Revista

Convites de casamento clássicos | Dicas para acertar na escolha

Os convites de casamento clássicos são ideais para as noivas que vão seguir os moldes das festas de antigamente com todas suas formalidades

O convite tem o objetivo de transferir a alma da festa para o papel. Até porque este será o primeiro contato dos convidados com o Grande Dia. Quando se trata de convites de casamento clássicos é necessário buscar um ar de nobreza e formalidade nos materiais, na tipografia e no visual.

convites de casamento clássicos

Foto: S-Cards/Divulgação

 

O que faz um convite ser clássico

Certas características em cada etapa da confecção são responsáveis pela criação de convites de casamento clássicos e elegantes. Aqui, separamos cinco passos para acertar na escolha do convite para casamento e dicas para arrasar no estilo.

1. Os papéis mais usados

O primeiro ponto que caracteriza um convite como clássico é a qualidade do papel. Geralmente, são usados materiais nobres, com ou sem textura, e em alta gramatura. “Para quem não sabe, a alta gramatura deixa o convite mais grosso e, assim, mais imponente”, explica Mariana Chevrand, designer do Atelier Allure.

Os papéis foscos são mais usados dentro deste estilo. Entre eles, destacam-se:

– Concetto;
– Finezza;
– Markatto;
– Rives.

“Para as noivas que procuram algo diferente, indico dois materiais metalizados: Curious Metallics e Constellation Jade. É importante destacar que ambos são importados e mais caros”, ressalta Patrícia Koeler, proprietária e designer na Patrícia Koeler Identidade Visual.

convites de casamento clássicos

Foto: Patrícia Koeler Identidade Visual/Divulgação

 

2. Cores que você pode usar

Para manter a estética de convite de casamento clássico e chic, é mais comum usar uma paleta de cores neutra, sendo branco e off-white mais usados. Um toque colorido pode aparecer nos detalhes. Também é possível usar estampas, aquarelas e padrões nos forros dos envelopes.

“Elaborei convites de casamento clássicos para uma festa no tradicional Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ). O casal queria trazer as raízes da família, que é de Portugal, para a identidade visual. Então, usamos no forro uma estampa parecida com os azulejos portugueses. Para trazer o toque clássico, apostamos em formato, letra, tipografia e outros elementos já tradicionais”, lembra Patrícia.

Ainda dentro do contexto de convites de casamento tradicionais, é importante evitar a mistura de muitas cores e fugir de tons chamativos, como laranja e amarelo. Tais estilos combinam mais com cerimônias modernas.

convites de casamento clássicos

Foto: Patrícia Koeler Identidade Visual/Divulgação

 

3. Tipografia clássica e elegante

Os convites de casamento tradicionais e elegantes tendem a misturar dois estilos de tipografia.

Para os nomes dos noivos

Para os nomes dos noivos entram as letras cursivas. “Elas remetem ao estilo da caligrafia manual e tradicional, por isso as noivas gostam bastante. Além de dar um toque de requinte aos convites e destacar o casal”, comenta Samara Costa, idealizadora da S-Cards. As mais usadas são: Lucia BT, Renaissance, Shelley Volante e English.

Para as informações

Já para informações, como endereço e horário da festa, é melhor utilizar letra bastão, a popular letra de forma, que é mais fácil para os convidados associarem. “A tipografia que mais usamos é a clássica Trajan. Ela tem base mais reta e se adapta a diferentes materiais gráficos, desde editoriais até convites”, diz Samara.

O que escrever no convite?

Caso você esteja com dúvidas sobre o que escrever no convite de casamento, saiba que, aqui, as informações devem ser mais completinhas.

“Os pais sempre convidam para o evento. Local e hora da festa são escritos quase sempre por extenso. Possui endereço para envio de presentes e o contato do R.S.V.P.”, afirma Mariana.

convites de casamento clássicos

Foto: Atelier Allure/Divulgação

 

4. Formato ideal e envelope

Geralmente, os convites de casamento clássicos são maiores e no formato retangular. O tamanho padrão é 22 cm x 15,5 cm. “Dificilmente encontramos convites tradicionais nos formatos vertical ou quadrado”, aponta Patrícia. Isso porque estes estilos combinam mais com noivos modernos.

Em relação ao envelope, ele deve seguir cores, formato e papel do próprio convite. “Normalmente, são acompanhados de envelope aba bico e, muitas vezes, possuem monograma em sua aba”, revela Mariana.

convites de casamento clássicos

Foto: S-Cards/Divulgação

 

5. Dicas para o acabamento perfeito

Alguns acabamentos caracterizam o convite clássico. Primeiramente, a borda. Segundo Mariana, ela deve ser feita em baixo relevo, também chamada de moldura.

O segundo ponto é o lacre. O mais tradicional é feito com cera ou resina.

Por fim, os monogramas. “É comum usar a técnica de hot stamping nas cores dourado ou prata”, conta Samara.

convites de casamento clássicos

Foto: S-Cards/Divulgação

 

Convites de casamento clássicos: preço e quantidade

Quando o assunto é convite de casamento clássico, o preço pode variar de acordo com tamanho, papel escolhido e recursos de impressão.

“Em média, o valor fica em R$ 22 para pacotes com 150 unidades para convites de casamento simples e clássicos. Agora, para quem quiser usar lacre de cera, por exemplo, o custo aumenta para R$ 26 a unidade”, explica Patrícia.

Para acertar na quantidade de convites, a especialista explica que o ideal é pegar a lista de convidados e agrupar as pessoas por famílias. Depois, encomendar entre 8% e 15% a mais do número total. “As peças extras servem para reserva e recordação”, finaliza Patrícia.

convites de casamento clássicos

Foto: S-Cards/Divulgação

 

Veja mais inspirações de convites para casamento no nosso perfil no Pinterest 

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019