Você já ouviu falar sobre elopement wedding? Esse tipo de casamento está ganhando cada vez mais espaço, se tornando a opção de muitos casais para celebrar a união de uma forma diferente. Ideal para os noivos mais reservados e que buscam algo mais intimista na hora de celebrar a união, esse tipo de cerimônia consegue ser exclusiva de uma forma especial.

A palavra Elope, que em inglês quer dizer “fugir”, surgiu nos anos 1800 fazendo referência aos casais que, assim como Romeu e Julieta eram românticos a ponto de largarem tudo para fugir juntos, realizar o sonho de se casar e ficar juntos para sempre. Assim, a expressão elopement wedding é usada para descrever um casamento a dois, sem convidados.

Fonte: iStock

 

Essa ideia é muito inspiradora e pode ser a solução para os casais que não abrem mão de uma cerimônia mas não se encontraram em outros formatos de casamento, como o mini wedding. A praia é um cenário perfeito para um casamento a dois digno de cinema e, para te dar um pouco mais de inspiração fizemos a seleção de 10 destinos brasileiros de praia para elopement wedding. Confira!

10 destinos brasileiros de praia para elopement wedding

Fonte: iStock

 

O Brasil é um verdadeiro paraíso tropical e possui praias que são o cenário perfeito para um elopement wedding. Mas, antes de conhecer opções incríveis para receber esse tipo de cerimônia, que tal saber um pouco mais sobre a organização desse tipo de evento para que tudo saia perfeito no Grande Dia do casal?

Por que fazer um elopement wedding?

Apesar de ainda ser algo considerado diferente e inovador no Brasil, o elopement wedding chama a atenção dos casais pelo seu ar exclusivo, intimista e, além disso, econômico. Ele pode ser considerado um destination wedding sem convidados, já que para realizá-lo o casal, na maioria das vezes, elege um destino mais distante ou fora da cidade.

Para Roberta Canuto, assessora de casamentos da Casa de Dois, o maior motivo para o aumento da procura por esse tipo de casamento é o orçamento baixo que ele proporciona. “O segundo motivo é evitar problemas com lista de convidados. Um casamento a dois custa, em média, 10% de um casamento grande, então para evitar gastos e problemas com convidados alguns casais estão optando por esse formato”, comenta Roberta.

Veja também: Destination wedding x elopement | Diferenças e vantagens

Fonte: iStock

Casamento personalizado

O elopement wedding pode ser alvo de desejo casais com vários perfis, sejam eles apenas noivos ou já casados no civil sem cerimônia ou lua de mel. É uma boa opção também para quem não deseja fazer uma grande festa. A possibilidade de escolher um destino especial e trabalhar em um casamento a dois todo personalizado faz brilhar os olhos de qualquer casal apaixonado.

Porém o quesito economia pode perder força de acordo com o destino escolhido e tipo de comemoração, ainda mais se o destino for internacional. Rodrigo Figueiredo, CEO da Personal de Casamento, atenta para o fato de que esta modalidade de casamento pode não ser a melhor forma de economizar.

destinos brasileiros de praia para elopement wedding
Foto: iStock

“Quanto mais personalizado e maior for o nível do bom gosto do casal, seja na escolha do destino ou nos serviços escolhidos, a modalidade do Elopement Wedding pode ficar o mesmo valor de um mini wedding (casamento para até 100 convidados)”, ressalta Rodrigo.

Vale reforçar que os profissionais não irão prestar um serviço ruim por se tratar apenas dos noivos ou irão cobrar mais em conta, o bom profissional mantém a qualidade do serviço contratado independente do tamanho do casamento. Essa é uma dica de ouro para quem escolher o Elopement Wedding”, comenta Figueiredo.

Fonte: iStock

Como organizar um elopement wedding?

Mesmo não tendo uma extensa lista de convidados e preocupações com detalhes que a mesma demanda, um elopement wedding necessita de organização e planejamento para que tudo ocorra bem no Grande Dia. Para Roberta Canuto é essencial contratar fornecedores que realmente entendam o significado de um casamento a dois e que façam aquilo por amor e para o amor.

Foto: iStock

Para um elopement de sucesso é preciso contratar serviços de assessoria, fotógrafo, vídeo, celebrante, música para cerimônia, decoração e beleza. “Acredito que para fluir de maneira encantadora e os momentos ficam guardados pra sempre, esses são os itens de prioridade”, aponta Roberta.

Quando a cerimônia é realizada na praia é importante pensar sempre em um plano B. O ideal é escolher um hotel próximo ao local da cerimônia que permita que os noivos se arrumem por lá e caminhem até o local escolhido.

Foto: iStock

 

Para Rodrigo Figueiredo organização é essencial. “O Elopement Wedding tem várias etapas, assim como um casamento tradicional, mas com a liberdade de ser feito apenas para o casal. Para ser um evento de sucesso, precisamos organizar, alinhar e assegurar tão quanto um casamento tradicional, coisas como: o local, a data, a decoração, o celebrante, todos os profissionais envolvidos para que cada detalhe saía perfeitamente assim como o casal sonhou”, orienta.

10 destinos brasileiros de praia para elopement wedding

Conversamos com Maristela Gomez, diretora da Cinqtours Viagens e Turismo, sobre 10 destinos brasileiros de praia para elopement wedding. Confira as dicas da profissional e eleja já o destino da viagem mais romântica da sua vida!

1)   Pipa, Rio Grande do Norte

Fonte: iStock

 

A praia da Pipa é um refúgio encantador! O cenário perfeito é abrigo de tartarugas marinhas e um lugar para viver uma grande experiência como o elopement wedding. Por seu visual exuberante com intermináveis praias rodeadas de falésias e verde, conta com a praia do amor, cujo formato e cenário romântico são palco perfeito para a ocasião.

