Revista

Casamento boho chic | Saiba como apostar no estilo

Especialistas explicam o que fazer para criar o casamento boho chic perfeito, misturando elementos rústicos e hippies na medida certa!

O casamento boho chic é ideal para os noivos que buscam um conceito mais rústico para a cerimônia, trazendo também referências de diferentes culturas étnicas e elementos da natureza.

“A ideia é ter um cenário boêmio contemporâneo por meio de uma mistura de tendências modernas com traços hippies. Muito crochê, macramê, flores, renda, madeira e tudo que tenha conexão com a natureza criará uma estética romântica, mas que preserva a descontração e ainda incorpora um toque de sofisticação”, explica Vanessa Akinaga, wedding designer e sócia-proprietária da Somos Dê.Coração.

Se é justamente um casamento boho chic com inspiração romântica e despojada que você procura, nós damos as dicas de como fazer esse sonho acontecer!

casamento-boho-chic

Foto: Wisteria Photography

 

Como escolher o espaço?

Já que o casamento boho é rústico e tem envolvimento com a natureza, o ideal é optar por espaços que sejam abertos e ao ar livre, como fazendas, chácaras e até mesmo um quintal para quem quer fazer o mini wedding dos sonhos em casa. “Esse estilo ganha cor e vida por meio de árvores, jardins e flores”, diz Vanessa.

Agora, caso você não tenha um belo jardim ou não queira deslocar todos os convidados para o interior, onde se encontra mais verde, saiba que é possível reproduzir esse estilo na cidade.

“Para ter esse conceito, você precisa arranjar um espaço mais rústico, com uma parede de madeira ou tijolos aparentes, por exemplo. Ter um estilo descontraído é meio caminho andado. Ao escolher um lugar que é um caixote branco ou de vidro, você vai gastar muito mais com decoração”, afirma Luiza Ceridono, sócia-proprietária da Bothanica Paulista.

espaço-para-casamento-boho-chic

Foto: Corbin Gurkin

 

Decoração boho chic

O guia completo da decoração de casamento aponta que paleta de cores, mobília e flores são responsáveis por trazer a personalidade da festa. Sendo assim, separamos o que faz sentido para o estilo boho chic. Confira!

• Paleta de cores

No casamento boho chic, cores sóbrias e quentes dominam a cartela. “Elas criam um contraste marcante e aconchegante”, comenta Emily Sousa, também wedding designer e sócia-proprietária da Somos Dê.Coração.

De acordo com a especialista, as tonalidades mais usadas são preto, marrom, bege, verde oliva, cáqui e marsala. “Essas cores podem ser combinadas com mostarda, roxo, violeta, tons terrosos ou róseos, e metais como prata, ouro e cobre.”

Estampas são bem-vindas, desde que tenham uma pegada mais floral e hippie, fugindo do geométrico e moderno. “Cores com muita personalidade, como pink e amarelo, também devem ser deixadas de lado. Elas não combinam com o contexto”, revela Luiza.

decoração-de-casamento-boho-chic

Foto: Wild Whim

• Mobília

A decoração de casamento boho rústico é predominada por mobiliários vintage e diferentes. “Combinar o desejado sofá Chesterfield e cadeiras no estilo Luís XV com peças de aspecto rústico, como aparadores e estantes de madeira, criam um cenário elegante sem perder o clima de descontração”, exemplifica Emily.

Vale ressaltar que o que diferencia esta festa de outras é o mix de elementos. “A mistura de estilos dá o toque marcante a este tipo de decoração, nos permitindo o uso de peças coloridas, estampas, tie-dye, macramê e até tapeçaria oriental”, aponta a profissional.

mobília-para-casamento-boho-chic

Foto: Carlie Statsky

 

• Flores

As flores são essenciais para trazer vida à decoração. Aqui, os arranjos de mesa devem ser desconstruídos e conter espécies diferentes, folhagens e sementes. “Tente buscar maneiras inusitadas para realizar a apresentação. Vasos, gaiolas, terrários e outros recipientes incomuns esbanjam beleza e originalidade”, conta Vanessa.

