O buquê de noiva não é um detalhe que faz parte da festa de casamento. Não existe necessidade de combiná-lo com as cores e flores da decoração.

Ele é um acessório que vai compor o look da noiva. Por isso, é importante observar se tipo, tamanho e espécies escolhidas vão ficar em harmonia com o que você decidiu usar no Grande Dia.

Veja também:  Buquê de noiva em arco: tudo sobre a aposta criativa e moderna

casal-comemorando-casamento
Foto: Com Que Flor Eu Vou/Divulgação

 

Veja também:  Buquês de suculentas: tudo sobre essa tendência cheia de charme

Estilos de buquês disponíveis

Na hora de pensar em como escolher o buquê de casamento, o primeiro detalhe que deve ser considerado é a estrutura. Aqui, você deve determinar se prefere modelos mais clássicos ou contemporâneos. Corte do vestido e altura também podem influenciar essa decisão.

Para ajudá-la na escolha, separamos sete estilos que vão do buquê de noiva simples até o mais elaborado. Descubra qual é o seu.

Veja também:  Buquê de noiva branco | Flores e estilos para montar o seu

• Buquê redondo

É considerado o mais clássico entre os estilos e combina com noivas tradicionais. “São simétricos, com flores arranjadas de forma uniforme e arredondada”, diz Shirley Yáñez, idealizadora da We Do Botânica.

Geralmente, usam apenas uma espécie e uma cor, sendo mais comum o modelo de buquê de noiva vermelho ou branco.

buquê-de-noiva-redondo
Foto: Michael and Carina Photography

 

Veja também:  Relicário para buquê de noiva | Como usar a joia tão especial

• Buquê taça

Esse modelo lembra bastante o buquê redondo. Entretanto, a diferença está no desenho, que não é tão uniforme.

As bordas costumam acompanhar o formato das flores e, por isso, é comum terem a boca mais aberta. Tem tudo para bilhar em casamentos descontraídos.

buquê-taça-para-noiva
Foto: Bryan Sargent Photography

 

Veja também:  Como usar um buquê de noiva simples no casamento

• Buquê cascata

De acordo com Shirley, é um formato clássico que remonta aos casamentos da realeza. Princesa Diana, por exemplo, usou um buquê de noiva nesse estilo que levava gardênias, frésias e outras espécies.

Costuma ser longo – tendo cerca de 45 centímetros – e ser bem cheio, com diferentes flores. Combina com casamentos mais tradicionais.

buquê-de-noiva-cascata
Foto: AMW Studios

 

Veja também:  Como escolher o buquê de noiva para casamento na praia

• Buquê braçada

É o queridinho das noivas românticas, que realizam o casamento no campo e de dia. Aqui, o buquê é apoiado nos braços, dando um ar mais informal à caminhada até o altar. Geralmente, possui hastes mais longas e o uso de adereços, como fitas.

buquê-de-noiva-braçada
Foto: Lana Ivanova

 

Veja também:  Buquê de noiva clássico | Inspirações para arrasar no tradicional

• Buquê de flor única

Estilo ideal para noivas modernas e de personalidade forte. Com apenas uma flor marcante e imponente, tem tudo para harmonizar com looks mais discretos. Em relação ao buquê de noiva 2018, a tendência ficou por conta da protea-gigante, que promete continuar com tudo este ano. Vale ainda apostar nas dálias e peônias.

buquê-de-flor-única-para-noiva
Foto: Amalie Orrange Photography

 

Veja também:  Buquê de peônias: 40 inspirações que são um verdadeiro sonho

• Buquê desconstruído

Esse buquê de noiva não tem um padrão. Ele segue o desenho das espécies e costuma ser bem despojado, combinando com casamentos boho chic. “Traz a sensação de flores colhidas na hora. Tem harmonia e é livre por essência”, afirma Shirley. Quem apostou no estilo, inclusive, foi Meghan Markle.

buquê-de-noiva-desconstruído
Foto: Sally Pinera

 

• Buquê artificial

Nem sempre o buquê de noiva com flores naturais é a melhor opção. Ainda mais quando o clima não é favorável e há necessidade de longa exposição. É nessa hora que o buquê de noiva artificial se torna um grande aliado. “Hoje, as flores de papel são tão perfeitas que fazem arranjos maravilhosos em estilos variados”, lembra Vivi Reis, designer floral da Com Que Flor Eu Vou.

buquê-de-noiva-artificial
Foto: Something Turquoise

 

Escolhendo as melhores flores

Não basta optar pela estrutura, é necessário pensar nas espécies que vão compor o arranjo. E existe simbologia e significado das flores no buquê de noiva escolhidas por você. Veja como acertar.

