Elas são as protagonistas dos momentos de mais fofura do casamento. Nossas aspirantes a noivinhas merecem uma atenção especial no momento de preparação para o casamento também.

Ao pensar em penteado para daminha de casamento, a recomendação principal é preservar o ar natural e infantil. Manter o ar angelical em todo o look é importante para deixar a ocasião ainda mais emocionante. 

Entre cabelo solto ou preso, curto ou longo, as opções de penteado são inúmeras. Jeferson Ribeiro é cabeleireiro do salão Jacques e Janine e comenta que é possível fazer adaptações tranquilamente paras as meninas que têm cabelo liso ou cacheado.

Penteado para daminhas flores no cabelo
Vestidos: Kirstie Kelly / Foto: Bethalee Photography


“O período do casamento influencia diretamente na escolha do penteado”, comenta ele. Para Jeferson, eventos diurnos tendem a ser mais descontraídos e o penteado para daminha de casamento deve acompanhar o conceito.

Outro exemplo é o casamento na praia. “Um penteado mais solto para criança vai funcionar, mas é preciso preparar o cabelo para resistir ao calor e ao vento”, comenta Jeferson.

Celebrações noturnas, geralmente, tendem a estilos mais clássicos. “Nesse caso, eu evitaria usar o cabelo todo solto e sem muitos detalhes”, comenta o cabeleireiro.

“É necessário respeitar o conceito infantil no penteado, mas dá pra adaptar”, afirma Jeferson. Ele ainda acrescenta que um modelo com metade do cabelo preso pode ser uma boa opção.

Penteado para daminha de casamento: passo a passo para cada idade

O perfil da criança é a primeira coisa a se pensar ao escolher o penteado para daminha, na opinião do cabeleireiro Carlos Lira. “Se ela não se sentir confortável, vai querer tirar tudo”, comenta. 

Outro passo é construir o penteado a partir dos vestidos para daminhas de casamento. “Naturalmente, se for um casamento de dia, o vestido será mais simples. Em eventos noturnos, os looks já podem vir acompanhados de mais cetim e renda, mesmo para as crianças”, diz.

Penteados para daminhas com cabelos cacheados: passo a passo das ondas para não errar! | Crédito: Jeferson-Ribeiro

 

  • Crianças pequenas

    A idade é outra detalhe levantado pelo profissional. “Até três anos é mais complicado, pois é normal a criança não ficar quietinha durante o penteado”. Para ele, nesses casos o ideal é explorar cabelo na sua forma natural e, a partir daí, compor algo.

    Em penteados para daminhas de honra com cabelos cacheados em crianças pequenas, por exemplo, a melhor opção para Carlos é aproveitar as ondas dos fios. “Secar o cabelo com um difusor e usar um babyliss para modelar ainda mais o cabelo é uma ótima opção”, indica. 

    Penteado para daminhas em crianças pequenas
    Pinterest/ Reprodução

     

  • Adolescentes

    presença de adolescentes como damas de honra em casamentos tem se tornado comum. Pode ser uma prima ou irmã mais nova do noivo ou da noiva, o que aumenta ainda mais o significado desse momento na cerimônia. Entretanto, esse público tem preferências específicas.“Dificilmente elas querem algo mais elaborado ou com cara de produzido demais, seja no cabelo ou na maquiagem”, afirma Jeferson.

    Carlos ainda acrescenta: “A preferência das adolescentes é por pouco volume, rosto mais escondido e algumas ondas no cabelo”.

    Penteado para daminhas tranças
    Pinterest/ Reprodução

  • Acessórios: o que fica legal em penteado para daminha de casamento

    Os cachos realmente encantam, mas se a criança for pequena e tiver cabelo liso, ela pode não ter paciência para formar as ondas nos fios. “É fundamental não gastar tempo demais. Em cabelo curto, por exemplo, uma ideia é prender a parte da frente, deixando o rostinho dela livre. É possível fazer umas ondas no restante que ficar solto e incluir algum acessório”, afirma Carlos.

    Penteado para daminhas acessórios
    Pinterest/ Reprodução

     

    Tanto Jeferson quanto Carlos apostam em flores ou penteado de dama de honra com tiara. Os profissionais acreditam que elas dão um ar sofisticado ao look, sem pesar ou perder a essência infantil da menina.

    “Acho importante ser algo leve e de fácil manuseio. No caso das flores, dar preferência sempre para as naturais e em tonalidades mais claras”, comenta Carlos. Ele lembra também que se o acessório incomodar a criança, ela vai acabar tirando-o antes mesmo da cerimônia.

    Jeferson também recomenda o uso de tranças. “Quase nunca tem erro. É necessário fazer adaptações, como modelos sem muito volume , mas tem tudo a ver com crianças esse tipo de penteado”, afirma.

    Veja também: Lembrancinhas para daminhas e pajens: 5 ideias originais

  • Sem coques, sem topetes

    Ao produzir uma criança, uma das grandes preocupações é a de que ela não perca os traços infantis depois de estar pronta. Para isso, Jeferson defende evitar penteados de grandes proporções nas meninas pequenas. “Também não indico as opções totalmente presas, assim como topetes muito altos”.

Penteados para daminhas cabelos cacheados e curtos | Pinterest/ Reprodução

 

Carlos concorda com a preocupação e dá uma opção para usar coques em penteado para daminha de casamento. “A fita de cetim pode cair bem, em volta do modelo. Fica delicado”, diz. Ele acrescenta que tiaras do tipo arquinho devem ser evitadas.

“Aquelas que são envoltas em cetim eu não acho legal. Além de tudo, quase sempre são duras e machucam a cabeça da criança”, acrescenta ele. 

Os profissionais concordam: evite os exageros! É claro que a criança pode e deve ter uma produção especial para o casamento. Mas, antes de tudo, é imprescindível que ela não pareça “mini-adulta” e não fique desconfortável.

Penteado para daminhas tiara prata
Pinterest/ Reprodução

 

Veja mais: As novas tendências para daminhas de honra

15 Modelos de Vestido de Daminhas de Casamento

Tags da matéria

Comentários