Revista

Convite para casamento na praia | Dicas e inspirações

Quem vai trocar alianças à beira-mar precisa apostar em um convite para casamento na praia que traduza o clima e informe bem os convidados

O convite para casamento na praia será o primeiro contato que os convidados terão com a ocasião. Assim como acontece em outros contextos, é importante que o papel transmita o clima da festa, direcionando, inclusive, o dress code – até porque um evento à beira-mar tende a ser bem diferente do tradicional.

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Divulgação/Bia Coutinho Conviteria

Como deve ser um convite para praia

A primeira dica para escolher o melhor convite de casamento para sua festa é se colocar no lugar do convidado. Tendo o item em mãos, faça a pergunta: ele consegue traduzir o clima praiano de forma coerente?

“A comunicação será mais apropriada se agregar uma sensação praiana, podendo ter ou não elementos típicos, e remeter a uma combinação mais leve, rústica e fora do comum. O fato de o casamento não ser tradicional, combina com um convite que também não é clássico, seja no formato ou na apresentação”, diz Luciane Ohta, proprietária da loja O Pinguim Tá Com Frio.

Aqui, o leque de artifícios é maior. “A ocasião permite a mistura de papéis, bem como a presença de estampas mais fluidas, com cores fora da paleta tradicional. É possível também ousar na diagramação e optar por fontes mais minimalistas e modernas”, revela Heloisa Levigard, proprietária da H. Levigard Convites & Co.

estilo-de-papelaria-para-casamento-na-praia

Foto: Keepsake Memories Photography

Dicas para acertar no design

• Papel

O convite com tema praia pede por bastante leveza e fluidez. Para trazer estas características, a dica é apostar em um papel mais artesanal. O papel vegetal está entre os queridinhos. “Por ser translúcido, tem, ao mesmo tempo, sofisticação e delicadeza. Sem contar que é muito versátil, permitindo a aplicação de diversas artes”, conta Heloisa.

Outro favorito entre os noivos é o papel kraft. Porém, é importante tomar cuidado para não ficar com tanta cara de convite de casamento rústico. “A dica é misturá-lo com um papel mais nobre”, aponta Bia Coutinho, artista plástica e proprietária da Bia Coutinho Conviteria.

convite-para-praia-com-papel-kraft

Foto: Divulgação/O Pinguim Tá Com Frio

• Cor

Quando o assunto é cor, Luciane destaca que ela deve seguir o horário da festa. “Se o casamento é majoritariamente diurno, cores claras são mais condizentes. Caso comece de manhã e vá até antes do pôr do sol, costumamos usar tonalidades claras e médias. Já para aqueles que acontecem ao pôr do sol e avançam a madrugada, alguns elementos metalizados de cor escura são bem-vindos.”

De forma geral, entretanto, os tons mais usados no convite para casamento na praia são azul e branco. Pitadas de cor, como rosa, verde e laranja, trazem um toque tropical e descontraído, dando um ar de convite de casamento moderno.

convite-de-casamento-em-aquarela

Foto: Divulgação/Bia Coutinho Conviteria

Aquarela: uma ótima aliada

Se você procura por uma identidade bem praiana, então precisa optar pelo convite de casamento com aquarela. “É o estilo que melhor traduz o clima para o papel. Além do fato de a ilustração ser feita com água, o toque da tinta traz a leveza e a transparência tão características do contexto”, comenta Bia.

De acordo com a especialista, os noivos podem seguir duas linhas dentro da proposta da aquarela: apostar em um estilo literal, com o desenho da praia exata que vai ocorrer o casamento, ou algo mais abstrato, apenas remetendo para o clima praiano, com mar, coqueiros, gaivotas.

Independentemente da escolha, vale destacar que a principal vantagem do estilo é que você terá algo único. Isso porque o convite de casamento na praia é editável, com um desenho exclusivo feito pelo profissional.

convite-de-casamento-em-aquarela

Foto: Divulgação/Bia Coutinho Conviteria

O texto para convite de casamento na praia

Por mais que a festa na praia tenha uma pegada descontraída, quem vai ver o convite de casamento precisa de todas as informações básicas. São elas: quem convida, data, horário e endereços.

Como a cerimônia acontecerá longe da casa da maioria dos convidados, também é importante fornecer dicas extras. Entre elas: hospedagem, salões de beleza e transporte. “Recomendamos, porém, que os noivos coloquem estes detalhes em um site de casamento. Assim, não poluímos o convite e os convidados não se perdem ao ler”, ressalta Luciane.

Parte destas informações, inclusive, consegue estar no convite seguindo a linha descontraída do evento. “Por exemplo, é comum que os números escritos por extenso sejam substituídos pelos algarismos”, destaca Heloisa.

A informalidade também pode aparecer na hora de pensar nos nomes dos convidados de cada convite para casamento na praia. “A grande maioria dos noivos opta por tratar as pessoas sem a formalidade dos pronomes. E tem alguns que até abrem mão dos sobrenomes”, revela a especialista.

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Mallory Dawn Photography

Vale pensar na identidade visual

É interessante que o convite para casamento na praia converse com itens de papelaria, decoração, lembrancinhas e mais. “É legal os noivos perceberem que a comunicação pode se dar por formas, cores, texturas. E, assim, entregar um conceito visual bem estruturado e apresentado”, afirma Luciane.

Lembre-se: a identidade visual do casamento deve ser uniforme para que você consiga algo coeso e bonito – e que ainda vai conquistar os convidados. O primeiro passo nessa harmonia é o convite.

convite-para-casamento-com-palmeiras-desenhadas

Foto: Nancy Ray Photography

15 modelos de convite para casamento na praia

A seguir, confira 15 inspirações de convite para casamento na praia. É possível salvar os modelos que mais gostou no Pinterest ou imprimi-los. Tudo para que o fornecedor escolhido tenha um norte do que você quer para o Grande Dia.

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Jana Williams Photography

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Honey Gem Creative

convite-para-casamento-na-praia

Foto: CJK Visuals

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Katie Shuler Photography

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Jasmine Star

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Mariel Hannah

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Ozzy Garcia

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Birds of a Feather

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Divulgação/Bia Coutinho Conviteria

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Leah Dorr Photography

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Ryan Flynn

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Divulgação/H. Levigard Convites & Co.

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Kristina Lee Photography

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Flora + Fauna

convite-para-casamento-na-praia

Foto: Divulgação/Bia Coutinho Conviteria

Veja mais convites inspiradores no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020