Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Chá de panela, chá bar ou de lingerie: como escolher

O tradicional chá de panela ganhou diversos formatos. Veja um passo a passo e dicas para escolher o evento pré-casamento ideal de acordo com o estilo dos noivos

Foto: iStock

É uma tradição antiga que nos meses que antecedem o casamento seja realizado um evento com as pessoas mais próximas e alguns dos convidados dos noivos.

Até alguns anos atrás, esse evento era o chá de panela. Mas hoje já existem outras modalidades onde os presentes oferecidos são os mais diversos. 

E nesse momento chega uma grande dúvida nos noivos…Chá de panela, chá bar, chá de lingerie: qual escolher? 

Se você está passando por isso, aproveite esse conteúdo e descubra dicas para fazer a melhor escolha. 

Veja também: veja dicas para fazer sua lista de chá de panela!

Qual a diferença entre chá de panela, chá bar e chá de lingerie?

Cada modalidade tem um objetivo, convidados e preparação diferente. Mas primeiro vamos entender a diferença entre cada um deles. 

  • Chá de panela

O objetivo do chá de panela é ajudar a montar a casa nova. Sendo assim, os presentes são itens essenciais para o lar, como utensílios de cozinha, decoração e até eletrodomésticos. 

O chá de panela é exclusivo para mulheres e é uma ótima oportunidade para reunir amigas e a família mais próxima.  

  • Chá de lingerie

Essa é uma opção para noivas mais ousadas. Se você já tem uma casa montada ou não quer mesmo ganhar itens de cozinha e decoração, esse chá pode ser bem divertido. 

O objetivo do chá de lingerie é renovar o guarda-roupas de lingerie da noiva, mas também podem ser incluídos entre os presentes produtos de beleza. 

  • Chá de pangerie

Como os dois eventos são exclusivos para mulheres, muitas noivas resolvem juntar o chá de panela com o de lingerie, em um único evento, que tem sido chamado de pangerie.

  • Chá-bar ou Chá de Barnela

Outra novidade no mundo dos eventos pré-casamento é o chá-bar, que é para homens e para mulheres. A ideia aqui é reunir amigos e familiares do casal para beber e se divertir muito. 

Três mulheres celebram em despedida de noivado.

Foto: iStock

Chá de panela, chá bar, chá de lingerie: qual escolher?

Não existem regras para decidir entre chá de panela, chá bar, chá de lingerie.

Essa definição deve ser tomada de acordo com a personalidade do casal, com o que eles imaginam para esse momento e com o que estão dispostos a fazer. 

Alguns homens querem participar também desse evento e então a melhor escolha pode ser o chá-bar, enquanto outros não se preocupam com isso e preferem deixar a noiva mais livre para comemorar com as amigas. 

O principal é que essa deve ser uma escolha dos dois. 

Outra dica é também considerar a personalidade da noiva. Aquelas mais tradicionais podem preferir o chá de panela, enquanto as mais ousadas podem fazer o chá de lingerie. O cuidado principal deve ser mesmo com a lista de convidadas, já que pessoas mais idosas, principalmente, podem se sentir constrangidas com algumas brincadeiras mais picantes. 

Mais uma forma de escolher entre os tipos de chá de casamento é o objetivo dos presentes. Para quem já tem uma casa montada, pode não fazer sentido fazer um chá de panela e ganhar coisas que já tem.  

Cinco mulheres, vestidas de branco, seguram caixas de presente.

Foto: iStock

O que pedir na lista de presentes? 

  • Chá de panela

Quadros, vasos de plantas, porta-retratos, talheres, potes de vidro, forma de bolo, panos de prato, avental, lixeiras, micro-ondas, airfryer, etc. As opções são infinitas, basta ter criatividade para definir os presentes.  

  • Chá de lingerie

Conjuntos de calcinha e sutiã, babydoll, camisolas, espartilhos, cinta-liga, óleos de massagem, robe, entre outros

  • Chá de pangerie

Os presentes são os mesmos do chá de lingerie e de panela, ou seja, as convidadas podem escolher que tipo de presente preferem dar ou então dar ou dois, um item para casa e um item para o guarda-roupa da noiva. 

  • Chá-bar ou Chá de Barnela

Os presentes para o chá-bar incluem itens para bar e churrasco, sendo normalmente levados pelos homens, e itens de casa e decoração, presenteados pelas mulheres. Algumas ideias são balde de gelo, churrasqueira elétrica, tábua de cortar carne, kit de coquetéis, entre outros. 

amigos em um chá bar

Foto: iStock

Quem convidar? 

  • Chá de panela

Como é um evento exclusivo para mulheres, você pode convidar amigas próximas, também do trabalho, irmãs, mãe, madrinha, tias e quem mais você quiser e que você acredite que irá se integrar com as outras pessoas e com a ideia do evento. 

  • Chá de lingerie

Por ser um tema bem íntimo, as convidadas devem ser apenas mulheres e bem próximas da noiva, caso contrário podem ocorrer situações constrangedoras em relação a algumas brincadeiras e conversas. Só não esqueça de colocar o seu tamanho para que ninguém erre no número do presente.

  • Chá de pangerie

Aqui ficará a critério da noiva. Caso ela queira enfatizar mais o chá de lingerie e as brincadeiras relacionadas, o ideal é manter a lista de convidadas mais íntima. Mas se a ideia for fazer um evento mais leve, a lista pode ser maior, já que quanto mais pessoas forem convidadas, maior a chance de ganhar presentes. 

  • Chá-bar ou Chá de barnela

Esse evento é bem democrático e os noivos podem convidar quem quiserem, sejam homens ou mulheres, pessoas mais próximas ou não. Aqui também vale a ideia de que quanto mais convidados, mais presentes.   

mulheres em um chá de panela

Foto: iStock

Como organizar? 

  • Chá de panela

A ideia do chá de panela é a confraternização e a comemoração entre as pessoas mais próximas dos noivos. Para isso, além de pensar em comidinhas gostosas e fáceis de serem consumidas, também podem ser planejados jogos e prendas. As madrinhas podem ajudar muito nessa preparação.  

  • Chá de lingerie

A organização do evento também inclui a escolha de quitutes, bebidas e brincadeiras, que nesse caso podem ser mais picantes. Mais uma vez as madrinhas costumam dominar essa preparação. 

  • Chá de pangerie

A organização também depende do tipo de evento, mas é possível incluir brincadeiras que agradam todos os tipos de pessoas. 

  • Chá-bar ou Chá de Barnela

Por ser um evento para homens e mulheres, podem ser planejados diversos tipos de chá-bar, como churrasco, jantar, degustação de queijos e vinhos, etc. A escolha depende do perfil do casal e do orçamento para o evento. 

As brincadeiras também precisam ser pensadas para incluir todos e para que todos se divirtam. 

Algumas noivas têm dúvidas se devem fazer uma lista de presentes, tanto para o chá de panela, chá-bar e chá de lingerie, como até mesmo uma lista de casamento. E a resposta é que deve sim. 

Os convidados sempre gostam de presentear os noivos e essa é a maneira mais fácil de garantir que não receberão presentes repetidos ou até mesmo que não são do estilo e gosto do casal. 

E a boa notícia é que você pode montar a sua lista de presentes facilmente aqui na iCasei. São mais de 50 mil tipos de presentes para você escolher e compartilhar com seus convidados. Aproveite.


Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024