As opções de ternos para noivos não se resumem ao clássico smoking preto. Os homens estão ousando cada vez mais na escolha para o altar. Tanto em cortes, como cores e tecidos.

Isso porque eles são tão protagonistas do casamento quanto as noivas e merecem se destacar entre os looks de padrinhos e convidados.

terno-roxo-para-noivo
Foto: Eclection Photography

 

Caimento perfeito

Na hora de escolher a roupa do casamento, o primeiro detalhe que os homens devem observar é o corte. Quando o assunto é traje do noivo, regras atualizadas apontam que o modelo deve ser slim. Isso é, mais ajustado, acompanhando a anatomia do corpo.

“No tradicional, o paletó possui corte reto e as calças são mais folgadinhas, bem como as mangas. Outro detalhe é o tamanho da lapela, que é mais larga. Os ternos para noivos slim têm cintura marcada e calças ajustadas, além da lapela fina”, explica Juliana Bacellar, master consultora de imagem.

Essa opção moderna, entretanto, pede cuidados para ter o caimento perfeito. De acordo com Juliana, a ombreira deve estar alinhada ao ombro, enquanto a manga do terno deve terminar no ossinho do pulso, deixando a camisa um pouco a mostra. “Outra dica é sobre o paletó, cujo comprimento deve ser logo abaixo do quadril. Já a barra da calça deve bater no cadarço do sapato”, completa.

terno-cinza-para-noivo
Foto: So-Min Kang Photography

 

Muito além do pretinho básico

Agora que você já sabe o que procurar em um terno para ter o caimento perfeito, está na hora de falar sobre cores.

A primeira dica para acertar no seu traje do noivo é pensar no horário da cerimônia. “Em casamentos diurnos, recomendamos o uso de terno em tecidos de tons médios ou claros. Agora, caso a festa seja realizada após às 17h, o ideal é apostar em cores escuras”, comenta Carmem Tanno, diretora de criação e operações da Gallagher Alfaiataria Premium.

Dentro desse contexto, você pode escolher a cor que quiser. Hoje, ternos para noivos pretos não são a única opção. Tonalidades de cinza e azul estão em alta. “O azul royal, por exemplo, veio com um apelo bem inovador, deixando o noivo bem jovem e descontraído. Já o cinza grafite é uma boa ideia para quem gosta de desenhos em linha ou um leve xadrez”, aponta Juliana.

Segundo a consultora de moda, quem vai se casar na praia ou ao ar livre ainda pode apostar no branco. “Está em alta”, diz. Cores mais ousadas, como vinho e verde, também podem ser boas opções, desde que faça sentido com o seu estilo e do casamento.

terno-azul-royal-para-noivo
Foto: Lilly Red Photography

 

Estampas: sim ou não?

O homem que quiser sair do tradicional também pode usar uma estampa no traje. A ideia, porém, é adotar algo mais discreto. Uma tendência dos ternos para noivos 2019 é colocar esse detalhe no forro do paletó. “Traz uma elegância sutil e destaca positivamente a imagem do noivo”, afirma Carmem.

Entretanto, vale ressaltar que todo cuidado é pouco na hora de usar desenhos. “Os noivos mais criativos devem evitar tentar criar moda, misturando diferentes elementos. Na dúvida, menos é mais”, alerta Juliana.

terno-estampado-para-noivo
Foto: Lisa Digiglio Photography

 

Tecidos indicados

Para ter um terno de boa qualidade é necessário investir em tecidos nobres. Os melhores são aqueles feitos em fibras naturais – a lã fria de fio S’120 a mais recomendada. “Esse material tem um tipo de isolante térmico natural que mantém a temperatura do corpo constante, independentemente do clima externo. É quente no frio e confortável e fresco no verão”, ressalta Carmem.

Aqui, a maior dica é fugir dos tecidos sintéticos. Isso porque eles nem sempre têm o melhor caimento e ainda esquentam muito – o que pode ser um problemão em um país tropical, como o Brasil.

terno-marrom-para-noivo
Foto: Jordan Voth Photography

 

Look completo

Para fechar o look do noivo, Juliana aponta que o sapato deve combinar com a cor do traje. Por exemplo, ternos para noivos azuis ficam melhores com sapatos marrons. E a meia sempre deve ser da mesma tonalidade do sapato. “Já a gravata tem de ser mais escura que a camisa e da mesma largura da lapela”, recomenda.

Outras dicas sobre os acessórios que os noivos devem usar e evitar no casamento são: utilizar o cinto na mesma cor do sapato e optar por relógios menores e discretos – nada à la Faustão, OK?

terno-rosa-para-noivo
Foto: M & J Photography

 

Ternos para noivos: preços

Independentemente de optar por terno para noivo para aluguel ou compra, no geral, o que vai impactar o valor são os detalhes que compõem a peça. “Tecidos, forros, qualidade de confecção, exclusividade do modelo… Tudo isso influencia no preço final”, revela Carmem.

De acordo com a diretora de criação e operações da Gallagher Alfaiataria Premium, os valores começam em R$ 2 mil, mas podem facilmente chegar a R$ 25 mil ou mais. A maior vantagem na compra, entretanto, é poder reaproveitar o terno do noivo após a cerimônia – e recuperar o investimento, claro.

terno-vinho-para-noivo
Foto: Shannon Moffit Photography

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários