O casamento rústico chique traz aos noivos a oportunidade de criar cerimônias menos engessadas e mais intimistas. Roberta Canuto, da assessoria Casa de Dois, explica que o conceito rústico chique está diretamente ligado à decoração e ao mobiliário que serão escolhidos. Geralmente é um casamento ao ar livre, no campo ou na praia, e pode ser a mistura perfeita do rústico da madeira e da juta com a sofisticação e o requinte dos talhares de prata e dos lustres de cristal.

casamento-rustico-chique
Foto: Anita Martin

Casamento rústico chique: detalhes que fazem a diferença 

“Na maioria das vezes, esse tipo de cerimônia acontece em uma fazenda. Isso porque são locais mais pomposos, em estilo colonial, características que têm muito a ver com o tema casamento rústico chique”, afirma Roberta. Mas a cidade também comporta esse tipo de evento. Segundo a assessora de casamentos, é possível encontrar espaços com paredes de tijolinhos, área verde e ambiente arborizado, por exemplo.

E para as noivinhas que gostam de colocar a mão na massa: atenção. Roberta dá um alerta sobre a decoração rústica de casamento faça você mesmo. “É preciso ter cuidado para não fugir do conceito chique, e acabar com uma temática somente rústica”, comenta.

casamento-rustico-chique
Foto: Midwestern Bride


Mobiliário característico 

Um dos pontos-chave para a composição da decoração rústica chique é a escolha dos móveis. Dentro desse contexto, tudo o que vem e ressalta a natureza é harmônico e adequado. A madeira é predominante nesse tipo de cerimônia. Principalmente os móveis com aspecto de inacabados e envelhecidos, assim como os caixotes, barris e até mesmo troncos fatiados.

De acordo com Viviani Dias, do Espaço Vista Verde, o ideal para esse tipo de decoração de casamento rústico e no campo é evitar usar mesas, cadeiras e outras peças de mobília de plástico, com efeito espelhado ou em vidro. Já Roberta recomenda evitar o uso de móveis com estilo muito romântico. Segundo ela, vale apostar em sofás em couro e camurça, além de itens de ferro, com uma pegada mais industrial.

casamento-rustico-chique
Foto: Rafael Canuto Fotografia

Flores na composição visual

As flores têm grande ligação com o enlace de qualquer casal. E no casamento rústico chique não seria diferente. A escolha das variedades e cores que serão usadas deve ser uma decisão pessoal dos noivos. Mas Viviani recomenda que se busque por uma boa consultoria de decoração. Dessa forma, todos os elementos poderão ser escolhidos e combinados da maneira mais harmônica possível.

Casar de dia 

Um dos grandes trunfos de casar a céu aberto é a possibilidade de deixar muito do visual nas mãos da mãe natureza. Com um clima naturalmente intimista e elegante, um casamento ao ar livre romântico e despojado tende a arrancar suspiros. Seja pelo canto dos pássaros, as borboletas coloridas ou o solzão que vai se abrir bem quando a noiva disser “eu aceito”.

Para completar a beleza natural do local, vale apostar em flores em caixotes, potes e em forma de arranjos para trazer ainda mais vivacidade à cerimônia. “O casamento diurno ainda pede o uso de cores mais alegres ou em tons pastéis, que trarão leveza e sofisticação à decoração”, explica Viviani.

casamento-rustico-chique
Foto: Rafael Canuto Fotografia

Casar de noite 

Viviani conta que muitas noivas gostam de casar entre o final da tarde e o início da noite em busca de um casamento rústico romântico e incrível. Dessa forma, elas conseguem eternizar em fotografias todas as nuances de cor e luz esta data tão especial.

Nesse tipo de casamento rústico à noite, está liberado caprichar na combinação de elementos para iluminação, como velas, piscas e varal de lâmpadas. Vale até contratar iluminação cenográfica, para fazer um jogo de luz e cores. “Essa é também a chance de usar aqueles lustres de cristal super glamurosos”, indica Roberta.

Casamento rústico chique iluminação
Foto: Pinterest

Vestido de noiva casamento rústico

Os tecidos mais usados nesse tipo de cerimônia são cetim, musseline, chifon e tule, que darão muita suavidade e movimento ao vestido. Aqui, principalmente para as cerimônias diurnas, não cabe apostar no excesso de brilhos e pedrarias, mas as rendas mais opacas e as pérolas são opções charmosas e adequadas.

Quanto ao modelo do vestido de noiva para casamento rústico, a noiva sempre tem liberdade de escolher o corte que quiser, aquele que a faça se sentir linda e realizada. Mas, seja seu vestido de casamento rústico barato ou caro, vale a pena seguir o perfil mais fluído e leve. De acordo com Lais Ribeiro, fundadora da loja virtual O Amor É Simples, vestidos de noiva com braços à mostra, com babados soltinhos, alcinha e estilo ciganinha têm muito a ver com a ocasião.

Volume na medida certa

A estilista Sandra Ferraz frisa a importância de evitar os vestidos muito volumosos no casamento rústico chique. “Uma saia gigantesca vai acabar deixando a noiva fisicamente mais distante de todos”, diz. Ela explica que um vestido de noiva rústico simples e contido — mas não menos trabalhado — vai te deixar mais perto do noivo e dos convidados, o que tende a criar um clima muito intimista à cerimônia.

casamento-rustico-chique
Foto: Divulgação/O Amor É Simples

Atenção ao tamanho da cauda 

As caudas longas, apesar de lindíssimas, podem só trazer dor de cabeça nesse tipo de cerimônia — que tende a envolver grama e areia. “Se ela for longa demais, vai acabar sujando muito e a noiva vai sempre precisar de alguém para ajudá-la a se locomover. Pode não ser muito confortável”, destaca Lais. Mas uma cauda mais curta pode dar o toque que faltava no seu vestido rústico de festa. De qualquer forma, os prendedores e pulseirinhas para saia sempre estarão à disposição para te ajudar a segurar a cauda.

Sandra ainda dá uma terceira opção para as noivas que não querem abrir mão do comprimento: a cauda removível. A peça pode ser usada durante a cerimônia e depois retirada na hora da festa. Assim, a noiva pode ficar mais confortável. “Também dá para apostar em uma capa presa nos ombros no lugar da cauda e fazer aquela entrada maravilhosa que toda noiva merece”, ressalta a estilista.

casamento-rustico-chique
Foto: Le Vie Photography

Véu: ousar ou apostar no clássico? 

Quando o assunto é véu no casamento rústico chique, Sandra indica os modelos menos fartos, sem borda ou adornos. “O ideal é que eles também não ultrapassem em excesso o comprimento do vestido de noiva”, recomenda. Já para quem procura sair do tradicional, Lais cita o véu lateral. O modelo pode trazer uma inspiração boho bem bonita para o look.

casamento-rustico-chique
Foto: Reprodução/Pinterest

O toque final com penteado e acessórios

A finalização do penteado e os adornos de cabeça são muito importantes para o visual completo de qualquer noiva. Dentro do contexto de casamento rústico chique, a tendência das coroas de flores naturais é super adequada. Usar uma flor grande e bonita na lateral dos cabelos também é uma solução simples e charmosa. Já um penteado ainda mais delicado pode ser feito com uma trança frouxinha decorada com flores frescas.

Entretanto, se você decidir apostar nas coroas de flores para casamento, é preciso ficar atenta. Isso porque, principalmente nos dias quentes, mais cedo ou mais tarde elas vão murchar. Para contornar essa situação, Sandra recomenda que a noiva leve flores para reposição. Isso manterá o acessório sempre vívido e bonito.

casamento-rustico-chique
Foto: Michael and Carina Photographie
Tags da matéria

Comentários