Revista

Listas de compras | O que não pode faltar em sua casa nova

Especialistas explicam por que as listas de compras para enxoval e supermercado devem sempre focar no básico e essencial!

Muito além dos preparativos para a festa de casamento, os pombinhos precisam focar sua atenção em outro detalhe de igual importância: a casa nova. E, aqui, os cuidados não se restringem à decoração do lar. É necessário pensar em listas de compras específicas para enxoval e supermercado.

casal-no-quarto-de-seu-apartamento

Foto: Vic Bonvicini

 

Como organizar o enxoval?

Antes de rechear a lista de presentes dos convidados ou sair correndo para comprar algum item para a casa nova, a dica de ouro é se planejar.

“Você terá a vida toda pela frente para adquirir coisas novas e diferentes. Assim, comece pelo básico e essencial. Organize-se por cômodos da casa, fazendo listas de compras com as necessidades para cada um deles. Dessa forma, você economizará tempo e dinheiro”, indica a personal shopper Lu Muniz.

De acordo com a especialista, o ideal é completar a lista entre cinco e três meses antes da mudança.

noiva-fazendo-as-listas-de-compras

Foto: Melissa Oholendt

 

Itens essenciais para a casa nova

Para ajudar seu planejamento, Lu separou por ambiente os itens essenciais para montar a casa nova. Vale lembrar que a relação abaixo serve apenas como um norte. Você pode pegar a lista de compras para editar e imprimir do jeito que achar melhor.

• Quarto

2 travesseiros
2 jogos completos de lençol
1 edredom
1 cobertor
1 cobre-leito

listas-de-compras-para-o-quarto

Foto: Hutch

 

• Cozinha

Fogão
Geladeira
Jogo de talheres
Jogo de facas
Jogo de jantar
Jogo de panela
Colheres de pau
Concha
Escumadeira
Escorredor de massa
Escorredor de arroz
Coador
Forma de gelo
Potes de mantimentos
Pano de prato
Pano de pia
Toalha de mesa
Lixeira e rodo de pia
Abridor de latas

listas-de-compras-para-a-cozinha

Foto: Molly Culver Photography

 

• Banheiro

2 jogos completos de toalhas
Tapete
Lixeira
Escova de limpeza para vaso
Porta-toalhas
Suporte para papel higiênico
Espelho

• Lavanderia

Máquina de lavar
Vassoura
Pá de lixo
Rodo
Balde
Varal

listas-de-compras-para-o-banheiro

Foto: Bethany Nauert

 

O que você pode pedir na lista de presente

Parte dos itens essenciais para a casa nova podem ser sugeridos na lista de presentes do casamento. Isso porque eles são úteis e vocês vão realmente usá-los no dia a dia. “É importante nunca pedir eletrônicos pessoais como celular, computador ou câmera fotográfica”, alerta Lu.

Em relação ao preço, a personal shopper indica que o casal deve determinar um valor máximo para não cometer excessos. “Essa regra também vale para quem optará pelas cotas de viagens: nunca escolha os roteiros caros”, ressalta.

Ainda há uma alternativa muito usada hoje: a lista de casamento convertida em dinheiro. Nesse caso, os presentes comprados pelos convidados são convertidos em dinheiro, ou seja, o casal pode usar a quantia como quiser, inclusive indo comprar o enxoval no exterior.  A lista de casamento, é inclusive, um dos recursos dos noivos mais usados no site de casamento iCasei.

listas-de-compras-para-os-convidados

Foto: Lacey Rabalais Photography

 

Compras no exterior e personal shopper

Cada vez mais, os noivos estão optando por montar o enxoval de casamento no exterior. Isso porque os itens apresentam uma melhor qualidade e um preço mais acessível, se comparados com o que é oferecido no Brasil.

Neste contexto, Estados Unidos é o país queridinho. “Encontramos qualquer coisa por aqui. Muitas vezes até produtos de reforma da casa, como torneiras e chuveiros, são comprados pelos casais”, diz a personal shopper Paula Laffront. “E os preços são até 10 vezes mais baratos do que no Brasil”, completa.

Agora, se você não quer se perder na hora de completar suas listas de compras e ainda deseja achar as melhores barganhas, o ideal é contratar uma personal shopper.

“Organizamos as compras antes da viagem para que durante as compras não percamos tempo procurando as coisas. Vamos exatamente onde sabemos que vamos encontrar tudo. Além disso, o planejamento prévio é super importante para não esquecermos de nada”, explica Paula.

Geralmente, os noivos usam a lua de mel para realizar tal passeio. Quem não quiser ir aos Estados Unidos ou não tiver tempo, no entanto, pode fazer tudo online. “Basta ter um cartão de crédito internacional e a ajuda de um redirecionador dos produtos, sendo que o próprio personal shopper oferece esse tipo de serviço”, conta Lu.

listas-de-compras-para-o-enxoval

Foto: Laurken Kendall

 

Muito mais do que o enxoval: listas de compras no supermercado

Além de pensar no mobiliário e enxoval, uma das dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel sem preocupação é pensar na alimentação. Mas vocês não precisam de uma lista de compras de supermercado completa em PDF para fazer bonito. Na verdade, nem é preciso gastar muita energia nisso.

“Ninguém precisa de uma dispensa impecável a ponto de ter de pensar nisso antes. Basta fazer listas de compras normais. E se faltar algo, bem-vindo à vida de casado. Mensagens do tipo ‘amor, está faltando leite’ certamente é uma das mais enviadas em qualquer casamento”, brinca Paula.

Aqui, o ideal é focar em itens básicos de higiene e limpeza. Também vale pensar em quais refeições serão feitas em casa e com qual frequência. Mas deixe os produtos perecíveis para serem comprados na volta da lua de mel, ok?

casal-preparando-refeição

Foto: Lisa Renault Photographie

 

Para criar uma rotina

Após a primeira lista de compras, é normal os pombinhos criarem sua própria rotina de mercado. Lu, entretanto, recomenda que os recém-casados comecem com idas semanais. “Assim, eles entendem as demandas do dia a dia e não compram em excesso”, destaca. Depois do período de adaptação, os dois já podem se adequar a compras quinzenais ou até mesmo mensais.

Outra dica é usar um aplicativo. Se você digitar “lista de compras” no Google, é possível encontrar softwares que podem ajudar com essa dinâmica. Um deles é o Buy Me a Pie!, disponível para Android e iOS, e utilizado por Paula. “Vou anotando quando as coisas acabam ou estão por acabar e compartilho com meu marido. Assim, quando dá, passo no mercado ou ele passa”, comenta.

casal-compartilhando-refeição

Foto: Stocksy

 

Veja mais inspirações para casa nova no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019