Escolher o vestido de noiva é a parte mais emocionante e especial da organização do casamento. Há que sonhe com ele desde criança e quem não tem a menor ideia de por onde começar a procurar. Mas, afinal, como escolher o vestido de noiva ideal?  Fizemos um guia completo de vestidos de noiva para tirar todas as suas dúvidas!

 

vestidos de noiva editorial Casamarela
Editorial Casamarela / Foto Lucas Lima

Vestidos de noiva – o guia completo!

O passo número 1 para acertar é garantir que o vestido de noiva combine com a personalidade da mulher, seja adequado ao horário e local do casamento, além de ser atemporal! Pense que as fotos do Grande Dia irão eternizar esse momento.  Veja vestidos de noiva lindos para todos os gostos!

Top modelos de vestidos de noiva para escolher: Estilos e cortes!

vestidos de noiva Rosa Clará
Divulgação Rosa Clará

Vestido de noiva corte reto

O corte reto para o vestido de noiva é aquele que destaca e alonga a silhueta da mulher. Sua saia não é volumosa e acompanha o desenho desde o busto. É o ideal para as noivas mais tradicionais e clássicas e pode ser adaptado para qualquer estilo de cerimônia.

vestido de noiva corte reto
Foto: Pinterest / Reprodução

Vestido de noiva corte império

Super romântico, o corte encanta as noivas boho chic e vintage. A modelagem, porém, pode ser incluída em qualquer proposta de evento. Sua característica principal: é ajustada no busto e tem a saia leve e fluida a partir da altura do busto.

vestidos-de-noiva-corte-imperio
Foto: Pinterest/Reprodução

 

A escolha do tecido é o fator mais importante, pois é ele quem vai determinar o caimento perfeito que é a essência do modelo império. É o ideal para o estilo de casamento rústico chique e propostas ao ar livre/campo, que acontecem durante o dia.

Vestidos de noiva princesa

Os vestidos de noiva estilo princesa nunca saem de moda. Queridinhos das mulheres brasileiras, os vestidos de noiva princesa podem aparecer com renda, com brilho e inúmeros detalhes. São os mais adequados para as propostas clássicas e para os casamentos mais tradicionais, que acontecem à noite.

São também os eleitos pelas princesas da família Real – da Inglaterra – de onde saem os vestidos mais lindos do mundo e que arrancam suspiros de muitas noivas por aqui!

vestidos de noiva princesa
Foto: Pinterest / Reprodução

 

Vestidos de noiva evasê ou corte A

Esta modelagem é bem comum aos vestidos de noiva. Conhecida como evasê ou corte A, é aquela em que a saia é mais ajustada na cintura e, a partir desta altura, vai se abrindo. Pode aparecer em versões diversas de tecidos e facilmente adaptada a qualquer proposta de casamento.

mulher-com-vestido-de-noiva-evase
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Vestidos de noiva sereia e semi-sereia

Bastante charmoso, o vestido de noiva sereia é o ideal para a noiva sexy, de atitude e moderna. Sua modelagem é bem ajustada ao corpo, valorizando a silhueta, e tem uma abertura volumosa que parte da altura da coxa.

Especialistas indicam para as mulheres que têm o corpo “ampulheta” e que não são tão baixinhas. Para essas, o ideal é o modelo semi-sereia que segue o mesmo conceito, porém com uma abertura menor.

Foto: Pinterest/Reprodução

Vestidos de noiva tomara-que-caia

Do romântico ao sexy, o tomara-que-caia pode ser acompanhado de estilos diversos de saias e caimentos. A combinação favorita das noivas é o vestido de noiva rodado (ou princesa). Para as mais ousadas, é possível combinar o topo com o estilo sereia, semi-sereia ou uma saia mais fluida.

