Revista

Dama de honra | Como preparar as pequenas para o casamento

Vestido, sapato, penteado e até maquiagem; tudo o que você precisa saber para preparar a dama de honra a caminho do altar!

A dama de honra embeleza qualquer cerimônia. Isso porque a ingenuidade da criança misturada ao vestido de princesa, faz com que a ocasião ganhe uma pitada a mais de doçura.

Embora não seja necessário muito esforço para que elas roubem a cena e protagonizem os momentos mais fofos do casamento, é importante dar atenção à produção. Vestido, sapato e penteado, além de lindos, devem ser bem confortáveis para aguentar tanta energia.

daminhas-de-honra

Foto: Jacquilyn Avery

 

Como preparar a daminha

Momentos de fofura e gargalhadas estão quase sempre presentes em casamentos durante a entrada das crianças. Sair correndo para o altar, esquecer de jogar as pétalas de rosas, se dispersar durante a caminhada até os noivos ou até mesmo travar e se recusar a entrar, são situações corriqueiras do Grande Dia.

Por se tratar de crianças, é difícil prever a reação que cada uma vai ter na hora de participar da cerimônia. Para evitar essas situações, porém, é importante ensaiar com as pequenas. Principalmente se elas não se conhecem.

“Procure envolver a daminha ainda no período de preparação. Leve-a para participar da escolha do vestido, do sapato, do penteado e da maquiagem. Explique a importância do papel dela na cerimônia”, revela a consultora especialista em imagem e estilo Eliz Lima.

Foto: Jason Markharris

Foto: Jason Markharris

 

O vestido ideal

Em um casamento todas as partes se conversam. A escolha do local, a decoração, o estilo de festa e outros fatores são complementares para definir cada passo da cerimônia. Com a roupa isso não é diferente. A harmonia das peças são fundamentais para tudo estar em equilíbrio.

Na hora de preparar as meninas, o vestido das daminhas deve ser bem analisado. Além de combinar com o casório, ele deve ser confortável, levando em consideração a mobilidade.

“Quando o assunto é dama de honra, o vestido deve ter um comprimento até o limite que mostre o sapato para dar mais mobilidade para a criança”, indica a consultora de imagem e estilo Bia Paes de Barros, que ressalta ser importante manter o ar infantil.

Semelhante opinião tem a CEO da JB academy, Juliana Bacellar, que informa que, além do tamanho, o tecido é primordial para o conforto. “Aposte em modelos mais simples e de acordo com a idade de cada uma. O intuito do evento é manter a essência da criança.”

Foto: Gabriela Ines

Foto: Gabriela Ines

 

Sapatinhos para crianças

Tirando a parte da cerimônia, as crianças gostam de brincar no restante do tempo. Mas ficar andando de um lado para o outro de salto, mesmo que pequeno, não é muito confortável. Se até algumas madrinhas optam pelo estilo baixo, para as crianças não seria diferente.

“Independentemente do modelo do vestido, saltinho não é uma boa alternativa. Isso mesmo se for uma criança um pouco mais velha. Ela deve estar com um sapato confortável, já que não está utilizando uma roupa usual”, aponta Bia, que indica a sapatilha como opção.

Para Eliz, os saltos não devem passar de 3 cm e é importante estimular a criança a utilizar o modelo antes do casamento para que ela se adapte. “Modelos coloridos costumam ser uma ótima alternativa, já que trazem aquele ponto de cor e brilho, em contraponto ao neutro do branco.”

Foto: Rebecca Taylor

Foto: Rebecca Taylor

 

Qual o melhor penteado?

Não existe um regra sobre que tipo de penteado para daminha de casamento é o ideal, mas existem opções para variar no estilo. Pode ser um cabelo solto com cachos, uma trança, um estilo semi preso ou até mesmo um coque.

Além disso, é possível utilizar alguns acessórios que vão deixar o look da dama de honra ainda mais fofo! Após a definição do penteado, é possível escolher entre: laços, coroas, tiaras e muitos outros. Essas peças são fáceis de serem encontradas. No iCasei Shop, por exemplo, é possível encontrar peças que vão ajudar a compor a produção da dama de honra, de uma maneira delicada.

Veja também:  Coroa de daminha: 25 modelos para se inspirar

 

 

“Explore o uso de flores e guirlandas em ambientes abertos, uma vez que imprimem romantismo e leveza. Já a tiara, os laços e arranjos são mais usados em lugares fechados, devido a delicadeza”, informa Eliz.

Na hora de montar o acessório, é importante levar em consideração o tamanho da criança para que ele fique proporcional. Nem muito pequeno, nem muito extravagante.

Veja também:  10 estilos de coroa de flores para daminhas de casamento

Foto: Gabriela Ines

Foto: Gabriela Ines

 

Maquiagem para criança: sim ou não?

Independentemente de ser um evento à luz do dia ou noturno, a maquiagem para criança deve ser clara, diferentemente das mulheres que mesclam de acordo com o horário. Também é importante não forçar os traços ou ressaltar alguma coisa.

Para Bia, investir em simplicidade é uma boa opção para não exagerar na mão e errar na hora de montar a dama de honra. “O melhor jeito é fazer o mais natural possível, respeitando o lado criança de cada uma.”

dama-de-honra

Foto: Jacquilyn Avery

 

Damas de honra, pajens e floristas: como harmonizar os looks?

Dama de honra e pajem não são um problema na hora de combinar a roupa. Neutralizar as cores para ficarem no mesmo estilo é uma boa pedida para deixar tudo com o mesmo ar. Por exemplo, se o vestido da daminha tiver detalhes rosas, vale optar por camisas, suspensórios ou até mesmo gravatas no mesmo tom.

No caso das floristas e das daminhas, combinar os vestidos é uma opção positiva para as noivas. “Essa é a tradição e o contexto da dama de honra”, aponta Juliana. Além disso, padronizar os looks pode ser uma solução caso aconteça algum imprevisto e alguma criança se recuse a entrar.

Foto: Mallory Dawn

Foto: Mallory Dawn

 

Pagamento do vestido

Na hora de custear os valores do vestido, não existe uma regra. O que reina é o bom senso entre as partes envolvidas. Mas tudo deve ser acordado no início, quando o convite for feito.

Em algumas situações as noivas bancam tudo. Em outras, os pais da dama de honra pagam. Porém, nada que seja um problema sem solução. Dividir os valores, por exemplo, é uma boa saída.

Foto: Sauertribe

Foto: Sauertribe

 

Veja mais inspirações para dama de honra no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019