Mini Wedding charmoso e rústico em São Paulo: dicas de como organizar
Tudo o que você precisa saber para realizar um mini wedding com ares de campo em plena cidade
Nem só de festas tradicionais vive a maior capital brasileira. Apesar da aparência urbana, é possível realizar um mini wedding em São Paulo com muito charme e estilo rústico.
Para conseguir recriar uma atmosfera campestre e romântica em plena capital paulista, é preciso entender melhor o conceito que está por trás das festas desse tipo. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para acertar na realização desse sonho!
Leia também: Mini-Wedding em São Paulo: os 10 melhores espaços
Mini wedding rústico: ares do campo em plena São Paulo? Sim, é possível!
Super tendência, os casamentos com elementos rústicos e apelo campestre tem, cada vez mais, conquistado os noivos. Mas, como tornar este sonho possível sem apelar para o interior? De acordo com o chef Mario Galluzzi, que comanda a Cozinha de Afeto, a ideia é totalmente possível! Ele explica que não é necessário estar no campo para realizar um mini wedding rústico e charmoso.
Existem diversos recursos que podem ser usados para recriar um ambiente natural e transportar o clima do campo para dentro do evento. “Nesse sentido, não só a decoração é muito importante para proporcionar ambientes aconchegantes e aquele clima de bem-estar do campo, mas também a comida. Afinal, o paladar é um elemento sensorial incrível que possibilita ativar as nossas memórias afetivas mais profundas, promovendo uma conexão com a nossa essência a própria natureza”, explica.


Foto: Foto: Crystal e Kaio Silveiro Fotografia
Veja também: Celeiro Quintal | Espaço em SP encanta com estilo farm wedding
Mas, afinal, o que é o mini wedding?
Pequeno no tamanho, grandioso na essência. Como o próprio nome indica, o mini wedding é uma festa íntima e pequena, sim, mas só no tamanho. Reúne de 60 a 100 pessoas, mas em termos de personalização e interação, não há nada mais grandioso. Isso porque a essência dos casamentos desse estilo é a autenticidade.
“Tudo precisa ser de verdade e ter qualidade: dos amigos escolhidos para presenciar a união – só os mais íntimos e verdadeiros -, aos ingredientes usados nos pratos. É por isso que são sempre tão exclusivos, marcantes e charmosos”, afirma Mario Galluzzi.
Galluzzi também revela que nem sempre a opção pelo mini wedding é feita por questões econômicas. “É uma opção mais barata, sem dúvida, indicada para os noivos que desejam economizar com o casamento. No entanto, há muitos casais que optam por esse formato por desejarem uma festa mais intimista, como aquelas que se faziam em casa, em que cada cantinho é possível reconhecer a personalidade dos noivos”, revela o chef.


Foto: Divulgação Chalé Quintal
Veja também: Chalé Quintal: 5 motivos que vão fazer você se apaixonar pelo espaço
Mini wedding: como organizar
O primeiro passo para realizar um mini wedding rústico charmoso em São Paulo é definir o orçamento, a data e o número de convidados. A partir daí é possível procurar o espaço ideal para a realização desse sonho. E não precisa apelar para um destination wedding na Europa.
A maior cidade do Brasil conta com diversos espaços que comportam um mini wedding seja qual for a proposta do casamento. Uma boa dica é procurar por boas referências de gastronomia; os melhores restaurantes já contam com a opção de realização de eventos nos espaços.
Outra dica importante é ter em mente que o local não deve ser tão grande, a ponto de dar a sensação de que a festa tem poucas pessoas, e nem tão pequeno, que deixe os convidados desconfortáveis.


Foto: Foto: Divulgação Espaço Quintal
Veja também: Conheça o Espaço Quintal, um oásis para mini weddings em São Paulo
Espaços para mini wedding em São Paulo
Se você sonha em um casamento estilo mini wedding e que tenha esse clima mais rústico e ao mesmo tempo romântico, e porque não, com um toque de clássico, existem três espaços em SP que são ideias para esse estilo de cerimônia! São eles: Celeiro Quintal , Espaço Quintal e o Chalé Quintal!
Abaixo você te contamos um pouco mais sobre cada um desses espaços, assim você pode ver qual tem mais o seu estilo e combina com você e com o seu Grande Dia.
Celeiro Quintal
Se você procura um espaço que remeta à uma fazenda, o Celeiro Quintal é o espaço perfeito O local por si só já chama a atenção por suas paredes de tijolinhos aparentes, arandelas e plantas! O cenário ideal para subir ao altar em grande estilo!
“O Celeiro traz uma grande praticidade, especialmente porque o casal não precisa fugir da cidade para casar num cenário incrível, com cara de casamento no campo, fazenda e celeiro. A ideia é proporcionar lindos eventos no estilo farm wedding, inspiração que referenciou toda a casa, das paredes de tijolinhos até o mobiliário e decoração”, diz Ivan Mola, marketing do Celeiro Quintal.
O local oferece um pacote completo, com locação do espaço, decoração, buffet, DJ, bolos, doces e mobiliário. É ideal para cerimônias de 90 a 320 convidados.
Espaço Quintal
Um refúgio em meio à selva de pedra. É assim que a equipe do Espaço Quintal gosta de definir a casa. Mas ele é bem mais que isso – é um lugar cheio de história, com ambiente aconchegante e cheio de amor e cuidado. Ideal para casamentos intimistas, ele lembra uma vila italiana, por conta do seu toque mais rústico.
“A proposta do nosso espaço é fugir da mesmice dos casamentos engessados, oferecendo ambiente intimista, cardápios despojados, cerimônia ao ar livre cercada de árvores centenárias e fontes no melhor estilo europeu”, comenta Ivan Mola, marketing da casa.
Perfeito para quem busca uma cerimônia bem reservada, já que o local comporta de 50 a 180 convidados. Além da locação, o espaço oferece decoração, DJ, bolos e doces!
Veja também: Mini wedding cheio de romantismo, vibe vintage e história: encante-se com o Espaço Quintal
Chalé Quintal
Um verdadeiro cenário de filme romântico em São Paulo. O espaço para casamentos Chalé Quintal já encanta logo na entrada, com sua fachada cheia de delicadeza, portão de ferro e tijolinhos brancos, que lembra uma capela moderna.
Inaugurada em 2019, é a mais nova casa do Grupo Quintal e, assim como os outros “espaços-irmãos”, se destaca pelo cuidado na decoração e arquitetura – que são dignos de muitos suspiros!
“O Chalé une dois universos dificilmente encontrados em espaços de casamento. Houve grande esforço para que o clássico e o moderno se unissem, sem que um apagasse o outro”, comenta Ivan Martins, do marketing do Grupo Quintal.
Assim como os demais espaços do grupo, o Chalé Quintal oferece: locação do espaço, DJ, gastronomia, decoração, bolos e doces. A casa comporta de 80 a 200 convidados.


