Buquê de tulipas: cuidados e inspirações para usar a flor no Grande Dia
Clássico no universo dos casamentos, o buquê de tulipas consegue se adaptar a diferentes tipos de cerimônia por conta da variação de cores e formatos
Quando o assunto é buquê de noiva, existem cada vez mais estilos para escolher. Se antes as opções se limitavam ao redondo e o cascata, hoje, formatos e flores não faltam. O que não sai de moda, porém, é o buquê de tulipas. Ele pode combinar com mulheres mais clássicas, ao ser usado sozinho, ou fazer a alegria das descoladas, ao ser misturado com outras espécies.
Buquê de tulipas: para todos os gostos
Além de ser um arranjo lindíssimo, o buquê de tulipas é um das opções clássicas para o casamento. Na praia, no campo, na igreja, no salão… O acessório é democrático e pode ser usado com muita elegância.
“Noivas minimalistas e sofisticadas devem apostar nesse tipo de buquê, pois essas flores trazem muita elegância, beleza e uma plástica interessante”, afirma Monique Bourganos, designer floral da A Florista. “É um buquê que se adequa bem a situações diversas. E, como existem várias cores, é possível trabalhar com horários variados”, completa.
Cuidados a serem tomados
Apesar de ser democrático, o buquê de tulipas precisa ser pensado com carinho por conta da sazonalidade. “Não é aconselhável usá-lo fora de sua época de floração. O risco da flor não vingar ou de você receber um arranjo com espécies pequenas, fechadas e frágeis, é muito grande”, alerta Shirley Yáñez, botânica e idealizadora da We Do Yáñez.
Para quem pretende casar e utilizar a flor, vale lembrar que as tulipas têm sua melhor floração entre abril e maio, podendo chegar até setembro. No entanto, é possível criar algumas estratégias para ter esse buquê mesmo fora de época.
“Temos produção nacional nos meses de inverno. Mas as tulipas são sensíveis ao calor e isso faz com que elas abram rapidamente, causando assim um desenho que não é o desejado. Neste período, a dica é recorrer às flores importadas”, revela Monique.
Combinações com outras flores
Quem quer seguir a linha de buquê de noiva clássico, deve optar por ter a tulipa como protagonista do arranjo. Mas é possível modernizar. “Um buquê mesclado pode ficar muito bonito. Neste caso, estaríamos falando de algo mais campestre”, destaca Monique. Aqui, é possível optar por um buquê de noiva de tulipas com lírios ou um buquê de tulipas e orquídeas, por exemplo.
Mas essa mescla não precisa ficar presa a uma única combinação. “Estilos de arranjos mais românticos ou modernos funcionam bem com um mix de flores. Rosas, lisianthus, orquídeas, perpétua e ranúnculo são flores que combinam com as tulipas”, comenta Shirley.
Dentro desse contexto, os arranjos podem ser mais redondos ou do tipo braçada, já que os cabos longos e grossos da tulipa ficam um charme nestes formatos.
O buquê de tulipas e a decoração da festa
O buquê da noiva é uma peça-chave do look dela. Mas, como o casamento conta com outros elementos florais na decoração, existe aquela dúvida se os dois devem combinar ou não. “Isso é um mito que precisa ser quebrado. O arranjo não precisa estar de acordo com o cenário da festa”, indica Shirley.
“Costumo dizer que a decoração do casamento é pensada para envolver todos, desde o gosto do noivo até dos familiares e convidados”, aponta a especialista. “Já o buquê é único e exclusivamente da noiva. Não há qualquer razão para usar uma flor e seguir um estilo porque tem que conversar com todo o restante.”
Flores naturais e artificiais
Na hora de montar o arranjo, as noivas têm a possibilidade de escolher entre dois estilos: buquê de tulipas naturais e buquê de tulipas artificiais.
Na maioria das vezes, porém, as flores reais são as mais usadas. “O buquê de noiva natural traz consigo energias e funções que transpassam o olhar sobre a qualidade. Flor acalma, traz segurança, transparece amor, delicadeza, transforma a energia do ambiente. Não dá para abrir mão de tudo isso”, afirma Shirley.
O preço também é outro fator a ser analisado. A estação, como apontado anteriormente, além de interferir na produção da planta, afeta o custo. “No inverno conseguimos um custo bem mais baixo porque temos a produção nacional. Nas outras estações só podemos contar com as importadas, que farão o valor se elevar”, ressalta Monique.
Para quem pretende montar um buquê de tulipas para o Grande Dia, independentemente da estação, os preços partem de R$ 500.
Buquê de tulipas: significado
Além da beleza, as tulipas são carregadas de significados. Para as mais supersticiosas, selecionar a dedo algo tão único quanto o buquê é uma chance – e tanto – de mesclar sofisticação e simbologia. Veja algumas opções:
– Tulipa branca: perdão;
– Tulipa laranja: vitalidade e vigor;
– Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade;
– Tulipa vermelha: amor verdadeiro e eterno;
– Tulipa rosa: amor, delicadeza, apego e cuidado;
– Tulipa azuis: paz, serenidade e tranquilidade;
– Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo;
– Tulipa negra: elegância e sofisticação.
20 inspirações de buquê de tulipas
Veja mais inspirações de buquês para as noivas no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis