Revista

Buquê de tulipas | Cuidados e inspirações para usar a flor no Grande Dia

Clássico no universo dos casamentos, o buquê de tulipas consegue se adaptar a diferentes tipos de cerimônia por conta da variação de cores e formatos

Quando o assunto é buquê de noiva, existem cada vez mais estilos para escolher. Se antes as opções se limitavam ao redondo e o cascata, hoje, formatos e flores não faltam. O que não sai de moda, porém, é o buquê de tulipas. Ele pode combinar com mulheres mais clássicas, ao ser usado sozinho, ou fazer a alegria das descoladas, ao ser misturado com outras espécies.

buquê-de-tulipas-brancas

Foto: Helen Warner

Buquê de tulipas: para todos os gostos

Além de ser um arranjo lindíssimo, o buquê de tulipas é um das opções clássicas para o casamento. Na praia, no campo, na igreja, no salão ou em outro lugar, o acessório é democrático e pode ser usado com muita elegância.

“Noivas minimalistas e sofisticadas devem apostar nesse tipo de buquê, pois essas flores trazem muita elegância, beleza e uma plástica interessante”, afirma Monique Bourganos, designer floral da A Florista. “É um buquê que se adequa bem a situações diversas. E, como existem várias cores, é possível trabalhar com horários variados”, completa.

Buquê-de-tulipas-amarelas

Foto: Jillian Tree

Cuidados a serem tomados

Apesar de ser democrático, o buquê de tulipas precisa ser pensado com carinho por conta da sazonalidade. “Não é aconselhável usá-lo fora de sua época de floração. O risco da flor não vingar ou de você receber um arranjo com espécies pequenas, fechadas e frágeis, é muito grande”, alerta Shirley Yáñez, botânica e idealizadora da We Do Yáñez.

Para quem pretende casar e utilizar a flor, vale lembrar que as tulipas têm sua melhor floração entre abril e maio, podendo chegar até setembro. No entanto, é possível criar algumas estratégias para ter esse buquê mesmo fora de época.

“Temos produção nacional nos meses de inverno. Mas as tulipas são sensíveis ao calor e isso faz com que elas abram rapidamente, causando assim um desenho que não é o desejado. Neste período, a dica é recorrer às flores importadas”, revela Monique.

buquê-de-mosquitinho-e-tulipas

Foto: Fabrice Tranzer

Combinações com outras flores

Quem quer seguir a linha de buquê de noiva clássico, deve optar por ter a tulipa como protagonista do arranjo. Mas é possível modernizar. “Um buquê mesclado pode ficar muito bonito. Neste caso, estaríamos falando de algo mais campestre”, destaca Monique. Aqui, é possível optar por um buquê de noiva de tulipas com lírios ou um buquê de tulipas e orquídeas, por exemplo.

Mas essa mescla não precisa ficar presa a uma única combinação. “Estilos de arranjos mais românticos ou modernos funcionam bem com um mix de flores. Rosas, lisianthus, orquídeas, perpétua e ranúnculo são flores que combinam com as tulipas”, comenta Shirley.

Dentro desse contexto, os arranjos podem ser mais redondos ou do tipo braçada, já que os cabos longos e grossos da tulipa ficam um charme nestes formatos.

Buquê-de-tulipas-Lindsay-Madden

Foto: Lindsay Madden

O buquê de tulipas e a decoração da festa

O buquê da noiva é uma peça-chave do look dela. Mas, como o casamento conta com outros elementos florais na decoração, existe aquela dúvida se os dois devem combinar ou não. “Isso é um mito que precisa ser quebrado. O arranjo não precisa estar de acordo com o cenário da festa”, indica Shirley.

“Costumo dizer que a decoração do casamento é pensada para envolver todos, desde o gosto do noivo até dos familiares e convidados”, aponta a especialista. “Já o buquê é único e exclusivamente da noiva. Não há qualquer razão para usar uma flor e seguir um estilo porque tem que conversar com todo o restante.”

Buquê-de-tulipas-Lisa-Dolan

Foto: Lisa Dolan

Flores naturais e artificiais

Na hora de montar o arranjo, as noivas têm a possibilidade de escolher entre dois estilos: buquê de tulipas naturais e buquê de tulipas artificiais.

Na maioria das vezes, porém, as flores reais são as mais usadas. “O buquê de noiva natural traz consigo energias e funções que transpassam o olhar sobre a qualidade. Flor acalma, traz segurança, transparece amor, delicadeza, transforma a energia do ambiente. Não dá para abrir mão de tudo isso”, afirma Shirley.

O preço também é outro fator a ser analisado. A estação, como apontado anteriormente, além de interferir na produção da planta, afeta o custo. “No inverno conseguimos um custo bem mais baixo porque temos a produção nacional. Nas outras estações só podemos contar com as importadas, que farão o valor se elevar”, ressalta Monique.

Para quem pretende montar um buquê de tulipas para o Grande Dia, independentemente da estação, os preços partem de R$ 500.

buquê-de-tulipas-brancas

Foto: Sara Logan Photography

Buquê de tulipas: significado

Além da beleza, as tulipas são carregadas de significados. Para as mais supersticiosas, selecionar a dedo algo tão único quanto o buquê é uma chance – e tanto – de mesclar sofisticação e simbologia. Veja algumas opções:

– Tulipa branca: perdão;

– Tulipa laranja: vitalidade e vigor;

– Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade;

– Tulipa vermelha: amor verdadeiro e eterno;

– Tulipa rosa: amor, delicadeza, apego e cuidado;

– Tulipa azuis: paz, serenidade e tranquilidade;

– Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo;

– Tulipa negra: elegância e sofisticação.

Buquê-de-tulipas-Becky-Young

Foto: Becky Young

20 inspirações de buquê de tulipas

buquê-de-tulipas-brancas

Foto: Erin Hearts Court Photography.

buquê-de-tulipas-laranjas

Foto: Catherina Hall Studios

Buquê-de-tulipas-Corbin-Gurkin

Foto: Corbin Gurkin

Buquê-de-tulipas-Sara-Logan

Foto: Sara Logan

Buquê-de-tulipas-Kayla-Barker

Foto: Kayla Barker

Buquê-de-tulipas-Shutterstock

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-11

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-6

Foto: Shutterstock

buquê-de-tulipas-brancas

Foto: Style Me Pretty

buquê-de-tulipas

Foto: Lisa O’Dwyer Photography

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-7

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-8

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-10

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-2

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-12

Foto: Shutterstock

buquê-de-tulipas-coloridas

Foto: Delbar Moradi Photography

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-13

Foto: Shutterstock

buquê de tulipas rosas e brancas

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-15

Foto: Shutterstock

Buquê-de-tulipas-Shutterstock-5

Foto: Shutterstock

Veja mais inspirações de buquês para as noivas no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020