Revista

Vestido de noiva vintage e boho chic: tem diferença?

Que tal um vestido de noiva vintage e boho chic? Conheça um pouco sobre cada um dos estilos e veja como usar no grande dia.

Com os casamentos ao ar livre, elopements e destination weddings em alta, o vestido de noiva vintage e boho chic vem ganhando cada vez mais a preferência das mulheres que desejam se casar.

Eles são super estilosos e remetem a um clima mais descontraído e romântico, ao mesmo tempo em que são mais práticos, leves e fluidos. Quer saber como usar este tipo de vestido de noiva? Confira nossas dicas!

Veja também:  Vestidos de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

Descubra as diferenças

Tem dúvidas se vai escolher um vestido de noiva vintage ou um boho chic? Confira aqui as características de cada um deles e descubra o modelo mais adequado para o seu grande dia.

Vestido de noiva vintage

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Lia Matias

Você já ouviu o termo “vintage”, mas não sabe o que é? De acordo com Mariana Bassetti, da Artha Atelier,ele significa “safra” e começou a ser utilizado na enologia. “Como é comum se dizer que quanto mais velho, melhor é o vinho, logo o termo passou a ser utilizado para se designar algo clássico, antigo e de boa qualidade. Quando falamos em moda o termo é associado a elementos que remetem a décadas passadas, mais precisamente entre as décadas de 1920 ao final das décadas de 1960”, explica.

Dentre as características, segundo Mariana, estão um visual mais leve, romântico e delicado. Os modelos são feitos em tecidos leves, como o tule e a musseline, e naturais, como a seda. Entre os acabamentos, destacam-se os detalhes em pérolas, renda e acabamentos manuais.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Twins Lens

Para a estilista Karen Rodrigues, a noiva vintage é caracterizada por pequenos detalhes que relembram de vestidos de décadas atrás.

“Conta com muitos com detalhes retrôs que remetem às épocas, por exemplo, dos anos 20, 30 e 40. Eles são reinterpretados de forma sutil e harmoniosa, com rendas delicadas, românticas entre vestidos com cintura baixa e também com cintura marcada trazendo um pouco do corte de saias e detalhes para essa era da modernidade”, explica.

Veja também: Decoração de Casamento | Vintage

Dentre outras características do vestido de noiva vintage, segundo a estilista Gabriela Rahal, estão  os decotes mais fechados, manga e a cor  é mais perolada (um off-white mais escuro). Além disso, o tipo de bordado de referências vintage segue como inspiração o art déco e o art nouveau.

“Tecidos mais nobres fazem a linha do vintage como 100% seda ou 100% algodão e o tule poá (tule de bolinha). O estilo vintage tem perfume do romantismo – remete ao final do século 19 misturado com a modernidade dos anos 20 em diante”, propõe Gabriela.

Vestido de noiva boho-chic

vestido de noiva boho chic

Foto: Carol Ritzmann

Já o Boho vem da palavra Bohemian, como eram chamados os imigrantes que chegaram à Europa do início do século XV e era associado aos ciganos.

“No século XX, o termo passou a ser associado a um movimento artístico. A mistura de influências ciganas com a maneira de vestir de pintores, escritores e músicos deu origem a um estilo despretensioso e confortável”, explica Mariana.

Por conta disso, os vestidos de noiva boho-chic se caracterizam por um visual mais despojado, descontraído, com referências étnicas e do universo cigano, associadas a elementos de luxo.

Veja também: Casamento Boho Chic inspiração romântica e despojada em um lindo editorial

Para Mariana, o boho chic é uma releitura disso tudo, e os vestidos de noiva deste estilo são confortáveis, feitos com tecidos leves e detalhes feitos à mão. “É comum terem franjas e elementos naturais, como pedras”, exemplifica.

vestido de noiva boho chic

Foto: Nina Vilas Boas

Para Eduarda Galvani, estilista do Eduarda Galvani Atelier o estilo Boho Chic é para uma noiva descolada.

“Ao mesmo tempo que busca autenticidade, ela também tem os traços de sofisticação. O boho chic tem um pouco de romantismo, uma mistura de tecidos, de rendas, de estampas. Ele mistura poás com tecidos mais leves. Ele traz um bordado mais manual, usando pérolas, macramê, crochê… tudo que traz um ar mais artesanal. Os casamentos Boho Chic trazem inspirações da natureza, como praia, montanha, floresta. E os vestidos trazem muita leveza e sofisticação”, destaca Eduarda Galvani.

Karen coloca ainda que o estilo boho chic para noivas é caracterizado por cortes fluidos, leves, desestruturados, com rendas românticas para noivas que preferem naturalidade entre volumes e tecidos, conforto, uma estética menos rebuscada que um modelo tradicional.

Outra característica dos vestidos de noiva boho-chic são as cores – normalmente, eles não são brancos. “Costumamos usar mais champanhe, off-white ou rosé. Normalmente, são cores mais opacas e secas, uma paleta bem mais suave”, sugere Eduarda Galvani.

Combinação de vestido de noiva vintage e boho chic

Mas será que dá para ter os dois estilos em um só vestido de noiva? Para a estilista Emannuelle Junqueira, é possível que eles se “conversem”.

Eduarda Galvani também acredita nisto. “Acho que o vintage e o boho chic se unem bastante”, defende.

vestido de noiva vintage e boho chic

Foto: Joice Trindade

Estilos de casamento para vestido de noiva vintage e boho chic

Mas será que este estilo combina com qualquer tipo de casamento? Para Karen, depende muito da personalidade da mulher.

