Revista

Os melhores lugares para fazer chá de cozinha

Procurando lugares para fazer chá de cozinha? Aqui no iCasei separamos as melhores dicas para você organizar seu evento.

O chá de cozinha é um dos eventos que antecedem o casamento. Nele, a noiva ou os noivos, convidam os amigos e a família para os ajudarem a montar sua nova cozinha (por isso o nome).

Desse modo, no chá de cozinha, os convidados presenteiam os noivos com itens para a cozinha nova do casal e o casal oferece mais um momento de diversão e comemoração de todos juntos, antes do casamento.

Nesse sentido, escolher o local perfeito para o seu chá de cozinha é o primeiro passo para começar a planejar o evento, já que é necessário ter espaço para até umas 80 pessoas (média) e todos ficarem confortáveis e poderem participar das várias brincadeiras que o evento promete.

Abaixo separamos os melhores lugares para fazer chá de cozinha e várias dicas essenciais para os noivos que estão planejando o seu. Boa leitura!

Veja também: 5 dicas para o seu Open House ser único e especial

Tipos de lugares para fazer chá de cozinha 

Para te ajudar na procura do melhor lugar para chá de cozinha, veja a seguir 6 ideias de espaços para você se inspirar!

1. Salões de festas

Os salões de festas são os mais alugados para esse tipo de evento. Nele, dá para fazer uma decoração legal, que já remete ao casamento (mas sem dar spoilers), cabe um número considerável de pessoas, sobra espaço para as brincadeiras e ainda alguns desses locais já oferecem buffet e bebidas inclusos no preço do aluguel.

Ou seja, pode ser a opção perfeita para o seu chá de cozinha. Além disso, no final não tem bagunça para arrumar e os noivos podem ir para casa descansar. A única desvantagem é o valor do aluguel e o gasto com decoração.

Pois, caso o casal queira economizar, pagar o aluguel mais a decoração, pode sair do orçamento e o salão de festa não fica viável. Agora, se os noivos moram em um condomínio, dá para alugar o salão de festas do empreendimento e assim, eliminar um gasto.

Imagem de um salão de festas com mesas e decorações

Foto de Pixabay na Pexels

2. Restaurantes

Uma excelente opção para os casais que gostam de comodidade é reservar um restaurante para o chá de cozinha. Já que no estabelecimento, não se paga aluguel e nem decoração, e as comidas e bebidas são cobradas por pessoa na hora da reserva.

A única desvantagem é que nos restaurantes perde-se o calor humano e a intimidade do evento, além disso, provavelmente muitas brincadeiras não poderão ser feitas também, por ser um local compartilhado.

Imagem de pessoas comendo em um restaurante

Foto de Los Muertos Crew na Pexels

3. Em casa

Outra opção para os casais que querem economizar e fazer um evento mais intimista e bem família é fazer o chá de cozinha em casa. Aí pode ser na casa da noiva, do noivo, dos pais de um deles, da avó e até mesmo de amigos.

Veja como é a estrutura do local, se cabe todos os convidados e organize seu evento. Em casa, não dá para investir muito em decoração, mas dá para adaptar muitos detalhes, como a mesa de docinhos e sobremesas. 

Além disso, é necessário deixar o espaço mais amplo e pensar em como servir as comidas e bebidas sem que a casa vire um labirinto, okay!

Imagem de amigas jantando em casa com uma mesa com velas

Foto de Andrea Piacquadio na Pexels

4. Espaços ao ar livre

Para os casais que querem um chá de cozinha mais leve e clean, que tal fazer o evento ao ar livre? Pode ser em um parque, jardim ou sítio.

Nesse sentido, calcule se tem espaço para todos, pense no melhor tipo de comida e bebida para servir (uma dica é levar em consideração o horário do evento) e faça uma decoração mais fluida e minimalista com flores, madeira e pequenos detalhes em cores fortes.

A vantagem é que, se seu chá de cozinha for no calor, está todo mundo ao ar livre e junto com a natureza. Agora, a desvantagem são o vento, a chuva e as mudanças climáticas que podem acontecer. Se você ama a natureza, realizar um chá de panela ao ar livre pode ser uma excelente opção. 

Imagem de amigos bridando em um espaço ao ar livre

Foto de Helena Lopes na Pexels

5. Hotel

Para os casais que querem algo mais sofisticado, alugar um salão de um hotel é uma excelente opção. Pois, a decoração pode combinar com a infraestrutura do local, o buffet e as bebidas podem ser fechados em um pacote com o hotel e se os noivos tem muitos parentes de fora, vale hospedar todos no mesmo local.

A desvantagem dessa escolha pode ser o preço, que aumenta consideravelmente, mas a vantagem é que vocês terão espaço, um cardápio impecável e comodidade em todo o planejamento.

Imagem de um mesa de festa luxuosa em um hotel

Foto de Ivan na Pexels

 

6. Cafeteria

Como o chá de panela é um evento mais íntimo para amigos, padrinhos, madrinhas e familiares, que tal fechar uma cafeteria para o evento?

Atualmente os conceitos de cafeteria são cool e suas infraestruturas são bonitas e cabe um número considerável de pessoas. Desse modo, seu chá ainda fica intimista, você pode escolher um cardápio feito pelo local e as fotos, vão ser sucesso.

Além disso, combine com os donos quais brincadeiras vocês querem fazer e o tempo do evento, pois pode ser que antes ou depois, a cafeteria funcione normalmente.

Outro positivo é que o casal não precisa gastar muito com decoração e ainda terá um café com a cara do casal, que pode ser mais moderno, retrô ou romântico.

A desvantagem do local é a limitação do espaço e o preço, que pode ser acima da média. Porém, o conforto e a comodidade valem nessa opção.

Amigos conversando em uma cafeteria

Foto de RDNE Stock project na Pexels

Como escolher o local adequado para o chá de cozinha?

Bom, agora que sua mente está cheia de ideias, é necessário levar em consideração alguns pontos antes de escolher qual o local mais adequado para o seu chá de cozinha, são eles:

  • Infraestrutura do local: todas as pessoas cabem no mesmo cômodo? Tem banheiro? O local é acessível?;
  • Capacidade: não adianta chamar 70 pessoas e escolher um local que cabe 50. Nesse caso, ou você troca de lugar, ou diminui a lista de convidados;
  • Estacionamento: tem um local próprio ou os convidados têm que arcar com um estacionamento particular?
  • Cardápio da casa: o local já oferece o serviço de buffet? Tem como mudar o cardápio ou ele é fechado?
  • Bebidas: o local recomenda algum parceiro ou os noivos podem fechar a parte?;
  • Música e entretenimento: tem música ao vivo, os convidados pagam couvert? Os noivos podem contratar alguém para cantar? Tem espaço para crianças?;
  • Decoração: pode usar a decoração do local? Os noivos podem acrescentar itens na decoração?

Parece muita coisa, mas é necessário tirar todas essas dúvidas antes de fechar o contrato. Desse modo, peça os orçamentos, avalie junto do seu parceiro (a) e encontre o melhor lugar para fazer chá de cozinha.

Portanto, tem casais que preferem a comodidade de contratar um serviço completo para chá de cozinha e tem casais que põem a mão na massa e organizam o seu evento. 

Independente do seu tipo, é necessário colocar na planilha os prós e contras de cada local, para assim, escolher o local perfeito para o seu chá de cozinha!

Você sabia que no iCasei, é possível criar listas de presentes virtuais para o seu chá de cozinha? Sim! E o melhor é que o valor dos presentes podem ser convertidos em dinheiro. Ou seja, dá para decorar sua cozinha do jeito que você sempre sonhou. Além disso, para te ajudar nos preparativos do casamento, temos vários modelos de sites para você criar o seu com a gente. Acesse agora o nosso site e saiba mais!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024