Além dela, a Barra do Cunhaú, com suas deliciosas piscinas naturais que ficam evidentes na maré baixa, bem como a bela e tranquila praia do Giz, considerada um dos refúgios da região, pouco explorada, também podem inspirar apaixonados em busca de um cantinho especial para celebrar a dois.

 2) Fernando de Noronha, Pernambuco

Fonte: iStock

 

Os cenários de Noronha apresentam uma verdadeira harmonia com a natura e esse é um dos motivos que colocam o arquipélago na lista de destinos brasileiros de praia para elopement wedding.

Aqui o que não falta são palcos para um grande amor. A praia do Atalaia conta com aquário natural, água muito cristalina e rasa. A Baía dos Porcos, considerada um dos cenários de praia mais bonitos do país, possui tonalidade esverdeada que contrasta com o paredão de pedras ao seu redor.

3)   Ponta do Corumbau, Bahia

Fonte: iStock

Um lugar para sonhar, onde a tranqüilidade encontra o mar, sendo observados pelo imponente Monte Pascoal. O difícil acesso parece colaborar para preservar a beleza deste lugar, uma das praias mais isoladas do encantador litoral do sul da Bahia, paraíso de muitas belezas naturais e, casar-se nestas praias desertas de areia branca com mar de tom esverdeado é uma verdadeira inspiração para um elopement wedding inesquecível.

4)  Península de Maraú, Bahia

Foto: https://www.instagram.com/peninsulademarau/

 

Maraú possui uma vibe caribenha em plena terra pelourinha, no sul da Bahia. Apresenta mais de 40km de praias, muitas delas desertas. Além disso é possível encontrar na região piscinas naturais, e imensos jardins a beira mar. Céu azul, coqueirais de verde intenso, areia branquinha e águas claras compõem o paradisíaco cenário, perfeito para um elopement wedding.

5)   Trancoso, Bahia

Fonte: www.instagram.com/visitetrancoso/

 

Trancoso é mais uma prova de que a Bahia é um local privilegiado pela natureza. Esse verdadeiro paraíso é tranquilo e um dos mais belos destinos brasileiros de praia para elopement wedding. Com vilarejo cheio de charme, mar azul, areia e coqueiros, cercado de belíssimas praias, bares e pousadas, apresenta clima ameno o ano inteiro, ideal para que o seu casamento seja ainda mais fascinante. A praia do Espelho conta com coloridos corais e piscinas naturais. A Praia dos Nativos, onde as águas turvas do Rio Trancoso desembocam e formam uma bela passagem na areia, também é uma ótima opção para eternizar a união do casal de forma marcante e especial.

Veja também: Casamento em Trancoso: 5 motivos para escolher esse paraíso

6)   São Miguel dos Milagres, Alagoas

Foto: www.instagram.com/sao_miguel_dos_milagres/

São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras são destinos perfeitos para fugir e viver a intensidade e o turbilhão de sentimentos do elopement wedding. Emolduradas por coqueiros, protegidas por recifes e cercada por piscinas naturais,  as praias contam ainda com a linda capela de janelas grandes que parecem buscar aprovação divina para o momento do “Sim”.  

Veja também: Casamento na praia em São Miguel dos Milagres | Whindersson Nunes e Luísa Sonza

7) Praia dos Carneiros, Pernambuco

Foto: www.instagram.com/jbo_traveler/

 

Ela é uma das mais belas praias do litoral Pernambucano e não é para menos: suas belezas naturais, e compõem o cenário ideal para eternizar a união em um elopement wedding. A capela de São Benedito é um verdadeiro sonho e pode fazer deste cenário ainda mais especial.

8) Jericoacoara, Ceará

Foto: www.instagram.com/jericoacoara/

Um dos lugares mais belos do mundo, Jericoacoara possui clima interiorano e belíssimas praias de areia branca com mar calmo e cristalino. Tem como palco ideal para um elopement wedding a linda Praia Malhada, um pouco mais afastada do descolado centrinho e mais tranquila, oferecendo privacidade e muita beleza para momentos a dois.

Já a praia de Cumbuco é um sonho, um verdadeiro pedacinho do paraíso! Sua beleza natural sem igual e suas lagoas fazem deste lugar um eterno encontro da beleza com o amor, a paisagem perfeita para um lindo casamento.

Veja também: Lua de mel: 5 destinos incríveis no Nordeste

9) Barra do Una, São Paulo

Foto: www.instagram.com/cesar_epifanes/

As praias menos movimentadas e procuradas são, sem dúvida, os melhores para um elopement weeding inesquecível. Para quem deseja apostar em um lugar especial no litoral norte de São Paulo vai amar a Barra do Una e Barra do Sahy. Ambas praias escondem cantinhos especiais e menos frequentados, palco ideal para uma união cheia de amor.

Veja também: Destination Wedding | Principais dúvidas e preocupações

10) Búzios, Rio de Janeiro

Foto: www.instagram.com/buzios/

 

Búzios é um lugar cheio de encantos no Rio de Janeiro que tem tudo a ver com elopement wedding. Para os casais que são apaixonados por praia, esse destino tem muitos encantos a oferecer para uma elopement wedding a beira do mar. Por ser um dos principais destinos de casamento na praia no Brasil, o balneário apresenta ótima estrutura para esse tipo de evento, além de uma enorme beleza natural.

Veja também: Como acertar na roupa para casamento na praia | Estilo para convidados

Tags da matéria

Comentários