Revista

Buquê cascata para noivas: como usar?

Veja as principais dúvidas sobre este modelo e saiba como utilizá-lo!

O buquê cascata para noivas é lindo e imponente. O modelo foi eternizado no casamento da Princesa Diana, mas recentemente também foi usado por outras noivas famosas como a princesa Eugenie e a modelo e apresentadora brasileira Nicole Bahls. 

Leia também: Retrospectiva 2018 | Os famosos que subiram ao altar 

Também gosta deste estilo de buquê, mas tem dúvidas se ele é pra você? Esclarecemos as principais dúvidas sobre o buquê cascata para noivas!

buquê cascata

Foto: Esteban Gil Photography

O buquê de cascata é só para noivas altas?

Por muito tempo, acreditou-se que usar este tipo de buquê era privilégio das noivas mais altas. Lady Di, por exemplo, tinha 1,78 m e seu buquê era super volumoso. 

Mas, de acordo com Rodrigo Figueiredo, da empresa Personal de Casamento, e Juliana Santos, do Atelier Florir, é possível fazer um buquê cascata para noivas mais baixinhas, desde que ele não seja tão grandioso ou volumoso – basta olhar o modelo utilizado pela princesa Eugenie (ela tem 1,65 m), que é bem mais delicado!

 “O tamanho do buquê precisa estar de acordo com o tamanho da noiva. Sim, é possível fazer cascata para uma noiva mais baixinha, não fazendo tão grandioso e volumoso”, pontua Juliana.

buquê cascata

Foto: Reuters

Leia também: Trend Alert | Buquê cascata lateral 

O buquê cascata é só para casamentos clássicos?

Este é outro mito que vem caindo por terra. Os três casamentos que citamos no primeiro parágrafo desta matéria, coincidentemente, tinham um estilo mais clássico. Mas hoje não existe mais esta limitação.  

“Há algum tempo havia essa associação entre casamentos clássicos e buquês cascatas. Mas hoje eles estão mais assimétricos, mais desconstruídos, trazendo esse estilo mais despojado. O formato mais “certinho”, mais simétrico, fica mais adequado para vestidos mais clássicos.Importante dizer que o buquê precisa estar em harmonia com o vestido”, aponta Juliana.

buquê cascata

Foto: Sylvie Gil Photography

Para Rodrigo, em um casamento no campo, é possível utilizar flores exóticas e folhagens nos buquês, trabalhando uma paleta de cores mais alegre e intensa, deixando-o mais vivo.

“Normalmente, em casamentos mais clássicos, os buquês cascatas assumem tons mais claros. Para um casamento no campo ou descontraído, conseguimos incluir no buquê flores de tons mais vivos”, afirma Rodrigo. 

Leia também: Must have | Buquê cascata 

É possível utilizar qualquer flor em um buquê cascata?

A resposta para essa dúvida é sim – é possível utilizar diferentes tipos de flores. Mas há algumas flores que são mais usadas por conta do movimento do seu caule, que é alongado e ajuda a dar o efeito cascata.

Dentre essas flores, Rodrigo cita o copo de leite, as callas (é como um copo de leite menor, mas em cores diversas), vários tipos de orquídea (os principais são a Phalaenopsis e a Delphinium) e as tulipas.

“São flores mais usadas porque a gente consegue trazer esse movimento de cascata sem precisar usar técnicas artificiais para obter esse movimento no buquê”, explica Rodrigo. 

buquê cascata

Foto: Anna Roussos

Leia também: Buquê de noiva diferente | 10 modelos que fogem do tradicional

Caso a noiva opte por outros tipos de flor, menor ou com a haste curta, existe uma uma técnica especial para utilizá-la, que se chama aramar. 

“Existe dentro do design floral alguns arames, que a gente usa para aramar as flores. Se é uma flor que tem um cabo muito sensível, esse arame tem que ser bem fininho pra ele acabar não quebrando a haste. Se você quebrar a haste, sua flor acaba morrendo. Tem que ter muito cuidado para envolver esse arame no caule. Com esta técnica, nós aumentamos e alongamos qualquer tipo de flor”, expõe Rodrigo.

Como carregar o buquê?

Juliana e Rodrigo indicam carregar o buquê firmemente, apoiando no ossinho lateral do quadril. “Dá mais estabilidade, se estiverem nervosas e tremendo”, lembra Juliana.

Buquê cascata x vestido de noiva: como fazer esta combinação?

Em qualquer casamento, com qualquer estilo de buquê, é importante que haja uma harmonia com o vestido a ser escolhido. Juliana conta que sempre procura saber como é o vestido.

“Se ele tiver muita informação, muito bordado, não é recomendado tantas texturas do buquê”, alerta. 

buquê cascata

Foto: A Essência do Bem

Leia também: Guia completo do buquê de noiva | Dicas e inspirações

Rodrigo afirma que sempre procura ver o vestido como um plano de fundo para o buquê. “Se para um buquê cascata mais clássico a noiva pede flores clarinhas como branco e se o vestido dela é branco ou na paleta do off-white, geralmente eu gosto de colocar um pouco de verde para dar um destaque. Senão fica branco no branco e acho que na foto não dá tanto destaque”, comenta.

“Outro ponto que também avaliamos é a proporção – do tamanho do vestido e do buquê. Acho que, na verdade, é um conjunto da obra. O buquê também tem muita relação com a personalidade da noiva”, conclui Rodrigo. 

Veja mais buquês inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019