Caso a festa de casamento ocorra em um salão fechado, a dica é procurar por estruturas para usar flores suspensas para decorar. “Desta forma, dá para trazer a natureza para o evento”, ressalta a especialista.

decoração-de-casamento-boho-chic

Foto: SmartPic Fotografia/Somos Dê.Coração

 

A gastronomia

Quando o assunto é casamento boho chic, o jeito de acomodar os convidados é mais informal. “Você pode até ter mesas no chão com almofadas”, garante Luiza.

Sendo assim, é interessante optar por uma gastronomia que não seja tradicional. Tudo para que amigos e familiares se sintam mais à vontade na hora da refeição.

• Buffet

Um casamento mais despojado abre espaço para uma gastronomia mais descontraída e personalizada. “Os garçons podem servir petiscos e finger foods, que são comidinhas mais versáteis e trazem a modernidade para este estilo de festa”, afirma Emily.

Outra ideia é trabalhar com food trucks. Já uma ilha gastronômica italiana pode trazer uma variedade de queijos e vinhos, que têm tudo para combinar com o clima boho chic. Mas você também pode se inspirar nas delícias da França, do Japão, da Tailândia.

food-truck-no-casamento-boho-chic

Foto: Lily Red Studio

 

• Bolo e docinhos

A proposta de naked cake para casamento combina muito bem com o boho chic. “Substituir os cinco andares decorados em pasta americana por um bolo com frutas e flores naturais é bem mais sofisticado”, diz Vanessa. Ela também indica como alternativa as composições com dois ou três bolos menores.

Para os doces, a ideia é fugir de delícias clássicas e mais pesadas, como é o caso do camafeu e de outras oleaginosas. “Uma linha frutada, com tortinhas, tem mais ligação com o estilo”, destaca Luiza.

mesa-de-bolo-para-casamento-boho-chic

Foto: Marta Locklear

 

Look para casamento boho chic

No estilo boho chic, casamento e roupa devem conversar. Até porque não dá para fazer uma festa descolada e os noivos estarem com um figurino black tie!

• Noiva

O vestido de noiva boho chic, geralmente, é mais leve. “Tecidos suaves, como musseline e tule, saias fluidas e bordados manuais são ideais. Além disso, mangas de renda, alças finas e franjas prometem deixar o look impecável”, aponta Vanessa.

No lugar do véu, voillets e tiaras de flores criam uma harmonia perfeita. “Headbands e tocas de renda também fazem sucesso por terem um aspecto leve e natural”, diz a especialista da Somos Dê.Coração.

Nos acessórios, o ideal é apostar em peças com pouco ou nenhum brilho. Isso vale para grinaldas, brincos, pulseiras e colares. Já os sapatos devem ter um salto mais grosso, pois a maioria dos casamentos boho chic acontecem ao ar livre, onde o terreno é irregular.

vestido-de-noiva-para-casamento-boho-chic

Foto: Rebecca Carpenter Photography

 

• Noivo

A ideia do descontraído e boêmio está presente também no look do noivo. Ternos com cores e estampas para fugir do tradicional são uma boa pedida.

Não existe a necessidade de gravata e o uso do suspensório é para lá de charmoso. Ainda vale destacar que as meias podem aparecer em tons inusitados.

roupa-de-noivo-para-casamento-boho-chic

Foto: Jenny Haas

 

Para não se arrepender!

Por mais charmoso que seja esse estilo, ele não combina com qualquer perfil de casal. “Não adianta ser chique e elegante e querer fazer um casamento boho chic. Essa festa é para quem procura uma coisa mais despretensiosa”, alerta Luiza.

Assim, antes de sugerir o tema para sua assessora, vale pesquisar bem sobre casamento boho chic no Pinterest, no Google e em outros meios. “Só com este conhecimento você estará segura e evitará equívocos em sua proposta de decoração”, conclui Vanessa.

casamento-boho-chic

Foto: Laura Goldenberger Photography

 

Veja mais casamento inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

1 comentário

  1. Avatar Neila medeiros

    Meu casamento foi boho chic …amei ficou super lindo!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019