“A noiva que procura por um vestido entre esses dois estilos quer algo fora do tradicional. Geralmente, a procura é por vestidos fluidos, ou seja, sem volume, com detalhes delicados e sem exageros. É uma noiva que deseja uma naturalidade em tecidos e volumes que valorizem o biotipo dela e que tenham a ver com o jeito dela, sem imposições tradicionais”, opina.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Ale Marques / Noivas Karen Rodrigues

De forma geral, segundo Karen, casamentos com um ar mais decolado, ao ar livre, junto à natureza, de dia, com estilo rústico chic são os mais procurados para esse tipo de vestido.

“Mas também é muito comum noivas com o casamento na cidade, por exemplo, virem procurar esse estilo pois tudo vai da personalidade da noiva”, pondera.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Ricky Arruda / Noivas Karen Rodrigues

Mariana também destaca que o vintage quanto o boho são procurados por noivas que fogem do tradicional.

“O vestido deve estar em sintonia com a atmosfera do casamento e normalmente são utilizados em cerimônias ao ar livre, de dia ou de noite, e em locais como praia e campo. Por serem mais confortáveis e sem tanto volume, também são utilizados em mini weddings, destination weddings e elopements. Combinam com decorações rústicas e com elementos artesanais”, afirma.

Para Emannuelle, a mulher que escolhe um vestido de noiva vintage e boho chic, em geral, valoriza o charme. “É usado em casamentos com inspirações em filmes franceses, locações mais intimistas”, sugere.

Cuidados na escolha do vestido de noiva

Gostou de um modelo vintage ou boho-chic? Confira as dicas das estilistas para não errar na escolha do modelo:

Vestido de noiva vintage boho chic

Foto: L’amougraphy

    • Conforto acima de tudo! Para Karen, é essencial que a noiva se sinta confortável com o modelo escolhido. “A noiva e o noivo são as pessoas que devem estar mais felizes e confortáveis na festa. As noivas devem se sentir leves e confortáveis para curtir o grande dia sem chateação com o modelo do vestido.”, alerta.
    • Fique de olho no caimento! “Precisa valorizar o biotipo da pessoa deixando-a confortável e feliz.Os vestidos acinturados da nossa marca são vestidos que valorizam diversos biótipos. Já dentro do corte de cintura baixa ou blusê, a noiva deve tomar um pouco de cuidado ao escolher esse tipo vestido, pois somente alguns tipos de corpos são  favorecidos com esse corte. O vestido tem que cair bem não existe uma regra definida tudo depende da proporção de corpo de cada pessoa”, recomenda Karen.
      Vestido de noiva vintage boho chic

      Foto: Aline Ferreira / Noivas Karen Rodrigues

    • Esse vestido combina com seu estilo? A dica de Emannuelle é sempre se perguntar se o tipo de vestido se tem a ver com o estilo da noiva. “Isso é o mais importante. Tem que haver uma identificação”, indica. Eduarda Galvani concorda: “O vestido tem que ter relação com a personalidade da noiva. Ainda mais se for um vestido sob medida. Acho muito bonito quando consigo transformar o estilo da noiva em uma peça, o que ela pretende expressar, o que ela é”, justifica.
  • Sintonia com o look. Para Mariana, é importante dosar bem as referências para que o vestido esteja em sintonia com a sua produção, cabelo make e acessórios. “Com esses cuidados evita-se o risco de ficar caricato, ou com cara de figurino”, alerta.Veja também: Comprar o vestido de noiva: 6 erros mais comuns para o look

Cabelo, make e acessórios para vestido de noiva vintage e boho chic

O ideal é que tudo orne no grande dia: cabelo, make, vestido e acessórios da noiva. E ainda, tudo deve estar em harmonia com o biotipo e formato do rosto.

Confira algumas ideias das estilistas entrevistadas para compor o look:

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Nina Vilas Boas

Acessórios

Na hora de escolher os acessórios, vale optar por algo com ar mais natural sem muito brilho ou metais pesados.

Karen cita alguns:  flores naturais, coroa de flores naturais ou não, orquídeas de tecido, flores de tecido, tiaras delicadas, fios em pérolas, flores em resina, pentes em pérolas, peças em joalheria como por exemplo filigrana, ou crochê em metal e outros.

“O ideal seria escolher uma peça de cabelo com texturas menos óbvias, assim como os vestidos desse estilo”, recomenda Karen.

Emannuelle sugere também acessórios em metais de tons envelhecidos, flores brancas ou coloridas em tons mais suaves.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Marko Ganzaro / Noivas Karen Rodrigues

Veja também: Fascinator para casamento | como usar, dicas e cuidados

Cabelo

Sabe aquele cabelo com ar de natural e textura suave? Karen acredita que este é o estilo ideal quando falamos deste estilo de noiva.

As estilistas Karen e Gabriela indicam penteados meio presos, presos, semi presos, tranças laterais com um ar mais desconstruído.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Joice Trindade

Maquiagem

Para Eduarda Galvani, a ideia é escolher tudo o que remete à feminilidade e ao romantismo. “uma maquiagem leve, mais sutil, é o ideal”, pontua.

“Se o vestido é vintage, opte por uma make com olhos delineados, batom em tons de vermelho e rosa. Já para as noivas que optam por um modelo boho chic o visual é mais despojado. Cabelo solto ou semi-preso, tranças. A make mais natural e com pele iluminada”, sugere Mariana.

vestido de noiva vintage boho chic

Foto: Erika de Faria / Noivas Karen Rodrigues

Veja mais inspirações de vestido de noiva vintage no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019