Revista

Estilos de casamento | Descubra qual combina mais com você

Analisar os estilos de casamento e escolher o que mais combina com você é a chave para organizar um evento perfeito e cheio de personalidade

Os estilos de casamento funcionam como guias para os noivos que querem planejar eventos cheios de personalidade. Alguns casais preferem seguir as tradições clássicas, com direito a valsa, lustres de cristal e tudo que se tem direito. Outros, optam por algo mais despojado, como as decorações rústicas e vintage.

casal de noivos se abraçando

Foto: Oliver Fly Photography

Como escolher entre os tipos de casamento?

Escolher entre os estilos de casamento 2020 não é tarefa fácil. Junto com a assessoria, os noivos precisam analisar vários tópicos para garantir que o evento saia como o esperado e agrade a todos. O perfil do casal, porém, é o fator mais importante. A celebração deve ter o estilo e a cara deles.

Mas isso não significa que as preferências dos convidados devem ser deixados de lado. Os gostos deles devem aparecer em elementos da festa, como trilha sonora, opções do menu e até carta de bebidas. Tudo para encontrar um balanceamento.

casal de noivos no sofá

Foto: Sarah Carpenter Photography

Descubra qual tipo de casamento combina mais com você

Abaixo, veja cinco estilos de casamento que mais fazem sucesso no Brasil e no mundo:

• Estilos de casamento: clássico

Os casamentos clássicos são aqueles que preservam elementos tradicionais de cerimônias e festas. “É um evento mais refinado, com muitas flores nobres e menos folhagem. Funciona como um misto de elegância e requinte, que geralmente se inicia ao escurecer”, explica Juliana Prétola, wedding planner da L’Altare Assessoria.

Para a especialista, os convites de casamento e a decoração são os fatores que mais ajudam a definir um evento clássico. O ideal é trabalhar com cores como branco, verde e dourado. Além disso, vale a pena usar lustres de cristal, mesa posta para todos os convidados e serviço à francesa.

Bruno Zani, sócio-diretor da Cenográphia Projetos de Festas, explica que arranjos menos desconstruídos ajudam a criar um visual lindo para esses eventos. Ele recomenda trabalhar com centros de mesa em prata e cristal, toalhas de mesa sofisticadas de renda ou rechilieu. Lustres de flores e iluminação dimerizada também são indicados.

Estilos de casamento

Foto: Rodrigo Sack

• Estilos de casamento: rústico

Apostar em elementos rústicos é uma das melhores opções para quem quer trabalhar com estilos de casamento ao ar livre. Seja no campo ou na praia, esse tipo de evento costuma ser menos formal. Normalmente, ele é realizado de dia ou no final da tarde.

“É possível trabalhar com arranjos florais mais desconstruídos. Também dá para apostar em flores coloridas, na presença de folhagens, cipós e até troncos”, diz Bruno.

O profissional também recomenda mesas sem toalhas ou com modelos feitos em linhão. Elas podem acompanhar sousplats de ratan. Móveis em madeira (preferencialmente de demolição) e tapetes de fibra de coco ajudam a completar o visual da decoração de casamento rústico.

O convite também pode ser usado para consolidar o estilo do evento. “Nesse caso, a gente sugere que ele seja de papel kraft, por exemplo, com fechamento em fita de ráfia ou cordão encerado”, destaca Juliana.

estilos de casamento

Foto: Brandon Kidd Photography

• Estilos de casamento: romântico

Algumas pessoas sonham com casamentos dignos de contos de fadas. Para elas, a melhor pedida é optar por um evento em estilo romântico. “Eles são procurados por noivos mais novos, que querem casar na cidade, com igreja, coral e orquestra. O evento também pode ser na praia ou fazenda, desde que haja uma infraestrutura parecida com a da cidade”, diz Juliana.

Para a especialista, esse tipo de casamento pede trajes diferenciados. “Para as noivas, vestidos de renda, com saias armadas e véu ou mantilha. Já para os noivos, vale a pena apostar no meio fraque”, diz.

Quando o assunto é decoração, o ideal é optar por tons suaves, especialmente na paleta de cores rosa, rosé e nude. “Recomendo velas, arcos de flores, tapetes de aubusson e almofadas na temática floral ou de pássaros”, comenta Bruno. Os balanços decorativos também fazem sucesso, além de serem altamente instagramáveis.

estilos de casamento

Foto: Troy Grover

• Estilos de casamento: vintage

Cheios de charme, os casamentos vintage reúnem elementos nostálgicos e peças retrô. “É possível trabalhar com rádios antigos, máquinas de escrever, garrafinhas com flor solitária, lousa, xales nos lounges e almofadas com estampas de época. Molduras e gramofones também são bastante usados”, afirma a wedding planner da L’Altare Assessoria.

“É possível usar elementos que fazem parte da história de vida da família do casal. Uma geladeira antiga, por exemplo, pode servir de suporte para lembrancinhas de ímãs com fotos dos convidados”, afirma Bruno. Ele também destaca o uso de porta-retratos com imagens em sépia ou preto e branco, sofás art déco, poltronas pé palito e elementos em tonalidades pastel.

Segundo Juliana, as noivas que optam pela estilo vintage tendem a escolher vestidos mais retos e com acessórios na cabeça, como casquetes. Para os homens, colete, camisa e gravata borboleta caem muito bem.

estilos de casamento

Foto: Seriously Sabrina Photography

• Estilos de casamento: boho

O conceito boho, também conhecido como boêmio, reúne diferentes estilos. Para Juliana, esses eventos são uma grande mistura de vintage e rústico. Normalmente, eles têm um visual ligado ao campo, com céu aberto e natureza.

“É preciso tomar cuidado para não cair no hippie. Para tanto, exige-se um mobiliário bacana, de qualidade. Evite ‘os cantinhos’”, recomenda Bruno. “O jogo de cores e texturas é fundamental para um resultado harmônico e elegante. Pufes, couro, tapetes e almofadas ajudam a complementar a decoração”, completa.

“O que se usa muito são peças em crochê, apanhador de sonhos, macramê, fitas e tapeçaria. Além disso, dá para optar por arranjos baixos nas mesas de convidados, itens aéreos em madeira e muitos elementos verdes”, finaliza Juliana.

estilos de casamento

Foto: Carlie Statsky

Sobre:

#
Maria Beatriz Vaccari

Maria Beatriz Vaccari é jornalista e atua como repórter. Quando não está falando sobre o mundo automotivo no portal Garagem360, dá dicas de viagem no Rota de Férias. Ainda não sabe quando ou onde vai casar, mas já tem toda a trilha sonora da cerimônia na cabeça e sonha com o planejamento dos roteiros de lua d...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020