Você já ouviu falar em fascinator? Provavelmente, você deve associar este acessório à realeza britânica, que usa com frequência esta peça em casamentos e outros eventos sociais.  Se você ainda não ligou o nome ao objeto, o fascinator é um acessório de cabeça, que pode ter plumas, penas, pedrarias e até mesmo rendas, segundo Viviane Brito, da empresa Noiva de Vitrine.

Mas que tal usar o fascinator no dia do seu casamento? O acessório é tão estiloso que a personagem mais fashionista do seriado Sex and the City, Carrie Bradshaw, optou por usar um no seu grande dia com Mr. Big. Ainda que ela não tenha tido muita sorte no casório, vale a pena se inspirar no look da atriz se você quiser usar esta peça e criar um visual incrível.

O que é o fascinator?

 “São peças que derivam dos chapéus da aristocracia antiga neoclássica e são altamente exuberantes com suas penas e as flores. É um tipo de acessório que geralmente fica em primeiro plano. Normalmente, possuem um formato inusitado. Ele pode até tomar o lugar do chapéu como adorno, mas a grande diferença é que ele não possui a aba”, comenta Graciella Starling, designer de alta chapelaria.

Fascinator no casamento Carrie Bradshaw
Foto: Getty Images

Cuidados ao usar fascinators

Decidiu usar um fascinator? Confira alguns cuidados para não errar:

  • Graciella aponta que é preciso ter em mente que o acessório de cabeça tem uma força muito grande – independente se for um fascinator, uma coroa ou uma tiara.“Um cuidado que você deve ter quando for usar um acessório de cabeça, principalmente se for algo mais exuberante como o fascinator, é saber os pontos fortes e fracos da própria beleza. Acredito que a chapelaria nada mais é do que a moldura de um quadro. Se você escolhe a moldura errada para esse quadro, ele com certeza ficará desfavorecido. Não existe um rosto que cai bem com tudo. Quem acerta normalmente se conhece. Então recomendo uma consultoria a respeito disso para ela aprender a se enxergar no espelho”, expõe .
  • Fique de olho no dress code: Se você não sabe como usar ou em quais ocasiões utilizar, Graciella recomendar ficar atento ao dress code. “Ele serve para nos nortear. Se estiver em dúvida, é só segui-lo para não ter erro”, define.
  • Ao escolher um fascinator, a palavra chave é harmonia: “Apesar de ser uma peça coringa, as noivas precisam optar pelo modelo que mais combina com o estilo dela e que harmonize com o rosto, penteado e o vestido”, explica Viviane
fascinator no casamento
Foto: 2 Brides Photography

 

Fascinators x estilo de casamento

Está pensando em adotar esta peça super estilosa para seu casamento? O mais comum é que ela seja utilizada em casamentos diurnos.

“De acordo com o dress code, esta peça deve ser utilizada durante o dia. No entanto, eu acredito que é possível adaptá-lo para a noite, mas é preciso ter bom senso e é importante que haja uma harmonia. O chapéu uso somente de dia. Já o fascinator penso que é possível abrir exceções quando se é noiva. Se ela tem esse estilo mais cool e descolado, mas não vai conseguir fazer um casamento de dia, creio que não há problema”, comenta Graciella.

Cuidados para o casamento a noite

“Mas ela tem que ter alguns cuidados a mais – ela deve ter uma boa assessoria para não escorregar em alguns detalhes para não ficar cafona. Uma maquiagem muito pesada com um fascinator não é legal, por exemplo. O bom senso sempre deve permear quando a noiva vai usar algo fora da cultura”, explica Graciella. Viviane lembra que, apesar de ser mais usado em casamentos diurnos, há noivas que optam pela peça em casamentos noturnos, mas com uma pegada retrô.

Fascinator no casamento
Foto: Kristen Booth Photography


Leia também:
Acessórios para cabelo de noiva | Dicas, modelos e muito mais

Outro fator de peso para optar por um fascinator é que a noiva que escolhe este acessório já tem um estilo um pouco mais definido ou vai casar em um lugar mais descolado. Viviane pontua que a peça traz um ar mais elegante e ao mesmo tempo vintage. “É muito comum entre noivas que fazem o vestido com estilo mais boho. Ele traz mais elegância e um pouco do romantismo dos anos 40”, destaca Viviane.

Como combinar o fascinator com vestido e acessórios

Normalmente, segundo Viviane, os fascinators ficam bem com vestidos de renda, corte reto e cores como off White, blush e camomila. “Eles fazem uma bela composição com este acessório”, opina.

Quando a noiva opta por usar este tipo de peça, também é importante ficar atenta à escolha dos demais acessórios. “Se ela for utilizar colares e brincos, é importante fazer uma harmonização de cor e tamanho com os fascinators. Caso contrário, pode ficar com um aspecto muito carregado”, alerta Viviane.

Fascinator no casamento
Foto: Clary Photo

 

Dá para usar véu e fascinator?

De volta ao filme Sex And The City, dá para reparar que Carrie Bradshaw usa seu fascinator acompanhado de um belo véu. Mas como fazer esta combinação na vida real? Para Graciella, tudo o que sai do dress code, é importante ter a consultoria de um especialista.

“As duas peças funcionam juntas, mas é preciso ter cuidado. Senão, segue o dress code. Normalmente, o fascinator fica muito bonito com um voilette, para casamento diurno, com cabelo preso. Esses são alguns protocolos. Se você conseguir sair deles com beleza e elegância, não há problema. Mas vale consultar um especialista se tiver dúvida”, alerta Graciella.

Para não errar, a dica de Viviane é ficar atenta ao penteado, tamanho e estilo do fascinator, além do modelo do véu e vestido. “Todos estes fatores precisam combinar entre si”, comenta Viviane.

Fascinator no casamento
Foto: Desi Baytan Photography

Fascinators para madrinhas e convidadas

Na opinião de Graciella, os casamentos reais sempre ditam tendência mundialmente.

“ Para estas, as cores estão com tudo – não só os tons pastel, mas também as cores vibrantes. Uma dúvida que as pessoas me perguntam é se o acessório precisa combinar com vestido. A não ser que você vá a um casamento da realeza, a resposta é não. O que precisa combinar são os acessórios entre si – então se você vai usar um chapéu vermelho, procure usar um sapato da mesma cor ou uma bolsa no mesmo tom”, comenta Graciella.

“Se você quiser acertar sempre, sem correr o risco de errar, o ideal é optar por um tom parecido com o do seu cabelo. As loiras gostam muito de cinzas claros e off-white, as morenas podem ir nos marrons e tons mais escuros de cinza, azul e verdes. Essa dica deixa as pessoas mais confortáveis. A dica vale para chapéu, fascinator ou qualquer outro acessório”, indica Graciella.

Fascinator no casamento
Foto: Getty Images

 

Veja mais inspirações de acessórios para noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários