As noivas estão cada vez mais em busca de novidades para compor a mesa principal, que aqui no Brasil é mais conhecida como a mesa de doces, mas em muitos casos, o casal acaba optando por ter uma mesa de sobremesas variadas.  E uma das apostas que tem chamado a atenção nesse sentido é a do drip cake. Ele é um bolo super charmosos cuja principal característica é a cobertura, que escorre por suas laterais.

Veja também:  Bolo de casamento 2019 | Tendências de sabores e texturas

Foto: Greta Tucker Photography

 

Veja também:  Red velvet | 20 ideias de bolo de casamento vermelho e branco

Drip cake: o novo queridinho 

Bruna Comin, chef confeiteira da Sweet Ideas, explica que o drip cake já faz sucesso nos Estados Unidos há alguns anos. Primeiro, ele ganhou muito espaço nos mini weddings. E, agora, é uma opção incrível para os casamentos com temática rústica — por conta de seu acabamento —, e que fica lindo junto com os docinhos para casamento.

O drip cake também vem como uma alternativa legal ao bolo tradicional com pasta americana. Normalmente, ele é espatulado, naked ou semi-naked, e leva uma generosa cobertura líquida que escorre pelas quinas do doce.

Veja também:  Dicas para apostar em bolo de casamento branco com efeito mármore

Delícia!

De forma geral, esse bolo é feito com massa chiffon. Aquela molhadinha, que leva óleo, ovos, açúcar e farinha. De acordo com Bruna, essa receita permite que o drip cake fique muito mais úmido e com menos tendência ao ressecamento.

Quando se fala em sabor, Carla Barbato, chef pâtissier à frente da Royal Sweet, conta que os noivos podem deixar a criatividade fluir. Esse grande catálogo de doçuras se estende também para o recheio, e está pronto para agradar dos paladares mais simples aos mais ousados.

Foto: Alba Rose Photography

 

Veja também:  Dicas para escolher o bolo de casamento rústico ideal

Atenção e cuidados

Ainda quando o assunto é recheio, Carla faz uma advertência em relação ao uso de frutas frescas. Ela explica que os bolos são preparados com horas de antecedência. E, depois, ficam mais algumas horas expostos até serem servidos. “Em dias mais quentes, além das frutas verterem água, elas podem azedar.”

Também é preciso ter atenção na hora de usar frutas frescas para decorar o drip cake. A chef pâtissier da Royal Sweet lembra que elas podem atrair moscas e mosquitos que vão ficar rodeando a mesa de doces e causar um clima desagradável com os convidados.

Mas se o seu sonho é um drip cake de morango, calma, há uma solução. “Os casais que não abrem mão de usar as frutas, podem optar por rechear o bolo com  as compotas”, indica Carla. Nelas, as frutas frescas são fervidas, e garantem um recheio mais consistente e menos perecível.

Foto: Darren Roberts Photography

 

Veja também:  Menos é mais: bolo de casamento simples e gostoso para o casamento

Capricho na cobertura

Além dos sabores para a massa e o recheio, é preciso escolher uma delícia para protagonizar o efeito do drip cake. “Ele pode ser feito com qualquer cobertura líquida, para que consigamos alcançar o famoso escorrido nas laterais do bolo”, conta Bruna.

Para quem gosta de chocolate, dá para usar tanto o preto quanto o branco. “Há também uma novidade, que é o chocolate rubi. Ele é naturalmente rosa e tem um sabor fantástico”, diz Carla. “Mas também é possível apostar nas coberturas de glacê, caramelo, merengue e até pontos diferentes do buttercream.”

Os noivos que optarem por um bolo drip cake de chocolate branco ainda têm outra alternativa interessante. Isso porque ele pode ser tingido para criar um drip cake azul, rosa, roxo ou de qualquer outra cor que o casal desejar.

drip-cake-com-calda-vermelha
Foto: Emily Kirke Photography

 

Veja também:  Topo de bolo de casamento | Como escolher o melhor modelo

Como é feito?

Há todo um processo para criar o “drip” (ou “gotejamento”, em tradução livre) perfeito. “Na Sweet Ideas, por exemplo, nós colocamos a cobertura em um saco de confeitar e esperamos escorrer a quantidade exata para o criar o comprimento desejado para a gota”, explica Bruna. Isso é repetido por toda a borda do bolo e, depois, o centro do topo é preenchido com o restante da cobertura.

Para que o efeito fique ainda mais charmoso, Carla dá a dica: o drip cake precisa ser alto! Ela diz que o ideal é que o bolo tenha, no mínimo, 12 centímetros. Assim, as gotas vão ter um espaço bom para escorrer.

Foto: Petra Veikkola

 

Decoração à altura 

O drip cake já era bastante popular em aniversários, chás de bebes e festas de noivado. Por isso, é responsabilidade da decoração transformá-lo em um bolo de casamento.

“Para isso, tiramos os palitos de chocolate, brigadeiros e bombons da decoração. No lugar, podemos adicionar flores frescas ou de açúcar, as iniciais dos noivos, o famoso topo de bolo de casamento ou o brasão do casal feito com massa de açúcar”, conta Bruna. Macarrons e até folhas de ouro também funcionam superbem para finalizar um drip cake à altura do seu Grande Dia.

Confira 20 inspirações que vão te fazer desejar um drip cake na sua mesa de doces:

Foto: Curly Tree Photography

 

Foto: Anja Schneemann

 

Foto: Sarah Libby Photography

 

Foto: Bianca Kate Photography

 

Foto: Melissa Marshall

 

Foto: Cordys Cakes

 

Foto: Foxtail Bakeshop

 

Foto: Lored Ana La Rocca

 

Foto: Lucy Munoz Photography

 

Foto: Honest + Kind

 

Foto: Novelty Birthday Cake

 

Foto: Alba Rose Photography

 

Foto: Matt O’Brien

 

Foto: Jessie Shultz Photo

 

Foto: Irene Fucci

 

Foto: Julie Shuford Photography

 

Foto: Arrowood Photography

 

Foto: Foxtail Bakeshop

 

Foto: With Love By Georgie

 

Foto: Lisa Poggi

 

Veja mais inspirações de bolos de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários