Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Dicas de etiqueta: como agradecer presente de casamento

Veja a forma correta de como agradecer um presente de casamento dado pelos convidados e como seguir a etiqueta nessa situação. 

O presente de casamento oferecido por padrinhos, madrinhas e convidados é um gesto de generosidade e afeto em relação ao casal. Portanto, agradecer é a maneira mais gentil e educada de retribuir o carinho aos amigos e familiares.

Mas, como fazer isso? Existe uma etiqueta que mostra como agradecer presente de casamento de forma afetiva e educada?

Para responder essas e outras perguntas, abaixo vamos te ensinar como agradecer os presentes de casamento que você e seu noivo receberão. Boa leitura!

Por que é importante agradecer os presentes de casamento?

Presente de casamento: como agradecer?

Foto de insung yoon na Unsplash

Agradecer os presentes de casamento não só é um gesto educado, mas também uma forma de informar aos convidados que o presente foi recebido e que os noivos ficaram felizes com a lembrança.

De acordo com a assessora de casamento Sylvia Queiroz, o agradecimento é importante para que o convidado tenha certeza de que o presente comprado chegou às mãos do casal. Segundo ela, a melhor forma de agradecer é enviar ao convidado um cartão no qual os noivos mencionem o item recebido. 

O casal pode escolher enviar o cartão por correio, e-mail, WhatsApp ou ainda utilizar a plataforma do site de casamento para agradecer o presente.

Por exemplo, os noivos que fazem o site e a lista de casamento no iCasei, é possível responder individualmente cada convidado que comprou um presente da lista.

Outra dica interessante é encomendar, juntamente com os convites do grande dia, cartões de agradecimento com espaço para os noivos escreverem uma pequena mensagem à mão, para dar um tom mais personalizado ao seu cartão.

Vale lembrar que a regra de etiqueta para o envio do agradecimento é a partir do momento em que se recebe o presente até 30 dias após o retorno da lua de mel. Isso significa que, ao voltar da lua de mel, já é hora de começar a pensar na forma de agradecer aos convidados pelos presentes recebidos.

6 dicas de como agradecer presente de casamento

Cartões de agradecimento

Foto de Vika Fleysher na Unsplash

Para ajudar os noivos, separamos 6 dicas para agradecer pelos presentes de forma gentil e afetuosa. Confira!

1 – Através do site de casamento

Como falamos acima, para os casais que fizerem a lista de presentes no site do iCasei o agradecimento fica ainda mais fácil! No painel dos noivos é possível ver todas as informações das compras realizadas, com o e-mail do convidado, telefone e item comprado. Desse modo, pelo próprio site os noivos podem agradecer pelo presente de forma simples, rápida e elegante. 

2 – Reunião para as madrinhas e padrinhos

Outra forma de agradecer pelos presentes e apoio durante todo casamento é oferecer uma pequena reunião para as madrinhas e os padrinhos. Pode ser na casa nova, em algum restaurante ou barzinho.

A ideia é comemorar a amizade e claro, agradecer pelos momentos bons do grande dia! Além disso, para deixar a reunião mais íntima, os noivos podem levar um cartão de agradecimento personalizado escrito a mão e também mandar revelar algumas fotos da cerimônia e dá-las de presente. 

3 – Cartão via correio

Se você e seu companheiro(a) gostam de seguir as tradições, então o recomendado é enviar o cartão de agradecimento pelo correio. Assim, quando for fazer os convites, peça cartões para agradecimento no mesmo estilo e guarde-os.

Após a lua de mel, escreva um cartão personalizado para cada convidado e envie para agradecer pela presença e pelo presente.

4 – Cartão virtual

O cartão virtual é uma opção para os casais que não querem gastar com o envio físico do cartão, mas querem agradecer os convidados pela presença.

Dessa forma, crie um cartão que lembre o layout e a decoração do casamento e envie por e-mail ou WhatsApp da pessoa. O casal não gasta com correio e consegue cumprir a regra de etiqueta de agradecer pelo presente.

No caso do cartão virtual, pode ser difícil personalizar cada mensagem, então o casal deve escrever uma mensagem simples, porém bastante especial, que expresse sua gratidão pelo presente recebido.

5 – QR Code com um vídeo do casal

Outra forma criativa de agradecer os presentes de casamento é enviar um QR Code por e-mail ou WhatsApp que dê acesso a um vídeo do casal agradecendo a presença nesse momento tão especial na vida dos dois.

Esse vídeo pode ser feito na lua de mel, principalmente se na lista de presentes tinha cotas para a viagem, ou ele pode ser feito na casa nova. A ideia do vídeo é poder mostrar como o casal está feliz e agradecer a todos de forma mais íntima e divertida.

