O bolo de casamento branco e simples está sendo cada vez mais substituído por composições diferenciadas. A bola da vez é o efeito marmorizado, que imita as nuances de uma pedra de mármore.

O estilo combina mais com um casamento boho chic com inspiração romântica e despojada e tem tudo para fazer sucesso entre os convidados.

bolo-de-casamento-branco-com-efeito-mármore-e-folhas-de-ouro
Foto: Danielle Yashar

 

Veja também:  Bolo de pote para casamento | Dicas e sabores mais pedidos

O que é um bolo com efeito mármore?

A moda do bolo de casamento com efeito mármore começou a ganhar força há cerca de dois anos fora do Brasil. “Algumas noivas mais antenadas por aqui notaram a novidade e passaram a se arriscar na tendência em meados do ano passado”, lembra Julie Piovezanni, cake designer e sócia da Piece of Cake.

Na prática, o doce mais esperado da festa leva uma cobertura da famosa pasta americana. “Para criar o efeito de mármore, fazemos uma mescla das pastas em tonalidades diferentes”, explica Jane Alves, gerente de pós-vendas do Atelier Alessandra Tonisi.

Para deixar o bolo de casamento ainda mais diferenciado é possível ainda usar outros artifícios. Salpicar folhas de ouro comestíveis, por exemplo, é uma boa pedida para dar um up no visual. Flores e formas geométricas são outras ideias. Tudo, entretanto, deve ser usado com moderação para não roubar a cena do efeito mármore.

bolo-de-casamento-branco-com-efeito-mármore-em-azul
Foto: Laura Kelly Photography

 

Veja também:  Festa de casamento | Como acertar na quantidade de bolo e doces

É possível substituir a pasta americana!

A pasta americana é ótima para criar bolos para casamentos mais decorados. O problema é que o gosto não agrada muito os brasileiros em geral. Mesmo sendo possível adicionar sabor, ela nem sempre faz sucesso entre os convidados. Mas, felizmente, você pode substituí-la.

“Conseguimos usar chocolate no lugar da pasta americana. E estamos testando uma cobertura vitrificada, que leva gelatina”, comenta Julie. O buttercream, creme de manteiga popular nos Estados Unidos, também é utilizado nas pâtisseries de fora do país. E dá até para arriscar um bolo de casamento simples com chantilly.

Aqui, é importante ressaltar que a substituição da pasta americana pode acabar não entregando o bolo de casamento branco com efeito mármore tão desejado. É que o desenho imitando a pedra só é obtido de fato com o uso desse ingrediente. Os outros vão apenas se aproximar da textura.

bolo-de-casamento-branco-com-efeito-mármore-e-cobertura-em-buttercream
Foto: Jeremiah And Rachel Photography

 

Combinação de cores mais pedidas pelas noivas

Na hora de trabalhar as cores do bolo de casamento branco com efeito mármore, Julie explica que, geralmente, é mais comum usar uma cor em diferentes tons. “Dentro deste contexto, as tonalidades mais pedidas são cinza, azul e verde”, aponta a cake designer.

Mas nada impede você de escolher outras colorações. É possível fazer, por exemplo, um bolo de casamento branco e dourado. Já no Atelier Alessandra Tonisi, a mistura com tons de rosé também faz sucesso entre as noivas.

Vale destacar que não é recomendável usar muitas cores na cobertura. O feito pode acabar não ficando com cara de mármore. “Evite também o excesso de flores e outras ornamentações muito coloridas”, aconselha Jane.

bolo-de-casamento-branco-com-efeito-mármore-em-cor-cinza
Foto: Emily Delamater Photography

 

O estilo de casamento que mais combina com o bolo marmorizado

O bolo com efeito mármore combina mais com noivas contemporâneas e festas modernas ou que tenham uma pegada boho. Porém, o doce também pode se encaixar em mini weddings e como bolo de casamento de dia em geral.

“É possível adaptar o bolo marmorizado para vários tipos de decoração, pois dá para intercalar andares com diferentes texturas, bem como usar flores diversas”, revela Julie. “Ele acaba sendo uma espécie de curinga, dependendo das tonalidades e do que mais você colocar na decoração”, completa.

Por falar em flores, Jane lembra que está em alta a decoração de bolos e doces com suculentas reais. A planta é resistente, fofinha e tem tudo para combinar com cerimônias mais rústicas e um bolo de noiva moderno.

bolo-de-casamento-branco-com-efeito-mármore-preto-e-folhas-de-ouro
Foto: Greg Finck

 

Bolo de casamento branco com efeito mármore: preço

Quando o assunto é preço, Julie diz que os bolos de casamento diferenciados com efeito mármore custam a partir de R$ 2.800. O valor é baseado em um modelo com três andares, que rende cerca de 65 fatias.

Jane alerta, porém, que o custo pode variar de acordo com a composição do bolo. “Altura de cada andar, tipo de ornamentação complementar e quantidade de andares cenográficos são alguns itens que interferem no valor final”, afirma a gerente de pós-vendas do Atelier Alessandra Tonisi.

bolo-de-casamento-com-efeito-mármore-verde
Foto: Piece of Cake/Divulgação

 

10 inspirações de bolo de casamento branco com efeito mármore

bolo de casamento branco
Foto: Mikkel Paige Photography

 

bolo de casamento branco
Foto: Poppy Pickering Cakes

 

bolo de casamento branco
Foto: Rustic White Photography

 

bolo de casamento branco
Foto: Sugared Saffron Cake Studio

 

bolo de casamento branco
Foto: Tamara Gruner Photography

 

bolo de casamento branco
Foto: Sweet Bakes

 

bolo de casamento branco
Foto: Jordan Weiland

 

bolo de casamento branco
Foto: Marie Antoinette Cake Design

 

bolo de casamento branco
Foto: Honey Crumb Cake Studio

 

bolo de casamento branco
Foto: Sukar

Veja mais fotos de bolos para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários