ingredientes mais saudáveis, uma boa dica é criar versões de receitas típicas do dia a dia dos brasileiros.

“Hoje, existe uma série de ingredientes diferenciados que podemos trabalhar”, diz Chamié. Uma das opções apontadas pelo chef é a coxinha de jambu, uma receita vegana inspirada nos sabores do Pará. Outras variações que também fazem sucesso são coxinha de jaca e de shitake.

Vale destacar ainda o menu do casamento de Juju Salimeni e Felipe Franco. Conhecidos pelos corpos para lá de sarados, o casal apostou em delícias como wrap de ricota com frango, panqueca proteica e brigadeiro de Whey Protein. Mesmo assim não deixaram de lado o arroz, o macarrão, a carne.

Miriam ressalta, porém, que não basta substituir os ingredientes para seguir a linha light. É importante pensar na forma de preparo. “A coxinha é caracterizada pela fritura. Fazê-la assada talvez não entregue o mesmo sabor”, alerta.

Porém, uma ideia interessante e que é tendência é apostar nos dadinhos de tapioca. Embora tradicionalmente sejam fritos, é possível fazê-los assados – e continuam uma delícia. “Molho de frutas vermelhas e maracujá ou geleia de pimenta acompanham o prato”, comenta Miriam.

buffet para casamento dadinhos-de-tapioca-para-buffet-para-casamento-light
Foto: Portal Lucilia Diniz

 

Delícias para cada etapa do menu

Embora cada chef tenha suas próprias sugestões e os noivos suas preferências quando o assunto é cardápio, alguns pratos light figuram entre os favoritos. Separamos dicas para acertar no buffet do seu casamento em cada etapa do menu.

• Sugestões para o coquetel

No coquetel, a delícia que tem mais saída no Buffet Fiorelo é a verrine de grãos. Ela leva arroz, trigo, linhaça, tomate, abacaxi, limão e azeite. Tudo servido em um copinho.

Entre os canapés favoritos do chef Chamié estão: ceviche de pescada amarela com guacamole de manga, tartar de salmão com manga e gengibre, e uva recheada com creme de gorgonzola e crocante de pistache. “Gosto bastante de trabalhar com opções refrescantes para a entrada”, explica.

buffet para casamento salada-para-entrada-de-buffet-para-casamento-light
Foto: Leila Brewster Photography

 

• Os queridinhos do jantar

Para o prato principal, Miriam explica que a preferência é por legumes e proteínas grelhadas. “Peça para que sejam puxados no azeite. Isso porque os chefs sempre preferem fazer na manteiga. Só que, embora seja mais saboroso, não é assim tão saudável”, alerta a profissional.

Salmão grelhado com molho de maracujá, peito de frango recheado com ricota e espinafre servido ao molho branco, cuscuz marroquino com frutas frescas e amêndoas, e risoto de maçã com amêndoas e limão siciliano, são algumas das opções light para buffet para casamento indicadas pelos especialistas.

buffet-para-casamento-light-com-prato-de-salmão
Foto: KT Merry Photography

 

• Sobremesas mais leves

A mesa de sobremesas no casamento também pode ter opções mais leves. Aqui, as frutas são as principais aliadas. “Dá para brincar com suas cores e usar diferentes formatos de serviço”, conta Miriam. Mousse, flan, cheesecake e torta são as principais apostas dos profissionais. Sem contar as tradicionais taças de frutas.

buffet para casamento torta-de-frutas-vermelhas-para-buffet-para-casamento-light
Foto: Merrily Roberts Photography

 

Buffet para casamento: preço

O menu completo (entrada, jantar e sobremesa) para buffet para casamento em SP sai em média R$ 130 por pessoa. O preço é para festas a partir de 150 convidados no Buffet Fiorelo.

“O valor aumenta caso o número de convidados seja menor. Isso porque os custos de cozinha permanecem iguais mesmo com menos pessoas”, ressalta Miriam. “Vale destacar ainda que, em dezembro, os preços tendem a subir por conta das festas de final de ano. O valor é refletido principalmente na carne”, completa.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários