Revista

15 ideias para homenagear pessoas queridas no casamento

Nada mais justo do que homenagear pessoas queridas no casamento! Confira inspirações para destacar pessoas importantes para o casal

O casamento é uma celebração do amor. E nada mais justo que aproveitar a ocasião para homenagear pessoas queridas no casamento, que são ou foram importantes na vida do casal. Às vezes pode ser um avô, uma tia, os pais, um amigo ou até mesmo alguém que já se foi.

Leia também: Lembrancinhas de casamento | 50 ideias incríveis

“Acho que a escolha da homenagem vai depender do estilo da noiva e do casamento. E isso vale pra todas as lembrancinhas. Às vezes é uma coisa bem simples, mas enche os olhos e a pessoa se encanta. Aquilo simplesmente a agrada e deixa feliz. E no final é isso que importa né? Sentir-se bem e feliz nesse dia”, afirma Honara, da Beeyou Atelie.

Formas de homenagear pessoas que já se foram

Se você quer aproveitar essa atmosfera de amor e fazer uma homenagem especial a uma pessoa querida no casamento, confira dicas e inspirações:

homenagear-pessoas-queridas-casamento-icasei-018

Foto: Equipe Lauro Maeda | Júnior Schimidt

Você perdeu alguém importante em sua vida e gostaria de ter uma lembrança dessa pessoa no seu Grande Dia? Foi o que a micropigmentadora Hellen Mostiack fez em seu casamento. Durante a organização, ao ir em outra festa com seu marido, ele comentou que se emocionava ao ouvir a música “Fascinação”, pois o lembrava de seu pai, já falecido. Ao ouvir esse comentário, Hellen começou a pensar em uma forma de fazer uma homenagem surpresa no casamento.

“Normalmente, as pessoas colocam relicário no buquê, mas eu queria fazer algo diferenciado. Foi aí que eu tive a ideia de fazer porta-retratos com a foto do meu sogro e uma plaquinha escrito ‘Vim para abençoar’ para que os sobrinhos do meu marido entrassem com ela”, conta Hellen.

Antes de colocar a ideia em prática, Hellen falou com os familiares do seu marido, para ver o que eles achavam. “Fiquei com medo de mexer com as estruturas da família porque eles eram muito ligados ao meu sogro. Mas eles concordaram e permitiram que eu fizesse essa surpresa. Essa é, inclusive, uma dica que eu dou para quem pensa em homenagear pessoas falecidas – perguntar antes aos familiares e avisar a pessoa mais emotiva antes, para que ela possa se preparar para esse momento”, comenta Hellen. A partir daí, a mãe de Hellen fez a plaquinha e os familiares do noivo enviaram uma foto para montar o porta-retratos.

homenagear-pessoas-queridas-casamento-icasei-018

Foto: Equipe Lauro Maeda | Júnior Schimidt

No dia do casamento, os sobrinhos entraram com a plaquinha e o porta-retrato. “Em um primeiro momento, meu marido não entendeu muito bem, porque esta música não estava no nosso roteiro. Foi muito emocionante e ele disse que certamente não irá esquecer. Com essa atitude, ele sentiu o pai dele ali.  Alguns convidados se emocionaram bastante e se arrepiaram com esta surpresa. Não foi surpresa só para noivo, mas como para toda a família. Todo mundo gostou e elogiou, foi bem emocionante”, lembra Hellen.

Homenagens para entes queridos que já faleceram 

  1. Porta-retratos na decoração

Para quem perdeu os pais ou avós, uma bela forma de homenageá-los é usar alguns porta-retratos na decoração com as fotos destas pessoas – alguns noivos colocam até porta-retratos do dia do casamento de seus pais e avós. É uma ótima forma de integrar a história de família no Grande Dia e prestigiar estas pessoas tão especiais.

porta-retratos homenagem casamento

Foto: Kat Braman

“A forma mais linda de homenagear entes queridos falecidos é através de fotografias em quadros no dia do evento. Isso deixa a decoração ainda mais especial pois assim a lembrança de pessoas queridas estará presente nesse dia tão importante na vida de um casal”, afirma Nara Monize, da Amor Criativo.

Alguns noivos que se casam ao ar livre, por exemplo, montam a “árvore da família”, com quadrinhos pendurados na árvore.

porta-retratos homenagem casamento

Foto: The Style Salon

  1. Relicário no buquê

Algumas noivas optam por colocar um relicário com a foto do ente querido falecido para homenageá-lo no Grande Dia.

Foto: Renato Peixoto

Leia também: Como deixar seu buquê de casamento ainda mais especial

  1. Cadeira reservada na cerimônia

Outra opção de homenagem póstuma no casamento é deixar uma cadeira vazia na cerimônia. Esta cadeira pode conter a foto da pessoa que se foi ou até mesmo uma flor.

lugar reservado no casamento para pessoa falecida

Foto: Apertura

  1. Acessórios de família

Quem quiser homenagear uma avó, mãe ou sogra que se foi, pode optar por usar uma joia de família – um anel, um colar, um brinco ou até mesmo um terço. Para os homens, é possível usar um relógio, abotoaduras ou uma gravata.

joias de familia

Foto: Jordyn Cleverly

Leia também: Como manter lindas as joias para casamento

  1. Música

Uma forma de homenagear aqueles que já se foram e que não traz custos extras é escolher uma música que a pessoa falecida gostava, tal como Hellen fez com seu marido.

música de casamento para homenagear

Foto: Ashley Caroline

  1. Discurso após o brinde

Durante o discurso dos noivos, vocês podem fazer uma menção especial ao ente querido.

brinde com homenagem pessoa falecida no casamento

Foto: Giuseppe Marano

  1. Balões

Para quem vai se casar ao ar livre, uma forma de lembrar aqueles que já se foram é soltar balões. Dê preferência a balões biodegradáveis se não quiser causar danos ao meio ambiente.

balões para pessoa falecida no casamento

Foto: Moments Captured

  1. Prato ou sobremesa preferido

O paladar é uma ótima forma de gerar lembranças afetivas. Por isso, uma das possibilidades de homenagear alguém que já se foi é incluir no cardápio do casamento algum prato ou doce que o ente querido gostava muito. Ou, se a pessoa era uma boa cozinheira, você pode adotar alguma receita dela no casamento.

doce no casamento para homenagear pessoa falecida

Foto: Heather Ann Design and Photography

  1. Baú de memórias

    Honara sugere um caixinha, que é bastante utilizado na montagem de kits de lembrancinhas, que pode ser usado como um baú de memórias, com itens que lembram a pessoa.

  2. Flor preferida

Uma forma de homenagear a mãe, uma tia ou uma avó falecida, é escolher a flor favorita desta pessoa para compor o buquê.

buque de noiva

Foto: Lynn Dunston

Formas de homenagear pais, padrinhos e pessoas queridas

Existem muitas pessoas que fazem parte da trajetória do casal e que merecem receber carinho no casamento. Esta homenagem pode ser feita no momento da entrega dos convites, por exemplo, ou no Grande Dia. Confira algumas inspirações:

  1. Lenços bordados com mensagens

Esta opção é muito utilizada para presentear pais e mães no dia do casamento. Os noivos podem mandar bordar lenços com uma mensagem especial para estas pessoas mais próximas. Geralmente este presente é entregue no dia do casamento.

lenço bordado com mensagem

Foto: Melissa Schollaert Photography

  1. Caixas personalizadas

As caixas personalizadas são a principal escolha de muitos noivos para presentear seus pais, padrinhos, avós, pajens e daminhas.  “Eu sou adepta de sempre dentro das caixas de convites ou lembrancinhas para pessoas especiais ter algo feito pelos próprios noivos (um cartão escrito à mão, um doce preferido, uma fotografia).  Dentro você pode incluir itens como velas perfumadas, sabonetes artesanais ou difusores de ambiente.  O importante é que esse tipo de convite/lembranças de padrinhos, pais e avós seja algo com a cara dos noivos e que sejam cheios de significados para essas pessoas que irão receber”, comenta Nara.

caixas para homenagear no casamento

Foto: Eric Buterbaugh

Leia também: Presentes para os padrinhos de casamento

  1. Familiares ou amigos como celebrantes

Quer honra maior do que ser convidado a proferir algumas palavras no casamento? Alguns casais convidam os pais e/ou padrinhos para falar algo na cerimônia. Mas há também aqueles que acabam convidando uma pessoa especial para ser o celebrante do casamento. É uma grande homenagem!

amigo celebrante de casamento

Foto: Edward Winter / Readyluck

  1. Levar a pessoa na prova do vestido de noiva

Uma ótima forma de integrar uma pessoa querida no seu casamento é convidá-la para acompanhar a sua última prova do vestido de noiva – certamente a pessoa se sentirá muito especial em participar deste momento!

prova de vestido de noiva

Foto: Stoffer Photography

Leia também: Prova de vestido de noiva: saiba o que esperar deste momento!

  1. Chamar o convidado especial para dançar

Após a dança dos noivos, você pode convidar esta pessoa especial para dançar com você.

dança com convidado casamento

Foto: Forged in the North

Veja mais sugestões de lembrancinhas no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020