Revista

Como montar a lista de chá de panela e organizar o evento

Dúvidas dos noivos vão desde o que pedir na lista de chá de panela até como organizar o evento que é um “esquenta” antes do grande dia

Montar a lista de chá de panela é algo que pode tomar bastante tempo dos noivos – e todo mundo sabe que o tempo voa antes do casamento, já que não faltam compromissos. Um dos últimos antes do grande dia, o evento envolve preocupações como lista de convidados, o que servir e como organizar a festa. Mas uma série de dicas pode fazer com que tudo aconteça numa boa e garantir a diversão.

Baixe grátis nossos convites para Chá de Panela

Foto: Shutterstock

Chá de panela: por onde começar?

Antes de avaliar quais itens pedir, é necessário que os noivos pensem quem serão as pessoas convidadas. Depois, com calma, é hora de distribuir os itens da lista de chá de panela.

Adriana Mutton, do Mimos para Você, acredita que esse é um dia em que parentes e pessoas mais próximas devem estar presentes. “O ideal é convidar os padrinhos e amigos que estejam envolvidos no casamento e participando de alguma forma da celebração do casamento”, recomenda.

A transformação do chá de panela em chá bar, com a participação dos noivos, caiu no gosto de muita gente. Adriana vê de forma positiva essa mudança. “Não tem que um dia só da noiva, mas do casal e dos amigos. O evento é um momento de relaxar em meio a tantos compromissos e aproveitar a alegria de estar com os amigos.”

O local onde o chá de panela vai ser realizado é outro ponto importante a se considerar. Por exemplo: se os noivos quiserem fazer alguma brincadeira ou interação entre eles e os convidados, é necessário um ambiente com bastante espaço.

Foto: Shutterstock

Leia também: Chá de panela | Como organizar

Adriana ainda complementa. “Se puder, escolha um lugar tranquilo. Pode ser a casa dos pais ou o salão de festa do apartamento em que vão morar. Ou, de repente, até mesmo na casa de um dos padrinhos.”

A partir do momento que o casal pensou na lista de convidados e no local para o evento, é importante decidir qual será o menu do chá de panela. Para Gabriela Braz, da empresa de animação AnimaCha, esse é dos pontos chaves da reunião. “A maioria dos chás de panela acontecem no período da tarde. Por isso, é legal pensar em algo que caia bem nesse contexto.”

Adriana dá a dica que a maioria dos brasileiros gosta: o churrasco. “Ele é bem-vindo e, dependendo dos preparos, acaba não saindo tão caro”, afirma.

Lista de chá de panela online ou física?

A lista de chá de panela pode ser feita em lojas online, em estabelecimentos físicos ou sites que convertem em dinheiro o valor dos itens comprados pelos convidados.

Das opções físicas que atendem a todo Brasil, ou diversos estados, há Lojas Americanas, Camicado, Etna, Havan e Preçolandia. Nesses casos, os noivos devem comparecer no local escolhido e observar a lista de chá de cozinha básica, com os principais itens necessários para se começar uma vida a dois.

Foto: Shutterstock


Em alguns casos é possível personalizar a lista, escolher ou excluir presentes. Um exemplo disso é o da Preçolandia, que além de oferecer opções de escolher os itens, permite que eles sejam marcados como comprados à medida que os convidados efetuam os pedidos. Isso evita que os noivos ganhem muitos artigos repetidos.

Lista de chá de panela online

Algumas lojas físicas oferecem a opção de montar a lista de chá de panela online. Na Americanas.com, por exemplo, os noivos efetuam um pré-cadastro na plataforma digital com dados pessoais e informações sobre o casamento (data e local). A partir daí, basta escolher os itens que estão como opção de presente aos convidados.

De acordo com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de listas de presentes da Americanas.com, é recomendado aos noivos esperar passar a data do chá de panela e, então, entrar em contato com a loja. Aí dá para escolher os itens que desejam receber em casa e quais preferem trocar por outros de mesmo valor.

Outro ponto que vale destacar é que, na Americanas.com, após inserido no início da lista, o endereço de entrega não pode ser mais alterado. Isso porque o site calcula o frete junto ao valor dos itens que serão apresentados aos convidados. Portanto, é preciso prestar bastante atenção nesse item.

Foto: Shutterstock

Lista do iCasei

No universo online, o iCasei oferece listas de casamento que podem ser adaptadas para uma lista de chá de panela completa. De acordo com a assessora do site, Priscila Gomes Agripino, os noivos podem escolher entre quatro listas prontas, divididas em itens de Cotas Lua de Mel, Chá Bar, Open House e Presente de Casamento.

Para quem for comprar nas listas do iCasei, o itens que aparecem como opção de compra para os convidados são fictícios e, no final, todo o valor é convertido para os noivos em dinheiro. Para Priscila, essa é a maior vantagem. “Você pode usar o valor para investir na casa, viajar ou comprar o que o deseja. Em uma lista convencional, outras pessoas escolhem por você o que vai para a sua casa”, explica.

Os noivos têm acesso ao site da lista de chá de panela até três meses depois da data do evento. Priscila recomenda sacar o valor total dos presentes nesse momento. “Como padrão, no caso do iCasei, o primeiro resgate é gratuito. Para os demais, há uma taxa.”

Listas prontas na internet

Também chamadas pelos noivos de listas de chá da casa nova, as listas de chá de panela podem ser encontradas prontas na internet. Em geral, são mais de 70 produtos voltados para os itens básicos de cozinha, como abridor de garrafa, espátula para bolo e faca de pão.

A lista do chá de panela em PDF também é uma opção das buscas, tornando fácil a impressão em casa para dividir entre os convidados. Há algumas que indicam, inclusive, a quantidade a ser pedida de cada item. Nesses casos, eles poderão ir a lojas físicas comprar o presente e levá-lo no dia do evento.

Foto: Shutterstock

O dia do chá de panela

Não é de hoje que a brincadeira  de acertar o presente e quem o deu caiu por terra nos chás de panelas. Com a possibilidade de comprar o presente online, pode acontecer dos convidados chegarem ao evento sem o presente na mão. Por conta disso, vale a pena pensar em outros tipos de diversão na hora de organizar o chá.

Gabriela comenta que, como o chá de panela é um momento de comemoração da vida a dois que está por vir, pensar nas brincadeiras com carinho é algo fundamental. “Como em toda mudança, o processo nem sempre é fácil. O chá de panela é importante para unir ainda mais os noivos às pessoas próximas. Um entretenimento divertido durante a comemoração contribui para isso.”

Foto: Shutterstock

Leia também: DIY Pote para decoração do chá de cozinha

A decoração do chá de panela também pode contribuir para o dia de festa. “Acho legal pensar em coisinhas que remetam à cozinha, como colheres de pau, panela e jarros. Conjunto de copos de cerveja caem bem, pois lembram de bares. Também é superválido usar algumas flores”, comenta Adriana. Segundo a especialista, essas são opções que pesam menos no bolso.

Quando a lista do chá de panela representa mais do que apenas mais um evento

Casa, festa de casamento, lua de mel. As tarefas e as preocupações na cabeça dos noivos parecem não ter fim. Em algumas situações, o chá de panela pode soar como um trabalhão a mais, o que leva muita gente a desistir do evento.

Bianca diz que chegou a cogitar um churrasco na casa do sogro, mas desistiu. Foi então que a prima do noivo Jaqueline Horto Teixeira Borges entrou em ação e resolveu preparar um chá bar surpresa. “Sei como esses momentos são importantes e me coloquei no lugar deles. Não tive dúvidas em fazer um mutirão para conseguir organizar o evento.”

Para se organizar, Jaqueline contou com a ajuda da irmã do noivo e mãe da noiva. “Peguei o contato da família dela com a sogra do meu primo. Como eu era próxima a eles, já sabia o que eles gostavam. No caso, um churrasco seria ideal”.

Foto: Shutterstock

Leia também: Chá de Panela Comemoração Pré-Casamento

Bianca conta que ela e o noivo ficaram sabendo da surpresa apenas na sexta-feira que antecedeu o chá de panela. “Recebemos uma caixinha falando sobre a festa, como se fosse um convite. Não sabíamos de nada que aconteceria no dia.”

Para o chá bar, Jaqueline fez uma força tarefa entre os convidados. Cada um ajudou com uma pequena quantia em dinheiro para a preparação do evento. Ela e a irmã do noivo pensaram na decoração e nas brincadeiras, bem como da confirmação de todos que estariam presentes. “As redes sociais ajudaram muito. Encontrei a galera, conversei com todos e deu tudo certo.”

Uma das madrinhas do casal, Jaqueline acredita que esse apoio aos novos é algo que faz parte de todo o processo. “Quando você é chamado para ser padrinho, está ali para atender a tudo que o casal precisa, seja antes ou depois da cerimônia”, completa.

Sobre:

#
Thalita Ribeiro

Thalita Ribeiro é jornalista em formação e trabalha na redação das editorias de tecnologia, automobilística e turismo, nos portais 33Giga, Garagem360 e Rota de Férias. Já trabalhou com assessoria em casamentos, está noiva e é apaixonada pelas produções para o grande dia a dois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020