Os noivos que querem inovar podem apostar em lembrancinhas de casamento diferentes e criativas.

E as opções comestíveis estão em alta. As delícias vêm para substituir os bem-casados e têm tudo para agradar os mais diferentes tipos de convidados.

macaron-para-lembrancinha-de-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Lembrancinhas de casamento comestíveis são tendência

As lembrancinhas de casamento comestíveis vêm para driblar um problema das festas modernas: o descarte dos mimos.

“Hoje, as pessoas não têm o hábito de guardá-los ou usá-los como enfeite. Acaba sendo um gasto desnecessário por parte dos noivos”, diz Domenicca Collazzo, gerente da pâtisserie Nina Veloso.

As opções comestíveis, no entanto, têm uma finalidade de fato. Aliás, uma deliciosa finalidade. “É legal porque os convidados podem levar um pedacinho da festa para a casa e ainda aproveitam um delicioso café da manhã no dia seguinte”, ressalta Pati Piva, fundadora da pâtisserie que leva seu nome.

lembrancinhas-de-casamento-comestivel
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Um mimo que combina com todos os estilos

A maior vantagem de apostar nas lembrancinhas de casamento comestíveis é que elas combinam com todos os estilos de cerimônias. É que são muitas opções e elas podem ser adaptadas para casar com cada exigência.

“Por exemplo, o macaron nas festas na praia pode ter formato de concha e ser embalado em uma caixa de acrílico com cordão encerado. Já em uma cerimônia clássica, os sabores de champanhe e vinho tinto entram para trazer sofisticação. A embalagem é mais tradicional e segue a arte do convite”, comenta Domenicca.

Vale lembrar que esse tipo de lembrancinha também pode ser adaptada para os casamentos no campo. A gerente da Nina Veloso destaca que uma boa opção é o bolo de pote, que traz aquele ar de comida caseira da vovó ou da mãe e combina muito bem com o cenário.

bolo-de-pote-lembrancinhas-de-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

5 delícias que vão muito além do bem-casado

O bem-casado é uma das lembrancinhas de casamento mais tradicionais no Brasil. Só que ele tem cada vez mais perdido espaço para outras guloseimas. Inspire-se em cinco doces que são tendências de dar água na boca.

1. Mini-bolo

Uma das lembrancinhas comestíveis que mais têm saída na Pati Piva é o mini-bolo. Na prática, eles são miniaturas do bolo principal servido no Grande Dia. Normalmente, levam a mesma decoração e possuem o mesmo sabor.

“É uma boa pedida, pois, muitas vezes, os convidados acabam não comendo o bolo durante a festa. Poder degustá-lo em casa, é maravilhoso”, afirma Pati.

De acordo com a especialista, geralmente, o mimo é colocado em uma caixa transparente ou em cima de um prato de cerâmica. Fitas e papéis seguem a cor principal do evento.

lembrancinhas-de-casamento-mini-bolo
Foto: Divulgação/Pati Piva

 

2. Macaron

O carro-chefe na Nina Veloso é o macaron. “Ele é bem flexível e pode ter a cor adaptada para a temática do casamento. Por exemplo, se o azul Tiffany predomina na festa, podemos fazê-los nesse mesmo tom”, diz Domenicca.

Outra vantagem é que os macarons podem ser personalizados com as iniciais dos noivos e vão muito além do redondo clássico. “Para os casamentos temos bastante saída do formato em coração”, ressalta a gerente da pâtisserie.

Entre os 15 sabores disponíveis na loja, os mais pedidos são Nutella com framboesa, champanhe, vinho tinto, e os já tradicionais de chocolate e doce de leite.

macaron-como-lembrancinhas-de-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

3. Pão de mel

De origem russa, o pão de mel ganhou uma cara mais brasileira ao ser recheado com um delicioso doce de leite. E ele tem tudo para fazer sucesso como lembrancinha de casamento.

É possível personalizá-lo com as iniciais ou o brasão do casal. “O pão de mel pode ser entregue em uma caixa no formato mini ou em porções individuais, no tamanho tradicional. Dá também para fazê-lo como um coração”, diz Domenicca.

pao-de-mel-lembrancinhas-de-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

4. Bombom personalizado

Uma lembrancinha comestível que está ganhando espaço é a caixa de bombons personalizados. Cada um dos docinhos pode ser decorado com o brasão dos noivos, as iniciais do casal ou qualquer outro adereço que os noivos queiram.

Geralmente, as caixinhas possuem quatro unidades. “É uma boa lembrancinha porque todo mundo adora chocolate, não é mesmo?!”, questiona Pati.

caixa-de-bombons-como-lembrancinhas-de-casamento
Foto: Divulgação/Pati Piva

 

5. Brigadeiro

Embora tenha um espaço reservado na mesa de sobremesas do casamento, o brigadeiro pode ser uma boa opção de lembrancinha para quem quer agradar todos convidados. Até porque é difícil encontrar quem não goste da guloseima.

“Para deixá-lo mais especial, usamos o chocolate belga. As caixinhas podem ser entregues com uma, duas ou até três unidades”, comenta Domenicca.

brigadeiro-como-lembrancinhas-de-casamento
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Como calcular a quantidade de lembrancinhas

Na hora de calcular a quantidade de lembrancinhas de casamento comestíveis é importante pensar no tipo de doce. “Se ela for mais parruda, como o mini-bolo, o recomendável é encomendar uma unidade por família. Agora, caso sejam mimos pequenos, como o pão de mel, o ideal é comprar uma unidade por convidado”, aconselha Pati.

Vale levar em consideração também a forma como a lembrancinha será dada. “Caso alguém da assessoria esteja encarregado de entregar, uma por pessoa é suficiente. Agora, se elas vão ficar expostas, a regra é a mesma do bem casado: é sempre bom ter um pouco a mais porque os convidados podem pegar mais de uma”, alerta Domenicca.

Para não correr o perigo de deixar algum convidado sem o mimo, o guia completo da lembrancinha de casamento informa que é recomendável encomendar 20% a mais para abafar possíveis emergências.

Veja mais opções de lembrancinhas no nosso perfil do Pinterest
</>

Tags da matéria

Comentários