O convite de casamento simples é aquele que segue a regra do menos é mais. É elegante e apresenta ótima qualidade, mesmo recorrendo a acabamentos mais básicos e cores que seguem uma paleta clean.

Clássico absoluto, vai fazer sucesso tanto na hora de entregá-lo em mãos aos convidados quanto daqui a 10 anos, ao retirá-lo do baú.

convite de casamento simples
Foto: Pinterest / Reprodução

Tipos de casamentos que combinam com convite simples

Por seguir uma linha mais básica, o convite de casamento simples pode ter seu design adaptado para os mais diferentes tipos de cerimônias. É possível usá-lo desde um casamento na praia até nas festas realizadas em grandes salões, variando muito bem do clássico ao rústico.

“O importante é que o layout do convite siga o conceito geral da festa”, afirma Karina Kirk, designer e sócia-proprietária da The Wedding Art. Lembre-se: este item é responsável por dar os primeiros indícios de como será o Grande Dia para os convidados. Por isso, é primordial que ele respeite o tema.

convite de casamento simples
Foto: Pinterest / Reprodução

Para quem quer apostar no clássico absoluto

Se você quer apostar em um convite de casamento simples e elegante, o ideal é escolher um modelo de tons claros e vinco simples com texto em letra cursiva impresso em uma cor e em alto relevo. Em relação ao envelope, ele deve ser liso e com aba bico. Caso queira usar monogramas, prefira os relevos secos.

Qual papel escolher para o convite de casamento simples?

“Para os papéis, as linhas Markatto e Rives têm mais saída. Elas são elegantes, clean e podem ser usadas desde um convite tradicional até o convite rústico de casamento”, conta Samara Costa, designer e idealizadora da S-Cards.

Qual o melhor formato?

De acordo com a especialista, o formato ideal do convite simples é o retangular. Os tamanhos podem variar entre o modelo de 28,5 x 20,5 centímetros e o de 30 x 21,5 centímetros. “Já as cores off white e branco são as mais usadas”, revela Samara.

O que escrever?

Aqui, também vale destacar o que deve ser escrito. É importante continuar seguindo a linha simples. Os itens indispensáveis são: nome dos noivos, nome dos pais e data, local e hora da cerimônia. Frases para convite de casamento, tipo de traje e outras firulas ficam a critério do casal, mas não são obrigatórias.

convite de casamento simples
Foto: Pinterest / Reprodução

Convite de casamento simples com um toque moderno

Os convites de casamento simples e modernos são perfeitos para quem quer apostar em um design básico, mas sem cair no tradicional.

“No lugar dos bicos e da letra cursiva entram as impressões e os formatos retos. Eles trazem um toque de modernidade, mas sem exageros. Exatamente o que pede esse tipo de convite”, diz Mauro Araújo, diretor administrativo da RA Paper.

Envelopes no formato quadrado ou vertical também são ideais para dar esse ar descolado ao convite. Segundo Karina, é possível até arriscar no uso de um papel colorido. Mas só se o conceito da sua cerimônia permitir. Uma boa saída é usar papel Kraft, que é rústico e simples, combinação ideal para casamentos ao ar livre.

convite de casamento simples
Foto: Divulgaçãp/S-Cards

O que você deve evitar

Independentemente de ser um convite de casamento simples para uma festa clássica ou moderna, é importante ressaltar que alguns elementos devem ser evitados nesse estilo. Isso porque podem quebrar a linha puxada para o básico.

“Evite os exageros. Nunca use vários acabamentos juntos. Podemos, sim, dar um toque especial e diferenciado com uma ponteira de metal, o nome dos noivos em rosé ou a impressão de uma aquarela. Mas não dá para usar todos esses recursos. Escolha apenas um”, aconselha Samara.

Para Karina, é recomendável também fugir das impressões na aba do convite e das cores metálicas. “Não combinam com esse tipo de convite clássico.”

convite de casamento simples
Foto: Pinterest / Reprodução

Para acertar no cálculo de quantidade

Na hora de comprar os convites, o ideal é separar a lista de convidados do casamento por famílias para saber quantos devem ser encomendados e acrescentar 20% a mais para emergências. “Caso não tenha esta planilha, pegue a quantidade total de pessoas, dívida por dois e some mais 30 unidades”, explica Samara.

Quanto custa um convite de casamento simples?

Em relação ao valor unitário, o convite de casamento simples tem preço médio na casa dos R$ 30. Mas, atenção: “tamanho, acabamento, material, quantidade e outros fatores podem alterar totalmente o custo por peça”, alerta a designer da S-Cards.

convite de casamento simples
Foto: Pinterest / Reprodução

Convite de casamento simples: faça você mesmo

Se você é uma noiva do tipo que gosta de colocar a mão-na-massa e quer que cada detalhe tenha seu toque pessoal, que tal fazer o seu próprio convite? Em canais no Youtube é possível encontrar diversos vídeos que ensinam o passo a passo para um convite de casamento simples e fácil de fazer. Junte as madrinhas e comece a produção!

Veja mais inspirações de convites de casamento simples no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários