Toda cerimônia fica ainda mais linda quando o celebrante de casamento consegue emocionar os convidados e os noivos com suas palavras.

Alguns profissionais optam por valorizar as crenças religiosas do casal. Outros, preferem focar em detalhes do relacionamento para criar discursos lindos e cheios de significado.

Celebrante de casamento
Foto: Love by Serena

 

O que faz um celebrante de casamento

O celebrante de casamento tem um papel muito importante na vida dos noivos. É ele quem vai escrever e celebrar a cerimônia de forma marcante e delicada. O objetivo central é dizer palavras emocionantes, que vão tocar o coração dos convidados e ficarão marcadas para sempre na memória do casal.

“O papel varia muito de acordo com o escopo de cada profissional. No meu caso, por exemplo, a ideia é um trabalho de escuta. Investigo valores pessoais, histórias de vida e crenças – religiosas ou não – para poder, de fato, escrever um belo texto e criar um momento de mediação”, conta Márcia Henz, fundadora da Rito Cerimônias.

A especialista explica que o mediador de casamento precisa elaborar uma experiência e uma sensação diferenciada para garantir que os noivos se sintam casados. “Muito se engana quem acha que basta escrever um belo texto e saber falar bem no microfone. Essas, na verdade, são apenas as ferramentas usadas para proporcionar essa experiência”, destaca.

Celebrante de casamento
Foto: Emm And Clau

 

Celebrante de casamento com efeito civil

Existem diversos tipos de celebrantes de casamento, sendo que alguns podem realizar uniões com efeito civil fora do cartório. “Normalmente, eles têm algum relacionamento mais estreito com alguma instituição religiosa, que os permite fazer isso”, conta Márcia.

“As cerimônias com efeito civil tendem a ser mais formais e com termos mais específicos. Já a celebrante sem cunho tende a fazer algo mais personalizado e que tenha a ver com o casal. Seja poética ou divertida, ela precisa expressar a vontade dos noivos”, comenta Patrícia dos Santos Melo, celebrante e proprietária da Filtro dos Sonhos Celebra.

Celebrante de casamento
Foto: Rebecca Yale Photography

 

Como o celebrante de casamento prepara o roteiro da cerimônia?

Muita gente acha que existe um modelo pronto de roteiro para celebrante de casamento, mas isso não é verdade. Normalmente, os profissionais montam suas falas com base no interesse, no estilo da cerimônia e até nas características dos noivos. Isso ajuda a dar um tom bem mais íntimo e pessoal aos eventos.

“O meu roteiro é criado especialmente com base no que investigo sobre o casal”, diz Márcia. Ela destaca que, apesar de toda a personalização, as pessoas sempre esperam mais por alguns momentos clássicos da cerimônia, como a entrada da noiva, a troca das alianças e o beijo.

Celebrante de casamento
Foto: Emm And Clau

 

Dicas para escolher bem um celebrante de casamento

Organizar a cerimônia de casamento e escolher um celebrante não é tarefa fácil. O primeiro obstáculo é a falta de experiência. Afinal, poucas pessoas contrataram esse tipo de serviço antes do casamento. Por isso, é preciso estudar bem o mercado e selecionar opções que combinem com a proposta do evento e com os gostos do casal.

Patrícia explica que os noivos têm muitas dúvidas em relação à parte burocrática e em decidir se vão optar por uma cerimônia com ou sem efeito civil. O nível desejado de personalização também faz toda a diferença na hora de contratar esse tipo de profissional.

“Recomendo levar em consideração, antes de tudo, a empatia. Precisa rolar uma química entre o casal e o celebrante, porque a cerimônia é um tanto paradoxal para quem está vivendo ela. Embora seja pública, diante de todos os convidados, é uma experiência muito íntima”, explica Márcia. “Para você conseguir se sentir à vontade, a pessoa que está mediando a cerimônia precisa ser alguém com quem você se sente absolutamente confortável.”

A profissional da Rito Cerimônias também dá algumas dicas para os casais que estão nervosos e ainda não conseguiram escolher um cerimonialista. “Procure mais um pouquinho e escolha com calma. Se você ainda não tem certeza, dê chance a mais uma ou duas pessoas antes de definir o escolhido. É importante que o celebrante te dê espaço e compreenda a realidade emocional do serviço que ele oferece”, ressalta.

Celebrante de casamento
Foto: W Studios New York

Tags da matéria

Comentários