O ponto de maior atenção no modelo é a sustentação dos seios da noiva – e, por isso, não indicado para as mulheres que possuem seios muito volumosos. Nada de comprometer o conforto no Grande Dia!

vestido de noiva tomara que caia
Foto: Pinterest / Reprodução

Vestidos de noiva curtos

Quem pensa que o curto é apenas para o vestido para casamento civil está muito enganado! Eles vêm ganhando mais espaço nos casamentos, principalmente para as noivas mais modernas e despojadas. O vestido de noiva curto fica super charmoso em um casamento no campo e durante o dia, por exemplo.

mulher-com-vestido-de-noiva-curto-com-renda
Foto: Divulgação/Pronovias

Vestidos de noiva com renda

A maior vantagem de optar por um vestido de noiva com renda é que ele bem versátil. “Não existe uma regra específica para o tipo de casamento em que se pode usar renda. Ela pode ser adaptada para qualquer cerimônia.

O que vai ditar o estilo é o corte do traje. Ele, sim, deve estar de acordo com o evento como um todo”, diz a estilista Mariana Kuenerz.

vestido de noiva com renda
Foto: Danielle Benício

Vestidos de noiva simples

Optar por um vestido de noiva simples não quer dizer menos elegante. Pelo contrário, os modelos minimalistas podem garantir o charme e sofisticação para o Grande Dia. Como os casamentos ganharam novas configurações e proporções – dando espaço aos mini weddings e às propostas diurnas e boho, as noivas começaram a dar mais atenção aos vestidos com menos detalhes.

  • Favorito de Meghan Markle

Mesmo assim, um vestido pode parecer menos elaborado aos nossos olhos, mas ser alta costura. Prova disso, foi o eleito por Meghan Markle, a duquesa de Sussex, que se casou com o príncipe Harry este ano em um modelo que deu o que falar: minimalista e moderníssimo!

vestidos de noiva
Foto: Divulgação

Vestidos de noiva plus size

O vestido de noiva para as mais gordinhas tem uma regra: que a mulher se sinta confortável e linda no Grande Dia. Nada de impedimentos no vestido de noiva plus size; apenas algumas dicas que podem ser preciosas na hora de escolher o modelo ideal.

Uma delas é procurar pelos cortes em A ou evasê, que valorizam ainda mais a silhueta da mulher plus size.

Vestido-de-Noiva-Plus-Size-renda
Foto: DHgate/ Divulgação

Vestidos de noiva com manga

O vestido de noiva com manga se mantém entre os mais desejados no Brasil. E o detalhe pode aparecer em diversas versões: manga princesa, longa, curta, 3/4 e até mangas mais largas.

Se aliada à delicadeza da renda traz um toque de feminilidade e romantismo ao modelo. É comum adicionar brilho a esses modelos para dar um ar mais suntuoso.

vestidos de noiva com manga
Divulgação Noiva nas Nuvens

Vestidos de noiva com tule

O vestido de noiva com tule voltou aos holofotes com força total e é tendência nas passarelas de coleções das principais marcas bridal de 2018 e já de 2019.  O tecido é um dos favoritos das noivas mais românticas e pode ser incorporado nos mais diversos modelos.

Apesar disso, é um clássico das noivas que querem um vestido estilo princesa.

vestido de noiva com tule
Foto: Sophia Tolli

Para oficializar a união: que vestido usar para o casamento civil?

O vestido para casamento civil ainda é motivo de muitas dúvidas para as noivas que vão oficializar a união antes da cerimônia religiosa. Em geral, os modelos têm um apelo mais simples, sem tantos detalhes em pedrarias e brilhos, por exemplo. Os favoritos são curtos e, claro, brancos! Mesmo no civil, a maioria das noivas não abre mão da tradição.

Reprodução Pinterest

O que está bombando! Os vestidos de noiva 2018 e 2019

Respeitar o estilo da noiva e personalidade é a regra número 1 da escolha do vestido para o Grande Dia. Mas, é claro que as inspirações sempre vêm acompanhadas das tendências das passarelas e últimas novidades do universo bridal.

vestidos de noiva
Foto: Yolan Cris / Divulgação

 

Para este ano e já para o próximo, as noivas podem – e devem – se jogar nos modelos: com tule, com capa, com aplicações em flores 3D, com detalhes coloridos e plumas.

Para as mais ousadas, optar por um macacão ou conjunto com calça também é uma super ideia! Veja algumas apostas da Yolan Cris!