6 – Ligação por telefone

Para os casais vintage, fazer uma ligação por telefone para cada convidado também é uma boa forma de agradecimento. Ligue para os convidados, fale sobre o presente, a presença no casamento e conte um pouco da lua de mel.

O que falar no agradecimento de casamento? 

Presente de casamento: o que escrever no cartão de agradecimento?

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Independente da forma que o casal resolver agradecer pelos presentes de casamento, é necessário ter em mente o que falar e escrever nesses momentos. Pensando nisso, separamos 7 modelos de agradecimento para vocês se inspirarem.

  1. Oi [Primeiro Nome]! Eu e XXX ficamos muito felizes pela sua presença no nosso casamento e queríamos te agradecer por esse presente para lá de especial! Muito obrigada!
  2. [Primeiro Nome], muito obrigada pelo presente! Você nem imagina o quanto a gente sonhou com esse dia e como estamos felizes em compartilhar com você! 
  3. [Primeiro Nome], muito obrigada pelo presente de casamento! Nós apreciamos muito a sua generosidade e estamos ansiosos para usá-lo em nossa nova casa.
  4. Ei, [Primeiro Nome], obrigada pelo presente! Te vemos no dia do casamento!
  5. Olá [Primeiro Nome], muito obrigada pelo presente! Ele irá nos ajudar a realizar a nossa tão sonhada lua de mel!
  6. Obrigado por compartilhar nosso dia especial conosco e por seu presente maravilhoso. Nós sentimos muito amor e gratidão por ter amigos e familiares tão incríveis como você.
  7. Obrigado por tornar nosso dia ainda mais especial com seu presente. Nós apreciamos muito sua presença em nosso casamento e esperamos vê-lo em breve.

Resumindo, a ideia da mensagem de agradecimento é sempre citar o nome do convidado (a) e mostrar o quanto vocês gostaram do presente e o quão especial é compartilhar esse momento único com a pessoa. Seguindo esse roteiro, não tem erro!

Ideias para presentes de agradecimento aos convidados do casamento

Lembrancinha de casamento: presente para os convidados

Imagem de Freepik

Se o casal quer agradecer os convidados, não só os padrinhos e as madrinhas, o ideal é oferecer um mimo na festa de casamento. 

A tradição é entregar esses presentes durante a festa, pois os convidados conseguem usufruir do mimo e os noivos não precisam se preocupar em enviar a lembrancinha após o casamento. Assim, quem estiver na festa irá ganhar o seu.

Muitos casais dão bem casados, aquele doce tradicional de casamento feito de pão de ló com doce de leite. Alguns dão um par de chinelos personalizados para usar na pista de dança.

Outros dão taças para tomar os drinks na festa. Tem também aquelas cabines de fotografias que os convidados podem levar as fotos reveladas para casa e por aí vai.

A ideia é oferecer uma lembrança do casamento e mostrar o quanto os convidados são especiais para os noivos. Desse modo, aposte nesses tipos de mimos e após a lua de mel envie um agradecimento singelo pelo presente. 

Como personalizar seu agradecimento de acordo com o perfil dos convidados?

Presente de agradecimento

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Existem diversas formas de agradecer pelo presente de casamento e pela presença na cerimônia, como mostramos acima. Entretanto, o que vale nesses momentos é a personalização. É fazer com que os convidados se sintam especiais e que os noivos possam retribuir o carinho.

Dessa forma, escrever um cartão a mão ou um cartão virtual não faz a diferença, pois é a mensagem que importa. Nesse sentido, sempre cite o nome da pessoa e escreva como se estivesse conversando com ela.

Mostre, através das palavras, os sentimentos de ter compartilhado esse momento especial da sua vida com aquela pessoa e diga o quanto aquele presente ajudou e ajudará na vida a dois.

O mesmo vale para agradecimento para chefes e colegas de trabalho de ambos os noivos. Seja simples e sincero.

Lembre-se que vindo de coração, o agradecimento não precisa ter palavras difíceis ou ir acompanhado de mimos, basta ter sentimento e gratidão.

Portanto, não tem regra de como agradecer presente de casamento. Faça isso de acordo com a personalidade do casal e como vocês se sentem a vontade de agradecer. Só não esqueça de agradecer, pois é falta de etiqueta!

Gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça os sites de casamento iCasei. Nossa plataforma permite que você crie um site personalizado com lista de presente e todas as outras informações, além de ter um espaço exclusivo para agradecer cada presente.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024