Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Tendências para os convites de casamento em 2024

Empresas personalizam papéis, fontes e cores para criar convites especiais com a cara dos noivos

Um convite de casamento pode ser muito mais do que apenas o anúncio da data e do local da cerimônia. Ao incorporar a personalidade dos noivos e transmitir nos detalhes o estilo da festa, os convites têm o poder de impressionar os convidados e já criar aquela expectativa boa para o evento. 

Abaixo, o iCasei mostra quais são as tendências para 2024 no quesito convites de casamento, a partir da experiência de empresas especializadas.

Veja também:50 frases de convite de casamento para se inspirar na hora de fazer o seu

Foto: Dona Amélie

Foto: Dona Amélie

Estilos de convites em alta 

Maria Marta Cabrera, fundadora da Petit Souvenir, que funciona desde 2010 em São Paulo, lista suas apostas para as tendências para 2024:

Minimalista e elegante: Convites com design minimalista, com linhas simples e cores sóbrias, estão em alta. Esse estilo transmite sofisticação e modernidade.

Florais e botânicos: Convites com estampas florais e elementos botânicos continuam sendo populares. Eles podem variar desde desenhos delicados até estampas mais ousadas e vibrantes.

Veja também: Frases bíblicas para casamento | 30 trechos para se emocionar

Foto: Petit Souvenir

Foto: Petit Souvenir

Aquarela: Convites com ilustrações em aquarela têm sido muito procurados. Essa técnica de pintura cria um efeito suave e romântico, perfeito para casamentos.

Caligrafia moderna: Convites com caligrafia moderna estão em alta, acrescentando um toque artístico e personalizado. A combinação de diferentes estilos de letras e elementos gráficos pode criar um convite único e elegante.

“Lembrando que as tendências podem variar ao longo do tempo, e cada casal tem sua própria visão e estilo único para o convite de casamento”, diz Maria Marta. “O importante é escolher um estilo que combine com a personalidade dos noivos e transmita a essência da festa de casamento.”

Foto: Petit Souvenir

Foto: Petit Souvenir

Beatriz Knipfer, sócia da Dona Amélie, que há cerca de 10 anos cria identidades visuais exclusivas para convites, também dá sua opinião sobre o que será tendência neste ano: aquarela e desenhos personalizados, frutas tropicais na papelaria, tonalidades escuras e papéis diferenciados, materiais artesanais (papel algodão, por exemplo) e minimalismo.

“Os tipos de convites mais pedidos, definitivamente, são com aquarelas do local ou paisagem, material artesanal como papel algodão e envelopes de cores diferentes. Nessa última, aposto muito no Peach Fuzz Pantone 2024”, diz Beatriz, referindo-se à cor escolhida do ano. 

“Para tipos de letra, vemos muitos pedidos de cursivas não tradicionais/engessadas, saindo daquele padrão de conviteria que tem catálogo de fontes, sabe?”, completa a representante da Dona Amélie. “Sobre acabamentos, apostamos muito no ‘quanto mais artesanal, mais em alta’: como lacre de cera, caligrafia moderna para o nome do convidado, raminho de flor seca no lacre, bordas rasgadinhas no convite…”

Foto: Dona Amélie

Foto: Dona Amélie

Modelos personalizados

A fundadora da Petit Souvenir conta que os casais costumam ir juntos para escolher a identidade visual dos convites e da papelaria. “Nessa primeira conversa, buscamos conhecer muitos detalhes do casamento, desde o local, estilo, decoração, até a maneira de ser dos noivos, captando suas expectativas para o grande dia. Costumamos definir paleta de cores, cores e textura do papel, impressão, estilos de fonte, monograma, ilustrações etc.”

Maria Marta também explica que cada item é desenvolvido sob medida para cada casamento. “Temos muitas opções para eles se inspirarem, mas as criações são sempre 100% personalizadas. A personalização adiciona um toque especial ao convite, tornando-o mais significativo e memorável para os convidados.”

Foto: Petit Souvenir

Foto: Petit Souvenir

Beatriz Knipfer também explica que a Dona Amélie não oferece opção de modelos pré-definidos e que todos os projetos são 100% exclusivos, pensados do zero, incluindo fonte, monograma, cores e acabamentos.

“Não costuma ser uma escolha e definição rápida, justamente por ter exclusividade em tudo. Por isso, nossa agenda está fechada já pro primeiro semestre de 2024 e, em breve, acreditamos que fecharemos o ano. São processos que levam bastante tempo na criação, aprovação, confecção, então sempre pensamos em uma janela de cronograma de, pelo menos, 6 a 8 meses de antecedência da data em que eles querem fazer a distribuição dos itens fisicos.”

Foto: Dona Amélie

Foto: Dona Amélie

Sobre a importância do convite neste momento tão especial para os noivos, Maria Marta diz que ele reflete a identidade única do casal e transmite uma mensagem pessoal aos convidados. “Além das informações importantes sobre o evento, como data, horário e local, ele também pode refletir o estilo e o ‘tema’ da festa, através do design, das cores e dos elementos visuais utilizados”, explica.

“O convite pode ser mais ou menos formal, dependendo do tipo de celebração que o casal deseja ter. Em resumo, o convite de casamento é uma forma de comunicar aos convidados o que eles podem esperar da festa, estabelecendo o clima e criando expectativas para o grande dia.”

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Fabiana Seragusa

É jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e trabalhou por 10 anos no jornal Folha de S.Paulo, na área cultural, onde ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo. Escrever sempre foi uma paixão, e falar sobre temas que mexem com a emoção das pessoas é uma alegria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024