 

Vestidos de noiva modernos para a noiva descolada!

  1. Vestido de noiva com cor – Os vestidos que fogem do tradicional branco e off white ainda são uma tendência bem tímida para as noivas, especialmente no Brasil. Não dá para negar que as cores dão um charme todo especial ao look da noiva. Mas é preciso ter a mente mais “aberta” para fugir da tradição e colocar cor no tão sonhado vestido.

Vestido de noiva com cor para usar rosé e champagne
Divulgação Eva Lendel

Veja 20 inspirações de vestido de noiva com cor para usar essa linda tendência

  • Vestido de noiva ombro a ombro – Os vestidos ombro a ombro destacam o colo da mulher dando um toque de sensualidade, mas com delicadeza. É uma boa opção para as noivas mais românticas. O brilho também é permitido nos modelos mais trabalhados com renda.
    vestidos-de-noiva-ombro-a-ombro
    Reprodução Pinterest

     

  • Vestido de noiva com decote nas costas – Os vestidos com decote nas costas vêm fazendo a cabeça das noivas. As marcas Berta Bridal e Galia Lahav são campeãs em trazer a sensualidade e beleza aos modelos adicionando um belo decote nas costas.O detalhe pode ser mais ousado ou mais contido.É ideal para a noiva sexy que quer valorizar a silhueta no Grande Dia.
    vestidos de noiva
    Foto: Berta / Divulgação

     

  • Vestido de noiva com fenda na saia – As fendas na saia chegaram às noivas. Além de dar um toque sensual, facilitam a locomoção para aquelas que querem um casamento na praia ou no campo, bem leve e sem estruturas pesadas.
    vestidos-de-noiva-com-fenda
    Divulgação Rosa Clará

     

  • Vestido de noiva com saia removível – E, afinal, dois vestidos de noiva: usar ou não? Para as noivas que querem impactar os convidados tanto na cerimônia quanto na festa, essa é a opção. A ideia também ganha força no conforto. 
    vestidos de noiva
    Foto: Pinterest / Reprodução

    As saias, geralmente de tule e mais volumosas, são usadas anexas ao vestido para a cerimônia e depois são retiradas mostrando um vestido mais justo ou curto. Assim, além de garantir um look novo, a noiva fica mais à vontade para curtir a festa.

6 dicas para escolher o vestido perfeito!

  • Vestido de noiva com corte A é ideal para mulheres que têm quadril largo e querem marcar a cintura;
  • Semi-sereia é ideal para mulheres que querem e podem destacar a região do quadril;
  • Sereia é ideal para aquele biotipo “toda boa”;
  • Vestido sem estrutura pode ser um problema para quem quer modelar o corpo;
  • Vestido transparente pode ser ousado demais para uma cerimônia formal;
  • Se optar por ter saia removível, tenha certeza que a saia de baixo está à altura da festa, seja ela curta ou longa.

vestidos de noiva Rosa Clará
Divulgação Rosa Clará

 

Vestido de noiva comprar

 Comprado, alugado ou sob medida: quanto custa um vestido de noiva? A média de preço para comprar um vestido de noiva é de R$ 4 mil. E o valor pode chegar até  R$ 20 mil, se assinado por estilista ou marca de alta costura.

É possível encontrar um vestido de noiva barato? A resposta mais certa é: depende. Isso porque cada noiva tem um orçamento que quer disponibilizar para o vestido e também há níveis e critérios de exigência bastante diferentes.

Há aquelas que preferem um modelo exclusivo e assinado por estilista (que pode passar os R$20 mil) e quem opta por aluguel e um modelo com poucos detalhes. Para estes, os vestidos de noiva preços podem começar em R$ 800.

Fotos de vestidos de noiva

Veja imagens de vestidos de noiva

</>

O que significa sonhar com vestido de noiva?

Vestido de noiva usado, alternativa para o bolso e consciência sustentável

Vestido de noiva para casamento no campo | Dicas para escolher o modelo ideal

Vestido de noiva rodado | Dicas para escolher o modelo ideal

Tags da matéria

Comentários