• Flor favorita das noivas

Segundo Vivi, rosa é a flor universal. “São produzidas durante o ano inteiro e variam de espécie: rosa spray, garden rose, rosa nacional, rosa importada”, afirma a especialista.

A principal dica é fugir das tendências e das influências encontradas no Pinterest e em sites gringos. “Vivemos em um país tropical, quente. Muitas das flores ‘maravilindas’ que encontramos lá fora são raras ou inacessíveis no Brasil”, alerta Shirley.

buquê-de-noiva-estilo-braçada
Foto: Justine Milton

 

• De acordo com o clima

Alguns tipos de flores usadas para compor o buquê de noiva natural não estão disponíveis ou ficam tão bonitas dependendo da época do ano. Por isso, vale apostar naquelas que resistem melhor ao clima.

Para o clima quente, Vivi indica as seguintes espécies: rosa, cúrcuma, boca-de-leão, orquídea, hortênsia, angélica e mini lisianthus. “No frio, aposte em rosas, tulipas, dálias, goivos e orquídeas cymbidium”, recomenda a especialista.

• Espécies que devem ser evitadas

Embora o buquê de noiva deva ser autêntico e ter seu jeitinho, nem sempre é possível usar uma espécie no arranjo. É recomendado, por exemplo, evitar flores com perfume forte, como os lírios e as gardênias. “Também deve-se fugir daquelas que são muito sensíveis e têm pouca durabilidade, como é o caso da flor de cenoura”, aponta Vivi.

buquê-de-noiva-desconstruído
Foto: Com Que Flor Eu Vou/Divulgação

 

Mais cor, por favor!

O branco é lindo e continua fazendo a cabeça de noivas com estilo mais clássico. Entretanto, as mulheres que seguem a linha boho, que casam de dia, no campo ou na praia, tendem a optar pelo arranjo com cores.

Se você se enquadra nessa categoria, entre os passos para a escolha do buquê da noiva colorido, o principal é definir a paleta que mais combina com seu estilo. “Quem gosta de tons neutros provavelmente se encantará por buquês claros ou monocromáticos. Agora, para quem curte a vida colorida, são ideais os arranjos com cores fortes e vibrantes”, comenta Shirley.

De acordo com Vivi, hoje, a paleta de cor mais usada é o rosa, indo do bebê ao fúcsia. “Outra combinação em alta é salmão, rosa e branco. Isso porque Living Coral é a eleita da Pantone para cor do ano 2019”, revela a designer floral.

buquê-de-noiva-colorido
Foto: Com Que Flor Eu Vou/Divulgação

 

Quando e onde fazer o buquê de noiva?

O buquê de noiva pode ser elaborado por dois tipos de profissionais. São eles: o decorador de casamento, que oferece o acessório dentro do pacote, ou o designer floral, contratado separadamente. No segundo caso, o ideal é fechar contrato com três meses de antecedência. “Tudo para não ter o risco de o profissional não ter a data disponível”, diz Vivi.

Como conservar o buquê

Muito além das dicas de qual buquê de noiva comprar, é importante destacar que hidratação é fundamental para ter um arranjo bonito da cerimônia religiosa à festa. O recomendado é manter o buquê em lugar fresco e em água limpa gelada. “Ar-condicionado é ótimo, mas não deixe o buquê direto no vento dele”, finaliza Vivi.

buquê-de-noiva-branco
Foto: Tracy Enoch Photography

 

Veja mais inspirações de buquê de noiva no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários