Revista

Geode cake | Tudo sobre esse estilo de bolo para casamento

Saiba como é feito o design do geode cake, o bolo que traz para as cerimônias todo o charme e a elegância das pedras preciosas

Quando se fala em bolo, o geode cake é a mais nova aposta para os casais que buscam sair do tradicional.

Criada pela confeiteira norte-americana Rachael Teufel, à frente da Intricate Icings Cake Design, a delícia simula uma verdadeira escavação geológica em seu design, e explora o charme dos cristais rochosos. 

Veja também: Bolo metalizado: o seu toque de futurismo no Grande Dia

geode cake

Foto: Nadine Berns; Sinfully Sweet Cake Design

Veja também: Drip Cake | Saiba tudo sobre esse bolo cheio de cor e personalidade

Geode cake: o que é? 

“O geode cake é um bolo incrivelmente chamativo e diferente. Ele lembra muito uma pedra preciosa, mostrando todo o seu interior como um acidente geográfico”, explica Thatiana Benevento, chef confeiteira e proprietária da Peu Sucré Pâtisserie. Com a decoração focada em replicar cristais rochosos, ele é capaz de hipnotizar os convidados por seu realismo e sua riqueza de detalhes. 

Luciana Gonzalez, chef e especialista em flores de açúcar, destaca que, como os minerais estão ligados a várias crenças, eles têm significados especiais para quem acredita que a energia da terra traz benefícios. Nesse sentido, é possível personalizar o geode cake para representar amor, saúde, felicidade e outros desejos. 

Assim, com uma proposta completamente fora do convencional, o geode cake é uma boa aposta para casais que buscam uma opção de bolo de casamento menos conservadora, mas cheia de simbolismo. “Ele é perfeito para casais jovens e descolados que querem inovar e impressionar os seus convidados”, diz Thatiana. 

geode cake

Foto: Ellie Gillard Photography

Veja também: Red velvet | 20 ideias de bolo de casamento vermelho e branco

Glamour das pedras preciosas 

Débora Alves, confeiteira e fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria, conta que cada vez mais os cake designers têm buscado inspirações e tendências de sabores e texturas em elementos naturais, com bolos muito realistas. “Quanto menos parecer um bolo, mais fará sucesso”, ressalta. Outros exemplos nesse sentido é o bolo de casamento pintado à mão e o com efeito mármore.

O geode cake é facilmente adaptável para o universo dos casamentos. Isso porque o ideal é trabalhar um dégradé de cores na mesma paleta. “Logo, pode-se utilizar a base branca e trazer as cores da festa para a fenda do bolo. Fica clean e sofisticado”, conta Débora. 

Este é um bolo para impressionar. A chef confeiteira da Peu Sucré Pâtisserie destaca que o design do geode cake entra também como um elemento para compor a decoração. Por isso, ele se adaptou e foi tão bem recebido no mercado de casamentos. 

geode cake

Foto: Hope Helmuth

Como é feito o geode cake? 

Luciana conta que o geode cake precisa ter massa e cobertura que deem estrutura, por conta de seu corte característico. Por isso, as coberturas mais recomendadas nesse sentido são buttercream, chantininho (chantilly de leite em pó), pasta americana e ganache. 

A fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria conta que uma forma de criar o efeito de pedras preciosas é trabalhar com uma fórmula de açúcar, glucose e água. “Com isso, se criam cristais, que podem ser tingidos ainda em estado líquido ou pintados com pincel, após a aplicação no bolo.” 

Mas a forma mais popular de se reproduzir o efeito geológico é com o isomalte. Ele é um substituto do açúcar, muito usado por conta de suas propriedades físicas semelhantes às do ingrediente doce. 

geode cake

Foto: Melissa Fe Chapman

A chef confeiteira da Sucré Pâtisserie explica que o isomalte é translúcido e praticamente sem sabor, além de aguentar muito bem as altas temperaturas. “Ele também cria uma estrutura muito boa, com um brilho incrível, que faz com que as pedras pareçam reais.” 

Para criar as pedras, é preciso derreter o isomalte e adicionar corante alimentício na cor desejada. Na sequência, a mistura é despejada em um tapete de silicone. “Assim que a sua temperatura estiver em torno de 30 graus, basta quebrar o bloco para as pedras se formarem”, explica Thatiana. 

Veja também: Topo de bolo de casamento | Como escolher o melhor modelo

Montando o bolo 

Na hora de criar o efeito no geode cake, é preciso que o bolo de casamento esteja bem gelado e já com a cobertura completa. Na sequência, é feita uma fenda, cortando parte do bolo – normalmente, em uma das laterais. Após a abertura da cavidade, ela é preenchida com algum creme. Depois, se inicia a aplicação das pedras de açúcar. 

Débora diz que o segredo da beleza do geode cake está nos detalhes. “É importante que haja uma boa fenda e que a pintura tenha um dégradé com o centro bem escuro, clareando a mesma cor até a borda. Isso dá um efeito visual bem realístico”, aponta a fundadora do Ateliê Escola de Confeitaria.

geode cake

Foto: Núria Cienfuegos Photography

20 bolos no estilo geode cake

Quer trazer a elegância e o poder do geode cake para a sua cerimônia? Separamos 20 bolos incríveis para você se inspirar!

geode cake

Foto: thesugaredros

 

geode cake

Foto: The Kate Tin

 

Geode Cake

Foto: alibrannan

 

geode cake

Foto: Lauren Pretorius Photography

 

geode cake

Foto:Alana Jones-mann

 

geode cake

Foto: Carrie’s Cakes

 

geode cake

Foto: CJ Williams

 

geode cake

Foto: RED BALLOON PHOTOGRAPHY

 

geode cake

Foto: KAKES BY DARCI

 

geode cake

Foto: Happily Ever Captured

 

geode cake

Foto: Kyrsten Ashlay Photography

 

geode cake

Foto: @tuscanweddingcakes

 

geode cake

Foto: @rococoa.butter

 

geode cake

Foto: @kekandco

 

geode cake

Foto: @sine.1079

 

geode cake

Foto Taylor Faith Photography

 

geode cake

Foto: @fiolina.decor

 

geode cake

Foto: @fiolina.decor

 

geode cake

Foot: Lauren Crumpler

 

geode cake

Foto: Bluecat Photography

Veja mais bolos inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marcella Blass

Fascinada por gatos e receitas açucaradas, Marcella Blass é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua na área desde 2014. Entre um bem-casado e outro, gosta de escrever histórias sobre o dia a dia e decidir qual será o próximo lugar do mundo pelo qual vai se apaixonar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019