Foto: Leonardo Tucci Fotografia
Veja também: Casamento de contos de fadas em São Paulo – no Chalé Quintal é possível!
O charme da decoração rústica num mini wedding
O que usar para recriar a atmosfera do campo num casamento na metrópole? A decoração é item fundamental para dar o clima do campo a um mini wedding em São Paulo. Móveis rústicos, vidros, flores, folhagens, troncos de madeira, sisal e tecidos naturais são os elementos de base para um evento nessa linha. No entanto, conforme orienta Rodrigo Almeida, decorador do Espaço Flores na Varanda, a proposta do evento o não pode ser muito pesada.
“Eu recomendo integrar itens delicados de cristal ou vidro com os elementos de madeira. Para dar um clima mais sofisticado também indico peças vietnamitas e peças em metais. Um pouco de brilho confere leveza e requinte aos ambientes. Já se o evento acontecer a noite, pode abusar do charme das velas. Fica lindo e não tem como errar”, afirma o decorador.


Foto: Divulgação Celeiro Quintal
O que servir em um mini wedding rústico
Para Galluzzi, os pratos servidos devem seguir uma linha caseira. Nada pode parecer ter sido feita por uma empresa, com tudo perfeitinho. Pelo contrário, as imperfeições revelam o lado humano dessa linha de casamento. Essa estética deve estar presente não só na apresentação dos pratos, mas também no bolo e até nos docinhos, que pedem um aspecto mais rústico também.
“Assumir o jeitão de ‘feito em casa’ fica um charme para esse tipo de festa. Se a noiva quiser fazer alguma receita que seja importante para ela, e tiver condições de executar, pode fazê-lo. Evidencia um cuidado pessoal e portanto fica mais personalizado e carinhoso. É o tipo de gesto que faz com que os convidados se sintam muito especiais”, afirma Galuzzi.


Foto: Sublime Photo
Como entrada, para esse tipo de cerimônia, o chef recomenda pratos que tenham como base produtos frescos e naturais, preparados um toque sofisticado. Entre as sugestões de entrada estão caldinho de feijão com crocante de bacon, mini pastel de linguiça artesanal e queijo meia cura, ou ainda uma sopa fria de cenoura e laranja.
O buffet pode ter surpresas gostosas como o capeletti de abóbora com manteiga e sálvia e pecorino, risoto de açafrão com camarão e ervilhas frescas, além de picadinho de mignon com farofa de banana, couve crisp e pimenta biquinho. Para adoçar esse verdadeiro banquete, o chef destaca espuma de manga, sorvete de coco e caramelo de gengibre. “São receitas que poderiam ser servidas para as visitas em qualquer ocasião. Tem identidade e sabor, esse é o conceito”, revela.
Veja mais: 8 dicas para acertar no buffet do seu casamento
O que não pode faltar
Um mini wedding realizado em São Paulo, a cidade mais urbana e movimentada do país, deve ter apelo natural, evidentemente, mas precisa contar com um certo refinamento. Para conquistar esse efeito, a cereja do bolo está no que hoje se define como um luxo simples, sem ostentação. Mas que ninguém se engane: o mestre das artes plásticas, Leonardo da Vinci, já resumiu que a simplicidade é o último grau de sofisticação. Ou seja, ser simples não é fácil!
Para conquistar esse efeito, o decorador Rodrigo Almeida, recomenda apostar na personalização do máximo de detalhes possível. “Os itens pessoais dos noivos podem estar presentes na festa. Realizei um casamento em que o noivo adorava cozinhar e a noiva ler e escrever. Então criamos ambientes com livros, uma máquina de escrever com um poema romântico, além de uma batedeira charmosa na mesa do centro do lounge, tudo repleto de flores. Ficou um charme”, finaliza o decorador.


Foto: Beach Style Weddings
Ficha técnica
Celeiro Quintal
Localização: Rua Cônego Eugênio Leite, 1098, Pinheiros – São Paulo/SP
Capacidade: de 90 a 320 convidados
Serviços inclusos: locação do espaço, gastronomia, DJ, decoração, bolo e doces
Espaço Quintal
Localização: Av. Angélica, 2435, Higienópolis – São Paulo/SP
Capacidade: de 50 a 180 convidados
Serviços inclusos: locação do espaço, gastronomia, DJ, decoração, bolo e doces
Chalé Quintal
Localização: Av Angélica, 2331 -Higienópolis – São Paulo / SP
Capacidade: de 80 a 200 convidados
Serviços inclusos: locação do espaço, gastronomia, DJ, decoração, bolo e doces