Bolo de casamento simples
Foto: Agnes Black Photography

 

Um dos destaques da festa, o bolo de casamento merece atenção aos detalhes; além de saboroso, precisa ter personalidade. Mas isso não significa gastar uma fortuna para escolher o ideal. Um bolo de casamento simples, mas gostoso pode ser uma boa pedida para a festa de casamento. Como a apresentação conta e muito, a decoração do bolo é algo a ser levado em consideração. Mas é claro que aparência não é tudo.

Bolo de casamento simples e moderno

O tradicional bolo de casamento marca a festa e as comemorações do Grande Dia. Ele pode ter um andar ou mais, ser super decorado ou mais simples. Entretanto, além da aparência, com flores e texturas, é importante pensar no paladar, pois é do sabor que os convidados mais recordarão. Dependendo das escolha dos noivos, um bolo de casamento simples de dois andares, por exemplo, pode ser uma excelente opção para priorizar o sabor.


Foto: Carol melo Doces

 

Seja um bolo real ou falso, ele fará parte da decoração da festa, geralmente posicionado no ponto principal do evento: a mesa de doces. Dessa forma, ter um bolo que combine com a proposta da festa é o ideal. Por exemplo, se o evento for menor, como um mini wedding charmoso e rústico, vários bolos de casamento simples e menores podem compor a mesa de forma mais harmônica.


Tendências e diversidade de opções

Carol Melo, chef que dá o nome à empresa especializada em doces e bolos para casamento, comenta que uma tendência que cai bem, dentro do conceito de simplicidade, é a composição de bolos na mesa. “A noiva pode escolher dois ou três bolos, com um ou dois andares cada, em tamanhos diferentes, que proporcionem uma harmonia entre eles”, indica. 

O conceito de sala de estar é outro citado pela chef. Bolos de menor proporção, ou até mesmo com apenas um andar, podem dar um toque mais intimista à decoração e festa. “Geralmente, nesse momento, as pessoas mais próximas aos noivos estão com eles na mesa. Daí a ideia que elas estão mesmo em uma sala de estar, preparadas para cortar o bolo”. 

Carol afirma também que a quantidade de convidados não interfere, necessariamente, em bolos de casamento simples. “Nesse caso, você pode aumentar um pouco no tamanho e na quantidade, mas ainda dentro dessa proposta mais clean”, diz.

Bolo de casamento simples com dois andares
Foto: Pinterest

Dicas para um bolo de casamento simples

O acabamento do bolo é algo que chama atenção logo de cara dos convidados e pode dizer muito sobre a identidade da festa. Para Silvia Chuairi, do Mariza Doces, a escolha de um bolo de casamento é bastante particular. “Depende muito do que os noivos buscam no bolo e o objetivo do casal em relação à festa. Os pais, por exemplo, geralmente fazem questão do item na comemoração. Nesses casos, os bolos mais tradicionais, decorados e com andares, acabam marcando presença”, afirma a profissional.


Abuse nas texturas!

Sobre texturas, Silvia comenta que uma novidade que vem aparecendo nos pedidos recente das noivas é a dressed cake. Um exemplo é o bolo de casamento simples quadrado, emoldurado com palitos de chocolate, que lembram uma cerca. Muitos ainda são acompanhados por um laço, feito em fita de cetim.

A pasta americana é um dos acabamentos mais presentes nos bolos de casamento, tanto nos que são fake, quantos no reais. Para Silvia, há um preconceito sobre a textura, mas é possível usá-la sem um custo tão alto.

“Algumas pessoas falam que ela não é gostosa, mas outras texturas têm a mesma base, que é o açúcar. Se a noiva, por exemplo, escolher por menos detalhes, como flores e outros acabamentos, o bolo pode ficar com um custo menor”.

Um bolo de casamento simples com chantilly ainda é bastante procurado, de acordo com Silvia. Mas tanto nesse caso quanto em outros acabamentos, como o merengue italiano, é necessário que os noivos se atentem ao local e à temperatura, para que ele continue bonito até o final da festa.

 

Foto: Carol Melo Doces

 

Flores e frutas na decoração do bolo

Para Carol, o ganache de chocolate e o marshmallow surgem como boas opções. “No caso do ganache, a noiva vai ficar restrita ao marfim ou ao tom escuro de chocolate. Já o marshmallow pode ser adaptado para outras cores e, inclusive, chegar ao branco”. 

A chef afirma também que é possível mesclar conceitos da decoração no bolo. “Flores e frutas podem compor o acabamento e serem itens que conversem com o contexto da festa”

 

Para eventos menores, o destaque do bolo é ainda maior! 

Segundo Silvia, há uma mudança de comportamento entre as noivas que varia de acordo com a proporção do evento. Em festas maiores, o bolo de casamento é consumido em menor quantidade e o desperdício é grande. Já em ocasiões menores, como no mini wedding, o bolo vai melhor.

“Neste caso, que é uma festa mais intimista, a situação se assemelha a um aniversário: as pessoas esperam pelo corte do bolo, aguardam a hora de comê-lo. Em festas maiores, o bem-casado substitui esse momento. Você o leva para casa, inclusive”. 

Nas situações em que a cerimônia é realizada no mesmo ambiente da festa, Silvia dá uma dica. “Geralmente, os espaços contam com sala da noiva. Enquanto os convidados se acomodam na festa, os noivos podem chamar os pais e padrinhos para essa sala e fazer o corte de um bolo como algo simbólico,  um momento íntimo”.

Bolo de casamento simples mini wedding
Foto: Valentina Glidden

Como melhorar o custo

Para Carol, uma dica para contar com um bolo de casamento mais barato é optar por mais de uma unidade, todas elas com apenas um andar. “A partir de dois andares não é possível transportá-lo depois de pronto. Além disso, é necessário finalizar o bolo no local da festa. Isso encarece o serviço”.

De acordo com a chef, outra opção é escolher flores e frutas reais para a decoração do bolo de casamento. Detalhes e texturas feitos em pasta americana, por exemplo, também contribuem para um custo mais elevado do bolo. “É uma mão de obra mais especializada”. 

Silvia diz que tenta entender a necessidade da noiva e chegar a um consenso. “Se o bolo é mais uma questão de tradição, por exemplo, eu posso fazê-lo com andares, com apenas um deles comestível. Isso por uma média de R$ 2.000”.

 

A experiência da noiva

Camila Paulon casou em novembro de 2017 e queria fugir do convencional, inclusive em relação ao bolo. “Tanto eu quanto meu noivo queríamos uma festa mais minimalista, que fugisse das regras do ‘tem que ser assim’. Quando pensei no bolo, decidi por algo que tivesse a ver com a decoração e o clima da festa”. conta. 

A noiva escolheu uma das opções dadas por Carol Melo, que foi uma composição de três bolos pastelados, finalizados com butter cream e decorados com folhas e frutas. “Nós escolhemos algo que harmonizasse com o restante da mesa de doces e os itens que a compunham”.

 

Foto: Carol Melo Doces

Ela é arquiteta e explica ainda que a escolha do bolo de casamento é algo muito pessoal. “Vai muito do estilo da pessoa. Nós queríamos uma comemoração mais solta, e o bolo seguiu essa linha de pensamento”, finaliza. 

Tags da matéria

Comentários