O convite de casamento é a primeira impressão que os convidados tem de como será seu casamento. Mas não precisa gastar todas as economias nele. Um convite que tem a criação e a execução bem pensados vai impressionar os convidados e não precisa ser “os olhos da cara”.
Segundo a Casa 8, “O mais importante para um convite ser bonito é a diagramação. Ele pode ficar muito feio se o design dele não for bem elaborado”. A Conto de Noiva concorda e enfatiza a beleza como fundamental: “tem que ficar bonito já no layout. A criação do convite tem que fazer sentindo, o resto é só acabamento”.
Conto de Noiva – Divulgação
Veja abaixo 10 dicas que podem ajudar a equilibrar o orçamento na hora de escolher a papelaria para o casamento.
1- Pesquise
A dica principal para tomar uma decisão é: pesquise tudo! Procure saber todas as opções de impressão, papel e acabamento que existem no mercado. Pesquise preços em diferentes fornecedores, anote os custos em uma planilha e mantenha tudo organizado para ajudar o casal a tomar uma decisão que caiba no bolso.
2- Escolha o Tipo de Papel
Papel e Estilo – Divulgação
É possível escolher um papel mais barato e ter a mesma qualidade. “Um modelo com os papéis importados pode ser substituído tranquilamente por uma opção de linha nacional, que conta com a mesma qualidade e visual similar, por exemplo”, explica a Papel e Estilo.
3- Diminua o tamanho e a gramatura do papel
Casa 8 – Divulgação
As empresas têm notado uma maior demanda por convites menores. Segundo a Barnard & Westwood, algumas opções de tamanhos menores, podem economizar 20% no orçamento. E ao diminuir o papel, também pode diminuir a gramatura do convite. “Com um convite menor, a gramatura pode ser de 250g em vez de 500g. Quanto maior o convite, maior a gramatura para ficar mais firme e encorpado”, lembra a Casa 8.
4- Diminuir o Acabamento
Segundo a Casa 8, o normal é fazer um relevo seco no convite e no envelope, mas os noivos podem fazer só no envelope. O mesmo acontece com detalhes em hot stamping. Pode ser usado em um único lugar.
5- Limite os Complementos
Papel e Estilo – Divulgação
A maioria dos complementos devem ser feitos à mão e encarecem o preço do convite. “Os pedidos de detalhes mais extravagantes como as pedrarias, rendas e laços mais complexos estão caindo na hora da decisão final”, conta a Papel & Estilo.
Existem opções de envelopes prontos. Segundo a Barnard & Westwood, “se o casal optar por envelopes que já possuímos o modelo da faca para corte, ele economiza cerca de 10% do valor total”.
7- Opte pelo Online
Há opções de produtos online como save the date, cartão de agradecimento e outros que podem substituir o papel e sair mais em conta.
8- Fique de Olho em Promoções e Oportunidades
Muitas lojas fazem promoções de convites e até semanas especiais. A Papel e Estilo, por exemplo, oferece uma semana especial com descontos e promoção mensal em que um modelo de convite é escolhido pela loja para ficar com 30% de desconto por 30 dias.
9- DIY
Pinterest – Divulgação
Faça você mesmo! É claro que não precisa fazer tudo e existem empresas que ajudam com o arquivo do convite online que é só imprimir em casa. Lembre-se de começar a fazer com bastante antecedência para se não der certo, você ter tempo de contratar uma empresa.
Os noivos devem prestar atenção ao número de convidados. Muitos noivos esquecem de alguns convites e depois tem que mandar fazer mais. “O repique é muito caro. Começamos o processo do zero e o custo unitário é 4 vezes mais alto”, alerta a Casa 8.
Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.