Revista

Simbologia e significado das flores no buquê de noiva

O buquê sempre foi símbolo de proteção para a noiva e dependendo das flores e ervas que o compõe, pode ter vários significados. Confira como montar um buquê com um significado importante para você

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Longe de ser um adorno meramente decorativo, o buquê de noiva faz parte do ritual de casamento. Em seu surgimento, a peça carregava significados e simbolismos em cada flor e erva que a noiva levava até o altar, que funcionava como um amuleto de proteção. Isto persiste até hoje na hora de resolver como vai ser o buquê.

Nós já falamos aqui sobre o buquê da Duquesa de Cambrigde, onde cada flor tinha um significado diferente. Só para relembrar, seu buquê tinha lírio do vale, jacinto, sweet william, mirto e hera.

Em 2017, o arranjo de flores que funciona como talismã é uma das grandes tendências para casamento. Por isso, preparamos um guia para te ajudar na hora de montar um buquê cheio de belos significados.

Simbologia das flores e ervas no buquê de noiva

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Significado das ervas e flores no buquê de noiva

“Durante os casamentos, os povos celtas costumavam jogar ervas e ramos de flores conforme as noivas passavam”, explica a consultora de fitoterapia Evani Carrasco. Eram ervas para proteção, para tirar o mau olhado, atrair amor e até como sinal de longevidade do casal. “A noiva ia recolhendo essas ervas e formando um grande buquê”, explica.

Essas mulheres recebiam louro, alecrim, manjerona e galhos de acácia -cada uma com seu significado. “A manjerona simboliza o amor e doçura. O alecrim, por sua vez, ativa o perdão e ajuda a esquecer as mágoas, além de potencializar a vontade de viver. Além de elegância, a acácia também simbolizava a constância e perenidade.

A sempre-viva era usada para que a energia do matrimônio se perpetuasse e auxiliasse na criação de um lar. Na teoria, a arruda afasta mau olhado, mas é bom evitá-la uma vez que a planta pode murchar rápido. Um bom substituto da arruda é o alho. “Uma rama de alho também costumava ser incluída no buquê, porque o alho é a planta que mais afasta pragas”, conta a consultora. Se preferir, você pode substituir o alho por raminhos de nirá, que também afastam mau olhado.

A rosa é a rainha das flores e simboliza o amor. De acordo com Evani, a cor amarela simboliza prosperidade e a branca traz paz e proteção ao lar do casal. “A rosa vermelha simboliza a paixão, mas a paixão não é algo duradouro e por isso essa flor deve ser usada com cuidado no buquê de noiva”, alerta. A camélia, por sua vez, garante uma família feliz é indicada para as mulheres que querem ter filhos. “A flor dura poucas horas, por isso uma alternativa pode ser usar a folha da camélia, que é fina, lustrosa e verde escura, chique e muito mágica.”

Simbologia das flores e ervas no buquê de noiva

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Buquê de noivas e os signos

Outra maneira de montar o buquê de noiva é levar em consideração o signo da noiva. “Cancerianas, escorpianas e piscianas costumam ter o espírito apaixonado e encaram o amor de um jeito diferente”, conta Evani. Por isso, a consultora de fitoterapia indica um buquê de tulipas, flor misteriosa que evoca beleza e poesia.

Para quem é do elemento terra (touro, virgem e capricórnio), o indicado é um buquê com alecrim em ramos, porque só cresce no “jardim dos justos”. “Acrescente frésias para garantir fidelidade e amizade”, diz. Já pessoas impulsivas, geralmente do elemento fogo (áries, leão ou sagitário) tem o signo que evoca força, coragem e criatividade. “Para dosar essa energia, misture gérbera com capim cidreira”, explica. Se a flor for vermelha ou laranja, o arranjo despertará a emoção poderosa. Orquídeas e chuvas de ouro também combinam com a personalidade efusiva típica desses signos.

Pessoas de signos de ar (libra, gêmeos e aquário) costumam ser mais ousadas e excêntricas. Também estão sempre pensando no futuro. “Coloque no buquê de noiva elementos ligados ao branco, ao horizonte”, ensina Evani. É o caso de asplênio, moréia e algumas flores que parecem sementes, como ligustro. “Hortênsias ficam bacanas, assim como chuva de prata”, conta. O importante é que o buquê seja majoritariamente verde e branco.

Signo das flores e ervas no buquê de noiva

Varanda Flores/ Divulgação

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Sobre:

#
Mariana Gabellini

Mariana Gabellini é editora de beleza com passagem por revistas femininas e entusiasta de blogs. Do tipo que adora garimpar pelo mundo o que há de encantador: vale um batom diferente, um sabor exótico ou um arranjo de flores com rosas do quintal de casa. Acredita que existe beleza em todo canto e, por isso, mantém ...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2022